Plataforma Aprenda Mais reúne opções de curta duração em diversas áreas, acessíveis a todos e com emissão de certificado.
O Ministério da Educação oferece 255 cursos gratuitos com certificado do MEC. Eles são de curta duração e totalmente online. As oportunidades estão disponíveis na plataforma Aprenda Mais. A qualificação oferecida é gratuita, de qualidade e acessível.
Os cursos foram criados para qualificar gratuitamente. Eles servem tanto para estudantes quanto para profissionais. Profissionais podem usar os cursos para se atualizar em sua área. Há opções em tecnologia da informação e educação. Incluem também gestão, meio ambiente e idiomas. Outras áreas são turismo, saúde, segurança e comunicação. Produção cultural também está entre as áreas disponíveis.
Como funcionam os cursos gratuitos com certificado do MEC?
As capacitações foram criadas por instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os cursos são autoinstrucionais, ou seja, o aluno estuda no seu próprio ritmo. Eles podem ser acessados a qualquer momento. Não há pré-requisitos exigidos. Também não existe processo seletivo.
-
Profissionais digitais já ganham até R$ 15 mil por mês no Brasil com trabalho remoto e salário em dólar
-
Formação técnica têm salários de até R$ 10 mil e empregabilidade superior à de muitos graduados, diz SENAI
-
Prefeitura abre vagas em cursos gratuitos nas áreas de Logística, Transporte e Administração em parceria com SEST SENAT para qualificação profissional em Piracicaba
-
64 cursos online gratuitos em Direito do Consumidor, Trabalho, Previdenciário, Administrativo, Civil e mais, com certificado garantido para todo o Brasil; não há limite de idade!
Para participar, basta fazer a inscrição no site Aprenda Mais (https://aprendamais.mec.gov.br/). O aluno pode começar a estudar quando desejar. Os cursos gratuitos com certificado do MEC garantem o documento após a conclusão. A emissão do certificado também é gratuita.
Diversas áreas do conhecimento disponíveis
Em abril, novos cursos foram adicionados à plataforma. As áreas contempladas incluem Informação e Comunicação. Também foram incluídos cursos em Desenvolvimento Educacional e Social, e Gestão e Negócios. Outras áreas com novidades são Produção Alimentícia e Turismo, Hospitalidade e Lazer. Recursos Naturais, Ambiente e Saúde, e Segurança também receberam novos cursos. Por fim, Infraestrutura, Idiomas, Línguas e Literatura, e Ciências Exatas completam as áreas atualizadas.
Exemplos de cursos adicionados recentemente
Veja abaixo alguns dos cursos gratuitos com certificado do MEC que foram abertos nesse período:
- Estrutura de Dados
- Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores
- Gestão Financeira em Cooperativas
- Microbiologia de Alimentos
- Roteiros Turísticos
- Biomas Brasileiros
- Ecologia
- Legislação Cooperativista
- Planejamento e Organização do Turismo
- Recursos Naturais e Florestais
- Administração Pública
- Cálculo Técnico
- Economia Solidária
- Lei de Responsabilidade Fiscal
- Orçamento Público
- Cooperativismo: Gestão e Implementação
- Inglês
- Saúde da Mulher e do Recém-Nascido
- Saúde e Segurança no Trabalho
- Educação Cooperativista
- Gestão Ambiental de Cidades
- Materiais de Construção: aglomerantes e concretos