1. Início
  2. / Economia
  3. / 14 mil km de malha ferroviária e 8 mil funcionários! Rumo Logística quer investir R$ 15 BILHÕES em trilhos que ligarão dois importantes estados brasileiros
Localização MT Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

14 mil km de malha ferroviária e 8 mil funcionários! Rumo Logística quer investir R$ 15 BILHÕES em trilhos que ligarão dois importantes estados brasileiros

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 18/10/2024 às 03:27
Rumo investe R$ 15 bi em ferrovias no MT. Aposta é dobrar o transporte de grãos até 2032 e competir no mercado asiático.
Rumo investe R$ 15 bi em ferrovias no MT. Aposta é dobrar o transporte de grãos até 2032 e competir no mercado asiático.

Rumo Logística investe R$ 15 bilhões em expansão ferroviária no Mato Grosso. Meta é dobrar transporte de grãos até 2032, apostando na competitividade para exportar ao mercado asiático.

Em meio à crescente demanda global por alimentos e à importância estratégica do agronegócio brasileiro, a Rumo Logística planeja uma nova revolução nos trilhos que cortam o Brasil.

Embora a companhia já tenha presença massiva no transporte ferroviário de grãos, o foco agora é expandir sua malha ferroviária no Mato Grosso, estado que já movimenta 16% do comércio mundial de soja e milho.

Porém, essa ambição vai muito além dos números já conhecidos.

O que a Rumo está planejando pode transformar completamente a logística de exportação agrícola do país, mas será que esses novos trilhos vão, de fato, colocar o Brasil à frente da competição global?

Investimentos bilionários e números impressionantes

Segundo o vice-presidente comercial da Rumo, Eudis Furtado, a empresa tem um projeto arrojado de expandir sua atuação em Mato Grosso, Goiás e Tocantins, focando nas rotas ferroviárias que escoam grãos para o Porto de Santos.

“Estamos posicionados em uma das regiões mais estratégicas para o comércio mundial de grãos. Hoje, Mato Grosso representa 16% do trade global de soja e milho, e somando Goiás, esse número sobe para 21%”, afirmou Furtado ao portal AgFeed.

A Rumo já movimenta cerca de 75 milhões de toneladas de carga por ano, sendo que 32 milhões de toneladas vêm apenas de grãos cultivados em Mato Grosso e Goiás.

A ambição da empresa é dobrar esse número nos próximos anos, apostando em investimentos bilionários em ferrovias.

A meta é transportar até 60 milhões de toneladas de grãos até 2032, conforme os cálculos da companhia.

Expansão ferroviária no Mato Grosso: uma aposta no futuro

O foco principal desse investimento está no Mato Grosso, estado que tem se mostrado uma potência agrícola e que, segundo especialistas, pode triplicar sua produção sem desmatar uma única árvore.

Atualmente, a Rumo opera a partir de Rondonópolis, no sul do Mato Grosso, e leva grãos para o Porto de Santos através de um complexo sistema ferroviário.

Agora, a empresa está construindo uma nova ferrovia que irá se estender ao norte do estado, passando por polos importantes como Campo Verde, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Essa expansão está sendo realizada em parceria com o governo do Mato Grosso, e o investimento previsto é de cerca de R$ 15 bilhões, de acordo com a Rumo.

O projeto vai adicionar mais 750 quilômetros de trilhos à malha ferroviária da empresa, e já está em sua fase inicial de construção.

A expectativa é que a obra gere uma economia significativa nos custos de transporte de grãos e reduza as emissões de CO2, se comparada ao transporte rodoviário.

Comparação com o Arco Norte e a competitividade no mercado asiático

Um dos grandes argumentos da Rumo para esse investimento está na competitividade das rotas que levam a produção agrícola do Mato Grosso ao mercado asiático, principal destino dos grãos brasileiros.

Os cálculos da empresa indicam que o custo de exportação pelo Porto de Santos é menor do que pelo Arco Norte, rota que inclui o transporte de grãos até Barcarena, no Pará.

Segundo dados fornecidos pela Rumo, no segundo trimestre de 2023, o custo de exportar soja do Mato Grosso por Barcarena foi de R$ 552 por tonelada, enquanto pelo Porto de Santos, o custo foi de R$ 538 por tonelada.

Além disso, a distância marítima entre Santos e os mercados asiáticos é 16% menor do que a rota pelo Arco Norte, o que torna Santos uma opção mais competitiva para atender à crescente demanda da Ásia por grãos.

A importância estratégica do Porto de Santos

O Porto de Santos é um dos principais pontos de escoamento da produção agrícola brasileira.

Furtado destacou que o porto está estrategicamente posicionado para atender ao mercado asiático, que tem sido o principal destino dos grãos brasileiros nas últimas duas décadas.

“Toda a expansão do agronegócio brasileiro está ancorada na Ásia, e Santos é a melhor porta de saída para essa produção”, afirmou Furtado ao AgFeed.

Os investimentos da Rumo não se limitam ao Mato Grosso.

A empresa também está apostando em novos trechos ferroviários, como uma possível extensão que ligaria o oeste da Bahia à malha ferroviária de Tocantins, além de melhorias no Porto de Santos, que segue como o principal hub de exportação para o mercado asiático.

Crescimento robusto e planos para 2024

Em 2023, os grãos representaram 70% do volume movimentado pela Rumo, e a tendência é que esse número continue crescendo nos próximos anos.

A empresa registrou um recorde de movimentação em setembro de 2023, com 7,4 bilhões de TKUs (toneladas por quilômetro útil), e prevê um crescimento ainda maior para 2024.

Apesar dos desafios climáticos enfrentados pelo agronegócio, como as chuvas intensas no Rio Grande do Sul que afetaram a produção de soja, a Rumo segue confiante em sua capacidade de expansão.

O que esperar do futuro da Rumo Logística?

A Rumo já domina o transporte de grãos no Brasil, mas a empresa não pretende parar por aí.

Com investimentos bilionários em novas ferrovias e a expansão de sua malha ferroviária, a companhia planeja dobrar sua capacidade de transporte até 2032, apostando em eficiência, competitividade e sustentabilidade.

Mas será que essa estratégia será suficiente para enfrentar a concorrência e manter o Brasil como líder global no comércio de grãos?

Você acredita que os investimentos da Rumo Logística serão suficientes para transformar a infraestrutura ferroviária do Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x