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10 carros brasileiros com problemas crônicos que quase ninguém sabe resolver

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 04/06/2025 às 08:12
Carros brasileiros: 10 modelos com problemas crônicos que desafiam mecânicos e proprietários no Brasil
Carros brasileiros: 10 modelos com problemas crônicos que desafiam mecânicos e proprietários no Brasil
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Cuidado! Alguns carros brasileiros com problemas crônicos (e outros populares no Brasil) escondem defeitos de alto custo e difícil reparo. Conheça 10 modelos para ficar de olho antes de comprar

A compra de um carro usado no Brasil pode se transformar em um pesadelo financeiro se o modelo escolhido tiver problemas crônicos. Muitos veículos populares no mercado nacional, incluindo alguns carros brasileiros com problemas crônicos de fabricação local, escondem falhas persistentes de difícil e custosa solução.

entenda o alerta sobre 10 desses modelos. Apresentamos os defeitos que desafiam mecânicos e bolsos, para que você possa fazer uma escolha informada e evitar futuras dores de cabeça.

Por que alguns carros no Brasil com problemas crônicos se tornam “bombas”?

Problemas crônicos em veículos são defeitos persistentes e de difícil solução. No Brasil, essa situação é agravada pela complexidade tecnológica crescente versus a capacitação técnica nem sempre universal da rede de reparadores. A falta de peças de reposição acessíveis para alguns modelos e falhas de projeto ou “tropicalização” inadequada também contribuem. Infelizmente, a cultura de “passar o problema adiante” e a manutenção negligenciada por alguns proprietários perpetuam o ciclo, transformando carros em verdadeiras “bombas-relógio”.

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Powershift da Ford e o 09G da Volkswagen em carros populares no Brasil

10 carros brasileiros com problemas crônicos que quase ninguém sabe resolver

Ford Focus, New Fiesta, EcoSport (com câmbio Powershift): O câmbio automatizado Powershift (DPS6) é notório por trepidações, superaquecimento, falhas no módulo TCM e desgaste prematuro de embreagens. O projeto inadequado para o uso brasileiro, o diagnóstico difícil e o alto custo de peças tornam o reparo um desafio, muitas vezes sem solução definitiva.

VW Jetta, Golf, Passat, New Beetle, Mini Cooper (com câmbio automático 09G/TF60SN): Esta transmissão apresenta trancos fortes, especialmente a quente, devido ao desgaste prematuro do corpo de válvulas. O reparo eficaz exige usinagem especializada e peças importadas, tornando soluções comuns caras e, por vezes, não duradouras.

Peugeot 207, Renault Fluence e Citroën C4 Pallas

Peugeot 207 (e legado do 206) / Citroën C4 Pallas: Compartilham problemas na suspensão traseira por barra de torção (desgaste de rolamentos e alteração de cambagem) e no problemático câmbio automático AL4 (trancos, superaquecimento, falha de solenoides). O reparo da suspensão pode exigir a troca do eixo, e o câmbio AL4 demanda especialistas. O C4 Pallas também sofre com problemas elétricos complexos e intermitentes.

Renault Fluence: Conhecido por falhas na coluna de direção elétrica, com ruídos e custo de reparo proibitivo, e por barulhos estruturais na coluna central devido a falhas de soldagem.

Chevrolet Captiva V6, Volkswagen Amarok e os desafios dos importados de luxo

Chevrolet Captiva V6: O câmbio automático 6T70 é o principal vilão, com quebra do disco-mola interno, contaminação do fluido e queima do módulo TCM. O reparo é complexo e muito caro.

Volkswagen Amarok: Apresenta defeitos recorrentes na válvula EGR, rompimento prematuro da correia dentada (por acúmulo de sujeira) e falha da bomba de alta pressão de combustível, com custos elevados de peças para o sistema de injeção diesel.

Land Rover Discovery (e outros da marca): Famosos pelos problemas na suspensão pneumática (vazamentos, falhas no compressor) e custos de manutenção e reparo gerais considerados astronômicos, exigindo mão de obra e ferramentas altamente especializadas.

Renault Kwid e Chery Celer como exemplos de alerta

Renault Kwid (especialmente primeiros anos): Acumula queixas de freios deficientes, quebra do suporte da coluna de direção, falhas no câmbio manual, problemas no sistema de arrefecimento e fragilidade geral de componentes e acabamento.

Chery Celer (e outros chineses de primeira geração): O maior problema crônico é a falta crítica de peças de reposição, tornando qualquer reparo, mesmo simples, um pesadelo logístico e caro devido ao pós-venda deficiente.

Para se proteger ao considerar carros brasileiros ou outros modelos usados no mercado nacional, a pesquisa exaustiva sobre problemas crônicos é fundamental. Realize uma inspeção pré-compra detalhada com um mecânico de confiança e especializado, se possível. Verifique o histórico de manutenção e recalls. Informação é poder para evitar que o sonho do carro se torne um pesadelo.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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