A empresa alavancou sua operação após terceirizar sua logística, sediada em um novo espaço, em São Paulo
Dentro de 5 anos, a terceirização de logística estabelecida pela Starrett, fábrica de serras, ferramentas e instrumentos de medição, sediada em São Paulo, gerou um desenvolvimento de 200% no volume de operação da empresa. Mensalmente, cerca de um milhão de quilos de produtos fabricados são vendidos e processados na nova operação logística. A nova área de logística fica localizada em Hortolândia, no interior de São Paulo.
A mudança do local de operação logística da fábrica da Starrett, fixada em Itu (São Paulo), para o Centro de Distribuição (CD), no condomínio de logística de Hortolândia também em São Paulo, teve início em 2017. A modalidade da terceirização de operação logística antepõe os contratos de longo prazo com indústrias especialistas neste tipo de operação, com intuito de melhorar a administração da cadeia de suprimentos e, como consequência, alcançar melhores resultados e competência operacional, o que reduz custos e desenvolve a competitividade da Starrett.
“A terceirização de operação logística é uma aptidão global. É um novo exemplo de gestão empresarial de negócios que prioriza, entre outros aspectos, a homogeneidade dos processos industriais”, comenta Fabiano Leite, gerente de Logística da Starrett Raguinal.
-
Quanto custa construir uma casa de 110 m2 em agosto de 2025 — e por que o valor disparou com a alta dos insumos, da mão de obra e da inflação no setor?
-
O projeto de 7 torres interligadas que transforma a vida urbana ao levar parques para as alturas, unindo luxo e sustentabilidade em uma área de 10 acres
-
Novidades sobre SP nos Trilhos: projeto que promete revolução na logística brasileira, com mais de 40 iniciativas ferroviárias e R$ 190 bilhões em investimentos, começa a sair do papel e integra Sudeste e Nordeste em um dos maiores planos de transporte da história do país
-
Mesmo com décadas de atrasos, a Transnordestina já deve iniciar operações parciais ainda em 2025, transportando grãos entre Piauí e Ceará, antes da conclusão total prevista só para 2028
Em valores, o centro de distribuição Starrett em Hortolândia, São Paulo, ocupa uma área de operação de quase 5 mil metros quadrados e 13 metros de verticalização.
Mudança de espaço
Com a inserção de novas mercadorias em suas linhas de produção, a Starrett necessitava de um espaço físico que proporcionasse um aumento de produtividade. Com isso, a fábrica buscou uma solução estratégica de mudança do seu armazém para o centro de distribuição em São Paulo. Além disso, a transição de espaço proporcionou a Starrett um direcionamento mais detalhado em negócios.
Hoje, o Departamento de Logística da Starrett conta com mais de 60 colaboradores, entre internos e externos, uma média de 12 mil itens de controle e também conserva parcerias com os principais representantes de entrega do mercado com uma performance de 97% de entrega. Atualmente, a logística atende 100% do território nacional e mais de 40 países.
Para o gerente, manter a cooperação e o equilíbrio entre todas as áreas que dizem respeito ao departamento de logística, proporcionando parcerias com todos os setores correlacionados é um dos grandes desafios.
Para o futuro, a proposta visa a descentralização do centro de distribuição da Starrett em São Paulo e o desenvolvimento de alguns pontos internacionais, avançados, de distribuição.
História da Starrett
A Starrett é uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo e teve início nos Estados Unidos, em 1880, quando Laroy S. Starrett inventou o esquadro combinado. Sua história no Brasil começou em 1956.
Atualmente, a empresa conta com fábricas nos EUA, China e em Itu (São Paulo), no Brasil. A Starrett desenvolve mais de cinco mil produtos, dentre eles, lâminas de serras de fita para corte de metais, ferramentas de precisão, lâminas de serras de fita para corte de metais, madeira e carne e instrumentos de medição.
As mercadorias da Starrett são comercializadas em mais de 100 países através de uma rede de distribuidores que atendem a uma variada quantidade de segmentos que circunda desde ferramentas para aviação, marinha , indústria automobilística, até equipamentos agrícolas e ferramentas para trabalhos manuais para eletricistas, construtores, carpinteiros, encanadores, etc.
Vantagens de terceirizar a Logística
- Redução de custos, (uma das mais importantes vantagens);
- Mais qualidade ao desenvolvimento das operações;
- Profissionais qualificados para as atividades logísticas;
- A tecnologia, os veículos e os equipamentos usados em empresas especializadas possuem boa qualidade;
- A terceirização da logística confere mais eficiência na entrega e no transporte de cargas;
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.