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14 erros comuns ao usar câmbio automático em SUVs que aumentam desgaste e custos de manutenção

Publicado em 17/07/2025 às 15:15
Especialistas listam 14 erros que afetam o câmbio automático de SUVs e podem encarecer a manutenção em até R$ 5 mil
Especialistas listam 14 erros que afetam o câmbio automático de SUVs e podem encarecer a manutenção em até R$ 5 mil
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De hábitos aparentemente inofensivos a descuidos na manutenção, descubra quais são os maiores erros em câmbio automático que podem estar destruindo seu SUV sem que você perceba.

Muitos motoristas acreditam que o câmbio automático é um sistema “à prova de erros”, mas a realidade é bem diferente. Pequenos vícios de direção e a falta de atenção a detalhes cruciais podem levar a um desgaste prematuro e a reparos que pesam uma fortuna no bolso. Entender o que nunca fazer no câmbio automático de um carro SUV é o primeiro passo para garantir a longevidade e o bom funcionamento de um dos componentes mais caros e complexos do seu veículo.

Este guia definitivo revela os maiores erros em câmbio automático que você pode estar cometendo sem saber. Desde a maneira como você para no semáforo até a forma como encara uma rua alagada, cada detalhe conta. Adotar as práticas corretas não só economiza dinheiro, mas também garante sua segurança e a de sua família.

1. Andar com o tanque na reserva

14 erros comuns ao usar câmbio automático em SUVs que aumentam desgaste e custos de manutenção

Pode não parecer, mas o nível de combustível afeta diretamente a transmissão. A bomba de combustível, localizada dentro do tanque, utiliza o próprio líquido para se resfriar. Andar constantemente na reserva superaquece a bomba, acelerando seu desgaste e podendo até queimá-la. Além disso, as impurezas decantadas no fundo do tanque são sugadas, entupindo filtros e prejudicando todo o sistema.

Dica: mantenha o tanque sempre com, no mínimo, um quarto de sua capacidade.

2. Descer ladeiras em neutro

Este é um dos mitos mais perigosos e um dos maiores erros em câmbio automático. Achar que colocar o carro em neutro (“banguela”) em descidas economiza combustível é uma ilusão. Em carros modernos, quando engrenado, o sistema de injeção corta o combustível na descida (freio-motor). No neutro, o motor continua consumindo para se manter ligado. Pior: você perde o controle do freio-motor, sobrecarrega os freios e fica sem resposta imediata do acelerador em uma emergência.

3. Enfrentar enchentes e ruas alagadas

A água é a inimiga número um do câmbio automático. A transmissão possui respiros para aliviar a pressão interna, e é por eles que a água pode entrar. Quando a água se mistura ao fluido da transmissão, cria uma emulsão espessa que destrói as placas de embreagem e outros componentes internos. O dano é, na maioria das vezes, irreversível.

Regra de ouro: se a água estiver acima da metade da roda, não arrisque. Dê meia-volta.

4. Manter o carro em drive em paradas longas

Ficar com o carro em “Drive” e o pé no freio no semáforo ou em congestionamentos parece inofensivo, mas não é. Essa prática mantém o conversor de torque em funcionamento, gerando calor excessivo dentro da transmissão. Esse superaquecimento degrada o fluido e desgasta as peças internas.

Solução: em paradas com mais de um minuto, coloque o câmbio em Neutro (N).

5. Acelerar com o carro frio

14 erros comuns ao usar câmbio automático em SUVs que aumentam desgaste e custos de manutenção

Nos dias frios, o fluido da transmissão fica mais viscoso. Acelerar bruscamente logo após ligar o carro força os componentes internos a trabalharem sem a lubrificação ideal. Isso causa um desgaste severo e pode atrasar as trocas de marcha.

Cuidado simples: ligue o carro e espere um ou dois minutos antes de sair, permitindo que o fluido aqueça e circule.

6. Descansar a mão na alavanca do câmbio

Aquele hábito de apoiar a mão na alavanca do câmbio enquanto dirige exerce uma pressão constante sobre os garfos seletores e outras peças delicadas do sistema. Embora leve, esse peso contínuo causa um desgaste prematuro que, a longo prazo, pode resultar em folgas e imprecisão nas trocas.

7. Ignorar as luzes de advertência do painel

As luzes do painel são o sistema de comunicação do seu carro. Ignorá-las é um dos maiores erros em câmbio automático e em qualquer outro sistema. A luz de temperatura da transmissão, da pressão do óleo ou da bateria indicam problemas graves que, se não resolvidos imediatamente, podem levar a danos catastróficos e caríssimos.

8. Desligar o carro fora da posição Park

Sempre coloque o câmbio na posição “Park” (P) antes de desligar o motor. Desligar em Neutro (N) ou Drive (D) pode danificar componentes internos e, em carros mais antigos, permitir que o veículo se mova sozinho. Nos modelos modernos, sistemas de segurança geralmente impedem que a chave seja retirada se o câmbio não estiver em P.

9. Pisar fundo no acelerador constantemente

Arrancadas bruscas colocam uma pressão imensa não apenas no motor, mas em toda a transmissão e nos componentes da suspensão. Transformar essa prática em um hábito acelera o desgaste de todas as peças e aumenta drasticamente o consumo de combustível.

10. Engatar o Park (P) com o carro em movimento

Jamais coloque o câmbio na posição “P” antes que o carro esteja completamente parado. O “P” aciona um pino de trava que bloqueia mecanicamente a transmissão. Fazer isso com o veículo em movimento pode quebrar o pino de trava, inutilizando a função de estacionamento e gerando um reparo extremamente caro. Se você ouve um “crec” alto ao engatar o P, é sinal de que está fazendo isso cedo demais.

11. Não trocar o fluido da transmissão

A ideia de que o “óleo do câmbio” é vitalício é um mito perigoso. O fluido perde suas propriedades de lubrificação e arrefecimento com o tempo. Não realizar a troca conforme recomendado pelo manual causa superaquecimento, atrito e, eventualmente, a falha total da transmissão.

Verificação: a regra geral é trocar a cada 50.000 km, mas sempre consulte o manual do seu veículo. Se o fluido, que deve ser vermelho vivo, estiver marrom ou com cheiro de queimado, a troca é urgente.

12. Não usar o freio de mão ao estacionar

Confiar apenas na posição “P” para segurar o carro, especialmente em ladeiras, é um erro grave. Todo o peso do veículo fica apoiado sobre o pequeno pino de trava da transmissão. O correto é parar o carro, acionar o freio de mão firmemente e só então colocar o câmbio em “P”. Isso alivia a pressão sobre o câmbio e aumenta a segurança.

13. Deixar o carro em drive (D) por tempo demais com ele parado

Deixar o carro em “marcha lenta” (conhecido como idling) no modo Drive (D) por longos períodos, como em filas de drive-thru, causa um estresse desnecessário na transmissão. Nos carros modernos, é mais econômico e saudável para o câmbio desligar o motor em paradas que durem mais de um minuto.

14. Mudar de drive (D) para ré (R) com o carro em movimento

Este é um dos atos mais prejudiciais que você pode cometer. Trocar de “D” para “R” (ou vice-versa) enquanto o carro ainda se move, mesmo que lentamente, força as engrenagens e as embreagens internas a reverterem a direção de forma abrupta. Isso pode causar danos catastróficos e um dos reparos mais caros que um carro pode ter. Sempre pare completamente antes de inverter a marcha.

Você cometia algum desses erros? Conhece algum outro cuidado importante com o câmbio automático? Compartilhe sua experiência nos comentários!

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Wagner Lanza
Wagner Lanza
19/07/2025 12:17

Muito controvérsia essa notícia sobre câmbio automático pois já li em outras notícias que nos manuais do veículo não comentam sobre troca de fluido do câmbio e também já vi reportagens sobre a posição N que não é para deixar muito tempo só quando parar com o pé no freio que vc coloca em N depois puxa o freio de mão e depois coloca em P para evitar algum tranco e parada em semáforo não colocar em N pois é ai que vai esquentar o óleo do câmbio deixar em driver pois nessa posição o óleo está circulando entre as peças….Agora vai entender cada um fala uma coisa

Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

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