2 SUVs usados da Honda que valem a pena no Brasil. CR-V EXL 2.4 e WR-V EXL 1.5 combinam confiabilidade mecânica, conforto e bom custo-benefício no mercado de usados.
No mercado de SUVs usados da Honda que valem a pena no Brasil, há opções que vão além do popular HR-V. Dois modelos se destacam por unir robustez, economia e espaço interno: o CR-V EXL 2.4 (2012–2014), no segmento médio, e o WR-V EXL 1.5 (2018–2020), que combina a praticidade de um compacto com atributos de SUV.
Ambos mantêm o padrão de confiabilidade da marca, com custos de manutenção previsíveis e alta durabilidade mecânica. Essa reputação, somada à desvalorização já estabilizada, torna esses modelos escolhas inteligentes para diferentes perfis de motoristas.
Honda CR-V EXL 2.4 (2012–2014)
Visão geral e posicionamento
O CR-V EXL é a versão topo de linha dessa geração, indicada a famílias e motoristas que buscam conforto, segurança e amplo espaço interno. Rival de Toyota RAV4, Hyundai ix35 e Mitsubishi Outlander, se destaca pelo acabamento de qualidade e recursos avançados para a época.
-
Chevrolet Onix usado ainda é um negócio de custo-benefício em 2025! Todos por menos de 60 mil. Veja 5 versões
-
Correia banhada a óleo do Onix não é mais vilã? GM muda composição e garante 240 mil km de vida útil
-
Lexus ES300h do TST: conheça o sedã híbrido de 210 cv, 10 airbags, 17 alto-falantes e consumo superior a 15 km/l que foi dado aos ministros brasileiros
-
Toyota muda estratégia para seus veículos na China: ‘Se você não pode derrotá-lo, junte-se a ele.’
Ficha técnica
- Motor: 2.4 16V i-VTEC gasolina
- Potência: 170 cv a 6.000 rpm
- Torque: 22,4 kgfm a 4.300 rpm
- Câmbio: automático de 5 marchas
- Tração: FWD ou AWD
- Porta-malas: 589 litros
- Consumo (Inmetro): 9,5 km/l cidade — 12,0 km/l estrada (gasolina)
Desempenho e consumo
Apesar de aspirado, o motor 2.4 garante torque satisfatório em baixas rotações, oferecendo retomadas seguras e condução estável. O consumo é compatível com seu porte.
Conforto e espaço
Cabine ampla para cinco adultos, bancos de couro, isolamento acústico eficiente e posição de dirigir elevada.
Equipamentos e tecnologia
Ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar, piloto automático, som premium e câmera de ré.
Segurança
6 airbags, ABS, controle de tração e estabilidade, com bons resultados em testes internacionais.
Pontos de atenção
Mecânica confiável, mas exige atenção às buchas de suspensão e à manutenção preventiva do câmbio.
Preço FIPE (ago/2025): R$ 85.500
Checklist de compra
- Conferir histórico de revisões
- Testar funcionamento do câmbio
- Avaliar estado da suspensão
Honda WR-V EXL 1.5 (2018–2020)
Visão geral e posicionamento
O WR-V EXL surgiu como alternativa para quem queria o espaço e modularidade do Fit com altura de SUV. Ideal para motoristas urbanos que buscam economia e praticidade, mantendo bom nível de conforto.
Ficha técnica
- Motor: 1.5 i-VTEC Flex
- Potência: 116 cv (E/G) a 6.000 rpm
- Torque: 15,3 kgfm (E/G) a 4.800 rpm
- Câmbio: CVT
- Porta-malas: 363 litros
- Consumo (Inmetro): 11,7 km/l cidade — 12,8 km/l estrada (gasolina)
Desempenho e consumo
O conjunto 1.5 com câmbio CVT prioriza suavidade e baixo consumo, especialmente em uso urbano.
Conforto e espaço
O grande diferencial é o sistema Magic Seat, que permite várias configurações de bancos para otimizar o transporte de cargas.
Equipamentos e tecnologia
Ar-condicionado digital, multimídia com Android Auto/Apple CarPlay, câmera de ré e bancos de couro na versão EXL.
Segurança
6 airbags, ABS e controle de estabilidade nas últimas unidades da geração.
Pontos de atenção
Histórico positivo, mas vale observar ruídos na suspensão dianteira e o estado do câmbio CVT.
Preço FIPE (ago/2025): R$ 78.400
Checklist de compra
- Verificar desgaste de pneus e amortecedores
- Conferir funcionamento do CVT
- Checar presença do controle de estabilidade (a partir de 2019)
O Honda CR-V EXL 2.4 é indicado para quem busca conforto, espaço e segurança em um SUV médio, enquanto o Honda WR-V EXL 1.5 atende motoristas que priorizam economia, dirigibilidade urbana e versatilidade. Ambos mantêm desvalorização controlada e mecânica confiável, garantindo que o investimento valha a pena no mercado brasileiro.
E você? Entre o CR-V e o WR-V, qual escolheria como seu próximo SUV usado da Honda? Compartilhe sua opinião nos comentários.