2.600 vagas de emprego são previstas no Ceará após assinatura de acordo para o desenvolvimento de projetos de energias renováveis

Roberta Souza
por
-
07-07-2021 14:02:27
em Energia Renovável
Ceará – empregos – energias renováveis Qair Brasil/ Fonte: Diário do Nordeste

Os projetos renováveis no estado do Ceará são: planta de produção de hidrogênio verde com energia elétrica e de um parque de energia eólica offshore

Através de transmissão online feita ontem, o governador do estado do Ceará Camilo Santana, assinou um memorando entre o estado e a multinacional Qair Brasil para o desenvolvimento de projetos de energia renováveis, sendo: planta de produção de hidrogênio verde com energia elétrica gerada através do Complexo Eólico Marítimo Dragão do Mar e de um parque de energia eólica offshore. Cerca de 2,6 mil empregos poderão ser gerados. Veja ainda: Uma das líderes globais da indústria de minério de ferro, mineradora australiana poderá investir no estado do Ceará e empregos podem ser gerados

Os investimentos e a geração de empregos no estado do Ceará

O investimento total previsto da Qair Brasil no Ceará é de US$ 6,95 bilhões, com geração de 2.000 empregos durante a construção das plantas e 600 empregos diretos na operação dos projetos de energias renováveis. Camilo Santana lembrou que o Ceará é pioneiro no campo das energias renováveis e segundo ele estão falando do combustível do futuro, com a hidrólise da água somado com a energia solar, obtendo o hidrogênio verde, uma energia limpa a ser exportada para a Europa e outros países do mundo inteiro.

O governo do Ceará ainda ressalta que os projetos de energias renováveis devem substituir os combustíveis fósseis no futuro. O Ceará partiu na frente e criou um grupo de estudo com a Fiec, para atrair investimentos. O projeto da Qair é um investimento de quase 7 bilhões de dólares, que vai permitir descentralizar e que vai estimular a produção de energia renovável por todo o interior do Ceará, conclui Camilo.

O presidente da Qair Brasil, Armando Abreu, garantiu que com o apoio do Governo do Ceará e das instituições vai concretizar todos esses investimentos previstos. “Realmente é um momento muitíssimo importante para a Qair; é mais um passo na continuação dos investimentos e da estratégia de desenvolvimento da Qair no Brasil, e no Ceará, onde fica nossa sede no Brasil, e vamos continuar aqui e concretizar todos esses investimentos”, conclui Armando.

Projetos de energias renováveis a serem executados no estado

O Complexo Eólico Offshore Dragão do Mar, projeto desenvolvido para gerar energia elétrica para a planta de eletrólise, irá contemplar uma planta de geração eólica offshore com capacidade instalada de 1.216 GW, a ser localizada na plataforma continental da costa de Acaraú-Ceará.

O projeto vai contemplar também o desenvolvimento de uma planta de eletrólise com capacidade de 2.240 MW, para produção de Hidrogênio Verde de aproximadamente 296 mil ton./ano, localizada no Hub de Hidrogênio Verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

A empresa multinacional com sede no Ceará está envolvida no projeto que, a partir de 2023, produzirá, armazenará, transportará e comercializará o hidrogênio verde. Com os objetivos de produzir hidrogênio verde regional de maneira massiva e industrial para obter o melhor preço; desenvolver uma oferta de serviços adaptados para atender às necessidades de mobilidade pesada (caminhões – barcos – trens); desenvolver um projeto em consulta com autoridades eleitas, populações locais e atores industriais locais para garantir o sucesso ideal; promover um ciclo energético totalmente virtuoso: energia renovável / eletricidade e hidrogênio verde.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos