O Volkswagen Gol Special 1.0 de 2004 se destacava como um dos carros mais baratos 0KM do Brasil, trazendo robustez e consumo incrível em um pacote compacto.
Há duas décadas, a Volkswagen revolucionava o mercado automotivo brasileiro com o lançamento do Volkswagen Gol Special 1.0. Em 2004, por menos de R$ 20 mil, você poderia sair da concessionária com um 0KM nas mãos. Hoje, com um preço de tabela de R$ 11.743, o Gol Special 1.0 foi apelidado carinhosamente de “tanque de guerra” devido à sua durabilidade, consumo e resistência, características que o tornaram um dos favoritos entre os brasileiros.
Motor do Volkswagen Gol Special 1.0 de 2004
O Volkswagen Gol Special 1.0 de 2004 não era apenas o carro 0KM mais barato do mercado, mas também um dos mais confiáveis e econômicos. Equipado com um motor EA111, 4 cilindros em linha, e 54,1 cv de potência a 5000 rpm, ele entregava um torque de 8,5 kgfm a 3250 rpm, proporcionando uma relação peso/potência de 16,85 kg/cv. A simplicidade do motor, com aspiração natural e injeção multiponto, era um dos principais atrativos para quem buscava um carro que não desse dor de cabeça.
Hatchback compacto que abrigava a família inteira
Com 5 lugares e um porta-malas de 285 litros, o Volkswagen Gol Special 1.0 era um hatchback compacto, mas que oferecia praticidade para o dia a dia. A suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, ambas com molas helicoidais, garantiam uma condução segura, apesar de não contar com direção assistida. Os freios a disco sólidos na dianteira e tambor na traseira completavam o pacote de segurança.
- CNH definitiva sem sair de casa no Brasil? Sim, o Detran tornou realidade essa opção facilitando a vida de milhares de motoristas
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Já pensou em ganhar R$ 200 MIL por ano fazendo faxina? Ser faxineiro na Europa, Austrália e até mesmo nos Estados Unidos pode lhe garantir uma boa condição financeira! Já no Brasil, a profissão é bastante desvalorizada, com um salário médio de R$ 1.558 por mês
Consumo do Gol era uma beleza para os brasileiros
O desempenho do Gol Special 1.0 também era surpreendente para a época. Atingindo uma velocidade máxima de 147 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 17,4 segundos, ele não era um carro de corrida, mas cumpria bem seu papel de veículo urbano. No consumo, ele mostrava toda a sua eficiência: 12,2 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, oferecendo uma autonomia de até 801 km em rodovias.
Manutenção? Ok
Um dos pontos altos do Volkswagen Gol Special 1.0 era seu custo de manutenção. A desvalorização ao longo do tempo, como visto na redução de preço para cerca de R$ 11.743, refletia um mercado que reconhecia o Gol Special 1.0 como uma opção durável e confiável. Mesmo com o IPVA isento e revisões sem preço tabelado, o carro se manteve relevante entre os usados, mostrando que sua simplicidade ainda tinha espaço no coração dos motoristas brasileiros.
Conforto legal com muita simplicidade
Em termos de conforto, o Gol Special 1.0 era básico, mas atendia às necessidades de quem procurava um carro funcional. Sem assistência na direção e com um câmbio manual de 5 marchas, ele exigia do motorista uma condução mais ativa. No entanto, para muitos, essa simplicidade era um charme, remetendo a uma época em que o controle do carro estava totalmente nas mãos do condutor.
Volkswagen Gol Special 1.0 é parte da história do Brasil
Ao longo desses 20 anos, o Volkswagen Gol Special 1.0 se consolidou como um ícone da indústria automotiva brasileira. Para muitos, ele foi o primeiro carro, um companheiro de estrada que trouxe inúmeras histórias e memórias. Mesmo com o passar dos anos e o surgimento de modelos mais modernos e tecnológicos, o Gol Special 1.0 ainda é lembrado com carinho pelos entusiastas automotivos.
Esse “tanque de guerra” da Volkswagen não só marcou uma geração, mas também deixou um legado de resistência, economia e simplicidade que continua vivo no coração de muitos motoristas brasileiros. E, mesmo depois de duas décadas, o Volkswagen Gol Special 1.0 ainda é celebrado como um dos carros mais icônicos e acessíveis que já rodaram pelas ruas do Brasil.
Curtiu relembrar esse clássico da Volkswagen? O Volkswagen Gol Special 1.0 também fez parte da sua história ou da de alguém que você conhece? Conta pra gente nos comentários! Queremos saber se você já teve um “tanque de guerra” desses ou se tem boas lembranças dele. Quem sabe a sua história não acaba inspirando outros apaixonados por carros?