Com o Trem Intercidades, o governo de São Paulo planeja melhorar a mobilidade entre a capital e o interior do estado, incluindo rotas para Campinas, Sorocaba e Santos.
Imagine economizar horas de viagem e ainda ter uma nova forma de transporte conectando São Paulo ao interior do estado.
Esse é o objetivo do Trem Intercidades (TIC), projeto ambicioso anunciado pelo governo de São Paulo que promete transformar a infraestrutura ferroviária estadual.
Mais do que encurtar distâncias, o projeto visa impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar empregos em diversas cidades.
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Estado mais pobre dos Estados Unidos: Em menos de um século, este estado americano viu sua economia despencar do topo da riqueza para o fundo da pobreza
- Ford volta ao Brasil de forma triunfal com foco na área de tecnologia e quer capacitar pessoas em parceria com o Senai
- Multa vai rolar solta! Radar inteligente vira febre e já está presente em 24 estados brasileiros
Expansão do Trem Intercidades: além de Campinas, novas rotas no horizonte
O TIC já conta com uma linha inicial planejada, que ligará São Paulo a Campinas, mas o projeto vai além.
De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, há planos para estender a linha até cidades como Americana, Limeira e Ribeirão Preto, possibilitando maior mobilidade para quem viaja entre a capital e o interior.
Em entrevista ao jornal “O Liberal”, Tarcísio revelou que também se estudam rotas para Sorocaba
e Bauru, além de uma ligação estratégica até a Baixada Santista, facilitando o acesso a Santos.
Prazos e etapas de implementação
A primeira fase, conectando São Paulo a Campinas, tem previsão de começar a operar em 2031.
Já o serviço de trem intermetropolitano, que incluirá paradas em Jundiaí, Valinhos, Louveira e Vinhedo, deve começar em 2029, oferecendo uma opção prática para quem mora nessas cidades e trabalha na capital.
Para o trecho São Paulo-Sorocaba, o leilão deve ocorrer em 2025, com assinatura do contrato prevista para 2026.
Com essa nova linha, a viagem entre as duas cidades levará aproximadamente uma hora, reduzindo o tempo atual de até 130 minutos pelas rodovias.
Estima-se que o TIC São Paulo-Sorocaba atenderá uma demanda de 50 mil passageiros por dia.
Ligações com São José dos Campos e Santos também estão nos planos
Além de Campinas e Sorocaba, o TIC prevê novas rotas para outras regiões.
Segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos, uma das ligações prioritárias será entre São Paulo e São José dos Campos.
Conhecido como TIC Eixo Leste, esse trecho levará cerca de 75 minutos para percorrer os quatro municípios do trajeto, atendendo uma população estimada em 2,7 milhões de pessoas.
O investimento para esta rota está estimado em R$ 10 bilhões.
Outro eixo importante é o TIC Eixo Sul, que ligará a capital paulista à Baixada Santista.
Este trecho deve ter entre 80 e 130 quilômetros, proporcionando uma viagem de aproximadamente 90 minutos e beneficiando diretamente 1,8 milhão de pessoas.
Além de melhorar a mobilidade, o TIC Eixo Sul também promete aliviar o tráfego no sistema rodoviário Anchieta-Imigrantes.
Empregos e benefícios econômicos para a população
Um dos grandes atrativos do TIC é o potencial de geração de empregos.
Apenas o TIC Eixo Sul, entre São Paulo e Santos, deve criar cerca de 13 mil postos de trabalho, além de estimular a economia regional com a construção de novas estações e infraestrutura ferroviária.
Com investimento previsto de R$ 10 bilhões para toda a expansão, espera-se que o projeto impulsione o desenvolvimento de áreas urbanas e periféricas, abrindo portas para negócios e facilitando o deslocamento de trabalhadores entre as regiões metropolitanas e cidades do interior.
Próximos passos e desafios para o Trem Intercidades
Enquanto os trechos São Paulo-Campinas e São Paulo-Sorocaba já têm prazos estabelecidos, as ligações com São José dos Campos e Santos ainda dependem de estudos de viabilidade e parcerias privadas.
Até o momento, não há previsão de leilão ou início das obras para os eixos Leste e Sul, de acordo com a Secretaria de Parcerias e Investimentos.
A expectativa em torno do Trem Intercidades é grande, mas desafios técnicos e financeiros ainda precisam ser superados para que o projeto saia do papel.
Com um planejamento ambicioso e diversas cidades beneficiadas, o TIC tem potencial para revolucionar o transporte em São Paulo.
Você acredita que o Trem Intercidades será a solução para melhorar a mobilidade entre a capital e o interior? Comente sua opinião!