Um acidente envolvendo um raro Bugatti Chiron Pur Sport de US$ 3,6 milhões revelou o altíssimo custo de manutenção desses hipercarros, onde até um farol pode valer o mesmo que um Porsche 911 novo
O custo de manter um hipercarro vai muito além do valor de compra. No caso de um Bugatti Chiron, uma simples colisão pode gerar prejuízos equivalentes ao preço de um supercarro novo. Foi o que aconteceu com o criador de conteúdo Alex Gonzalez, que bateu seu Chiron Pur Sport na traseira de uma pequena caminhonete em Miami.
O modelo acidentado é um raro exemplar do Chiron Pur Sport, avaliado em US$ 3,6 milhões, cerca de R$ 19,8 milhões.
Porém, o valor do reparo, segundo estimativas, pode ultrapassar US$ 440 mil — o equivalente a R$ 2,4 milhões.
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Peças que custam o mesmo que supercarros
O influenciador Matt Armstrong, conhecido por reconstruir supercarros danificados, visitou o veículo para avaliar o estrago.
Ele revelou que o custo das peças é quase inacreditável. Somente o par de faróis do Chiron custa US$ 174 mil, valor suficiente para comprar um Porsche 911 Carrera no Brasil.
Os para-lamas de fibra de carbono também são avaliados em US$ 174 mil o par, enquanto o contorno da grade frontal, em formato de ferradura, sai por mais US$ 93 mil.
Esses números mostram o quão elevado é o preço da exclusividade em um carro de produção limitada, com apenas 60 unidades fabricadas no mundo.
A política rigorosa da Bugatti
Mesmo que o chassi monocoque de carbono tenha sofrido apenas danos leves, a reparação não é simples.
A Bugatti impõe regras rígidas para qualquer reparo estrutural. Após a seguradora avaliar o acidente, a própria fabricante determinou que o carro deveria ser enviado à França, onde seria restaurado exclusivamente pela fábrica.
Além disso, a montadora francesa bloqueou a venda de peças estruturais e de segurança, já que os airbags foram acionados. Nenhuma oficina independente tem autorização para realizar esse tipo de conserto.
Perda total e destino incerto
Com os custos altíssimos e as restrições impostas pela marca, a seguradora optou por declarar perda total. Assim, o Chiron Pur Sport foi encaminhado a um leilão no estado em que se encontra.
Enquanto isso, o dono segue pagando o financiamento do carro — uma prestação mensal de US$ 70 mil, cerca de R$ 385 mil.
Polêmicas e desempenho extremo
Essa não é a primeira polêmica envolvendo o mesmo veículo. No início do ano, Gonzalez foi criticado após aparecer em um vídeo subindo na asa traseira de fibra de carbono do Pur Sport, o que causou danos caros e desnecessários.
O Bugatti Chiron Pur Sport é equipado com motor W16 8.0 litros quadriturbo, capaz de gerar 1.500 cavalos.
O modelo se diferencia dos anteriores por ser 19 kg mais leve, ter câmbio recalibrado e suspensão mais rígida — 65% na dianteira e 33% na traseira.
Lançado em 2020, o Pur Sport foi criado para entregar mais agilidade e aerodinâmica aprimorada, reforçando o título de um dos hipercarros mais sofisticados do mundo.
Com informações de Quatro Rodas.


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