1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / 15 mil satélites e internet quase de graça: ‘Starlink da China’ assina acordo com o governo do Brasil e prevê inicio das operações no país em 2025
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

15 mil satélites e internet quase de graça: ‘Starlink da China’ assina acordo com o governo do Brasil e prevê inicio das operações no país em 2025

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 19/11/2024 às 21:35
Starlink, China
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (19/11), o Ministério das Comunicações do Brasil assinou importantes acordos com a SpaceSail, a ‘Starlink da China’, uma empresa privada chinesa, e com a Administração Nacional de Dados da China. Esses pactos têm o objetivo de fortalecer a infraestrutura digital do país, promover a economia digital e diversificar as opções no setor de internet via satélite.

A SpaceSail, sediada em Xangai, está focada no desenvolvimento de um serviço de internet de alta velocidade através de uma rede de satélites de órbita baixa (LEO, em inglês). A Administração Nacional de Dados da China, por sua vez, colabora em projetos de cidades inteligentes e na criação de padrões para integrar e aplicar recursos de dados.

Essas iniciativas marcam um passo significativo para o Brasil, que busca reduzir sua dependência da Starlink, empresa norte-americana do bilionário Elon Musk, atualmente líder no mercado nacional de internet via satélite.

Os planos da SpaceSail incluem o início de operações no Brasil em 2025, prometendo uma alternativa à dominância da Starlink. Atualmente, a SpaceSail possui 18 satélites em órbita, mas pretende expandir essa constelação para 15 mil até 2030, superando os números da Starlink, que opera cerca de 6 mil satélites.

Os satélites de órbita baixa da SpaceSail estão a aproximadamente 549 km da Terra, oferecendo menor latência e maior confiabilidade na transmissão de dados, vantagens significativas sobre sistemas convencionais de satélite. Para operar no Brasil, no entanto, a empresa precisa da aprovação da Anatel e da instalação de infraestrutura terrestre.

A entrada da SpaceSail no mercado brasileiro pode beneficiar setores como educação, com possibilidades de fornecer internet banda larga para escolas em áreas remotas por meio de parcerias com a Telebras, estatal de telecomunicações.

Internet mais barata no Brasil

A iniciativa segue o modelo da Starlink, de Elon Musk, mas com um diferencial competitivo notável: custos mais acessíveis. Aproveitando o histórico da China em oferecer produtos e serviços tecnologicamente avançados a preços competitivos, a SpaceSail busca democratizar o acesso à internet de alta velocidade no país.

A proposta é especialmente relevante em regiões rurais e de difícil acesso, onde a conectividade ainda é limitada ou inexistente.

Com satélites de última geração, a empresa chinesa aposta em uma infraestrutura robusta para atender à crescente demanda por conectividade estável e barata. A estratégia de preços agressivos pode colocar a Starlink em uma posição desafiadora.

A crise entre Elon Musk e as autoridades brasileiras

A chegada da SpaceSail ocorre em um momento delicado para Elon Musk no Brasil. Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu as operações do X (antigo Twitter), adquirido por Musk em 2022, devido à falta de representação legal da plataforma no país e à não conformidade com decisões judiciais. A decisão gerou tensões que respingaram na Starlink, com o STF bloqueando contas da empresa no Brasil por inadimplência no pagamento de multas relacionadas ao X.

Esses conflitos levantaram dúvidas sobre a dependência do Brasil em relação à Starlink, cuja internet é amplamente usada em regiões remotas, como a Amazônia, além de aplicações militares e industriais. O episódio também intensificou as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Musk, que apoiou Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições presidenciais de 2022.

Expansão do mercado e impactos estratégicos

A Starlink, que começou 2023 como a quinta maior provedora de internet via satélite no Brasil, assumiu a liderança em julho deste ano, com 45,9% de participação de mercado, segundo a Anatel. Esse crescimento exponencial, aliado à qualidade de seus serviços, como destacou Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks, evidencia a força da empresa no setor.

No entanto, Ayub também ressalta que a entrada de novos concorrentes, como a SpaceSail, pode beneficiar o mercado brasileiro:

“Ter múltiplos fornecedores do mesmo produto é um indicador de saúde de qualquer mercado. No caso do setor de internet via satélite, que é estratégico, a competição é essencial para atender às demandas tanto do setor público quanto do privado.”

Interesses estratégicos da China

Para a China, expandir a presença da SpaceSail no Brasil alinha-se aos seus objetivos de longo prazo. Em 2020, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China listou a criação de infraestrutura para internet via satélite como prioridade nacional, visando consolidar a economia digital e conquistar novos mercados.

Além disso, a parceria com o Brasil reflete um esforço chinês para diversificar sua influência global em setores tecnológicos estratégicos, fortalecendo sua posição em relação aos Estados Unidos.

Com o avanço da SpaceSail e o apoio da Administração Nacional de Dados da China, o Brasil poderá diversificar suas opções no setor de internet via satélite, reduzindo sua dependência da Starlink e ampliando a conectividade em áreas remotas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x