Alguns dos mais importantes especialistas e autoridades do setor portuário brasileiro se reúnem, nestes dias 2 e 3 de maio, no 1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário. O evento, que será realizado no Hotel Mercure de Balneário Camboriú (SC), trará profissionais e gestores públicos e privados para debater temas essenciais para o desenvolvimento sustentável e competitivo dos portos brasileiros.
Planejamento Estratégico, Investimentos em Infraestrutura e ESG: Desafios e Soluções serão alguns dos tópicos em destaque nos painéis e debates da programação. Entre os palestrantes confirmados estão Eduardo Nery, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Alexandre Cordeiro Macedo, presidente do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade); Alexandre de Souza Barreto, superintendente Geral do Cade e Luiz Hoffmann, diretor do Instituto de Estudos em Ciências Sociais (IE) e organizador geral do congresso.
Analisando os desafios e oportunidades para o desenvolvimento da infraestrutura portuária, especialistas discutirão investimentos em novas tecnologias e na modernização dos portos existentes. O tema ESG será um dos principais focos do congresso, com um painel específico dedicado a debater seus impactos na competitividade das empresas portuárias e os desafios de implementação em um ambiente regulatório complexo.
- Com salários de até R$ 8,4 mil, novo concurso Cisru 2025 oferece 118 vagas de níveis médio, técnico e superior em MG
- Revolução das motos de 2025: Conheça os 5 modelos que vão dominar as estradas do Brasil e da Europa!
- Capacitação Gratuita! Sanepar oferece curso gratuito de encanador para profissionais que desejam aprimorar suas técnicas
- Governo Lula quer emitir dívida na China: plano inédito com impacto no futuro econômico do Brasil
Participação Estatal e Investimentos Privados no Setor Portuário
Desvendando Desafios e Oportunidades será outro tema central do evento. Especialistas debaterão os desafios regulatórios e concorrenciais, buscando soluções inovadoras que atraiam capital e impulsionem o desenvolvimento portuário. Para complementar a experiência dos participantes, o congresso oferecerá uma visita técnica a um porto da região. Com vagas limitadas, a visita imersiva proporcionará a oportunidade de observar de perto as operações portuárias e discutir os desafios e oportunidades do setor em um contexto real.