É difícil imaginar que, após três décadas de promessas, uma obra tão aguardada finalmente saiu do papel. A Ponte Matinhos-Guaratuba, com impressionantes 1.244 metros de extensão, começou a tomar forma e promete não apenas aliviar o trânsito da BR-277, mas também impulsionar a economia local com novas oportunidades de emprego.
De acordo com o relatório mais recente, a construção da Ponte de Guaratuba já alcançou 11,12% de conclusão e está rigorosamente dentro do cronograma estabelecido pelo Governo do Paraná.
O consórcio responsável pela obra, Nova Ponte, já iniciou a fase mais complexa da fundação da parte estaiada, uma das características mais marcantes desta grandiosa estrutura.
Enquanto a maior parte da ponte é composta por vigas e colunas de concreto e aço pré-fabricadas, a seção estaiada demanda uma técnica especial, onde cabos de aço são ancorados em torres para sustentar a pista e permitir a navegação livre na baía de Guaratuba.
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O trabalho até agora inclui a instalação de nove das 64 estacas de concreto que darão suporte aos 1.244 metros de extensão da ponte. Essas estacas são verdadeiras colunas gigantes, medindo entre 20 a 50 metros de comprimento e pesando até 470 toneladas.
A expectativa é que até o final de 2024, 50 estacas estejam firmemente ancoradas, garantindo a solidez necessária para essa obra monumental.
Com uma força-tarefa de aproximadamente 300 funcionários, e com previsões de que esse número possa dobrar durante o pico da construção, o projeto avança de forma consistente.
Desafios únicos e um design icônico
A engenheira Larissa Vieira, que fiscaliza a obra pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), destacou que o trecho estaiado apresenta desafios únicos devido às condições climáticas e marítimas da região.
Segundo ela, “nesse ponto, as estacas são maiores e a influência das marés e do clima torna o trabalho ainda mais delicado”.
A estrutura contará com duas torres imponentes, nas quais os estais serão fixados para sustentar a pista, oferecendo um vão-livre de 160 metros para a navegação.
Isso permitirá que embarcações de até 17 metros de altura possam passar sem a necessidade de içamento da ponte, evitando qualquer impacto no tráfego marítimo.
O design escolhido para a ponte é uma referência em arquitetura e engenharia, semelhante a outras pontes icônicas ao redor do mundo, como a Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, e a Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo.
Além de sua funcionalidade, a ponte Matinhos-Guaratuba promete ser um novo atrativo turístico para o Paraná, destacando-se por sua resistência a ventos fortes e condições climáticas adversas.
Outro ponto a favor do projeto é a facilidade de manutenção, com cabos que podem ser substituídos sem a necessidade de desmontar partes significativas da estrutura.
Vagas de emprego: oportunidades para diversas áreas
O cronograma da obra está sendo rigorosamente seguido, com uma previsão de conclusão em 24 meses e um orçamento de R$ 386,9 milhões.
A ponte contará com duas pistas em cada sentido, além de faixas de segurança, ciclovia e barreiras de proteção, atendendo aos mais altos padrões de segurança e qualidade.
O progresso da obra é monitorado mensalmente pelo DER/PR e acompanhado por órgãos como o Instituto Água e Terra (IAT) para garantir que todas as normas ambientais sejam respeitadas.
Paralelamente à construção, a obra está gerando novas oportunidades de emprego, essenciais para o avanço do projeto.
Segundo as informações mais recentes, a Agência do Trabalhador de Guaratuba está recrutando profissionais para diversas posições, como eletricistas, motoristas de veículos pesados e operadores de equipamentos especializados.
Interessados em se candidatar devem entregar seus currículos diretamente na agência ou entrar em contato por telefone para mais detalhes.
Preservação ambiental
De acordo com o consórcio responsável pela ponte, o impacto da obra vai além do emprego, visto que a construção também tem a responsabilidade de monitorar e preservar o ecossistema da região.
O equilíbrio da fauna terrestre e aquática, assim como a flora da baía de Guaratuba, é uma prioridade para garantir que a construção não prejudique o meio ambiente.
Sendo assim, constata-se que, com tantos aspectos desafiadores e inovadores, a Ponte Matinhos-Guaratuba não é apenas uma obra de infraestrutura; é um marco histórico que está transformando a paisagem do Paraná e abrindo novas portas para o desenvolvimento regional.
Mas a grande questão que fica é: será que essa ponte finalmente cumprirá as promessas de aliviar o trânsito e impulsionar o desenvolvimento local, ou será mais uma daquelas obras que não atendem a todas as expectativas?