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10 MIL empregos! Construção de Rodoanel de mais de 5 BILHÕES em São Paulo começa a tomar forma após oito anos de atraso

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 20/08/2024 às 14:24
10 MIL empregos! Construção de Rodoanel de mais de 5 BILHÕES em São Paulo começa a tomar forma após oito anos de atraso. (Imagem: reprodução)
10 MIL empregos! Construção de Rodoanel de mais de 5 BILHÕES em São Paulo começa a tomar forma após oito anos de atraso. (Imagem: reprodução)

O Rodoanel Norte, marcado por anos de atrasos, finalmente avança em São Paulo. A Via Appia Concessões promete gerar até 10 mil empregos e aliviar o trânsito caótico da cidade.

A espera finalmente acabou – ou pelo menos é o que dizem as autoridades. O Rodoanel Norte, um dos projetos de infraestrutura mais ambiciosos e problemáticos de São Paulo, está, após longos oito anos de atrasos, saindo do papel e tomando forma novamente.

A rodovia, que deveria ter sido a solução para o trânsito caótico da Região Metropolitana, amargou anos de abandono e custos exorbitantes. Agora, com novos prazos e a promessa de milhares de empregos, a questão que paira no ar é: será que desta vez o projeto finalmente vai entregar o que prometeu?

Após ser paralisada por quase uma década, a construção do Rodoanel Norte, em São Paulo, foi retomada em abril de 2024 pela Via Appia Concessões. Com um contrato de R$ 3,4 bilhões, a empresa assumiu a responsabilidade de finalizar a obra, que já ultrapassou R$ 10 bilhões em custos totais.

A expectativa é que o trecho entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, que hoje emprega cerca de 550 pessoas e pode gerar, como citado, até 10 mil oportunidades, seja entregue até o segundo semestre de 2025.

A retomada após anos de frustração

O Rodoanel Norte, originalmente projetado para desafogar o trânsito na capital paulista, deveria ter sido concluído em 2016. No entanto, o que se seguiu foram anos de incertezas, com atrasos e uma escalada nos custos que quase dobraram desde o orçamento inicial de R$ 5,6 bilhões.

Conforme a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a Via Appia FIP Infraestrutura, vencedora da licitação de 2023, assumiu o desafio de completar a rodovia e operá-la pelos próximos 31 anos.

Os primeiros sinais de avanço surgiram quando, em abril de 2024, as obras foram oficialmente retomadas. Segundo o jornalista Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes, do portal Diário do Transporte, nos três primeiros meses, as atividades já alcançaram 5% de progresso, incluindo serviços topográficos, inspeções, limpeza e abertura de acessos ao longo dos 44 quilômetros do Rodoanel Norte.

Construção do Rodoanel. (Imagem/ Divulgação)
Construção do Rodoanel. (Imagem/ Divulgação)

Estrutura e impacto do Rodoanel Norte

Com uma extensão total de 44 quilômetros, o Rodoanel Norte atravessa os municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos, conectando a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães à Rodovia Presidente Dutra.

Quando finalmente concluída, a rodovia deverá desempenhar um papel crucial na redução do tráfego pesado nas marginais Tietê e Pinheiros, além de facilitar o acesso ao Porto de Santos.

“Estamos determinados a superar os desafios do passado e a entregar uma rodovia que traga benefícios para a população e o desenvolvimento econômico para a região,” afirmou Brendon Ramos, presidente da Via Appia Concessões.

O projeto é dividido em dois trechos principais. O primeiro, que vai da Rodovia Presidente Dutra até a Rodovia Fernão Dias, tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2025, como citado.

Já o segundo trecho, que se estende da Rodovia Fernão Dias até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital, deverá ser concluído até o final de 2026. Neste estágio, a obra envolve limpeza da faixa de domínio, drenagem, terraplenagem e a construção de quatro viadutos que ligam a Dutra ao início do trecho norte.

Dados técnicos e desafios

A grandiosidade do projeto se reflete nos números: 44 quilômetros de extensão, 3 a 4 faixas de rolamento com acostamento, sete túneis duplos com extensão total de aproximadamente 11 km, 107 obras de arte especiais, incluindo pontes e viadutos. Além disso, o Rodoanel Norte contará com 20 passagens de fauna, dois postos de pesagem de veículos e um Centro de Controle de Operações (CCO).

Apesar do otimismo, a obra ainda enfrenta desafios significativos. A Via Appia Concessões terá que equilibrar a pressão para cumprir os novos prazos com a necessidade de garantir que a rodovia atenda aos padrões de qualidade e segurança esperados.

A concessionária terá também a missão de reverter a imagem de um projeto marcado por sucessivos adiamentos e custos inflacionados, demonstrando que a retomada das obras representa um novo começo para a infraestrutura viária de São Paulo.

Uma nova esperança para o trânsito e a economia

Quando finalmente entrar em operação, o trecho norte do Rodoanel deve proporcionar alívio imediato para motoristas e transportadores, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de São Paulo.

A expectativa é que a rodovia reduza significativamente o tempo de viagem, diminua a poluição e facilite o fluxo de mercadorias para o Porto de Santos. A Via Appia, por meio da concessionária Via SP Serra, assumirá a operação e manutenção do Rodoanel Norte por 31 anos, consolidando-se como uma peça-chave na malha rodoviária paulista.

Será que desta vez o Rodoanel Norte conseguirá cumprir suas promessas e aliviar o trânsito de São Paulo, ou estamos diante de mais um projeto fadado a enfrentar novos atrasos e problemas? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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