Início Wilson Sons é líder no Brasil nas operações de apoio marítimo aos navios de transporte de cargas dos projetos de energia eólica

Wilson Sons é líder no Brasil nas operações de apoio marítimo aos navios de transporte de cargas dos projetos de energia eólica

5 de julho de 2022 às 12:53
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Com um forte crescimento no segmento das renováveis no território nacional, a Wilson Sons se consolidou como a líder no Brasil em relação às operações de apoio marítimo aos navios que realizam o transporte de equipamentos para projetos de energia eólica.
Fonte: Wilson Sons

Com um forte crescimento no segmento das renováveis no território nacional, a Wilson Sons se consolidou como a líder no Brasil em relação às operações de apoio marítimo aos navios que realizam o transporte de equipamentos para projetos de energia eólica.

Além de ser uma das maiores companhias de transporte marítimo do mundo, a Wilson Sons está na liderança brasileira quanto às operações de apoio marítimo voltados para o segmento de energia eólica. Isso, pois a empresa possui uma forte presença nos serviços de apoio aos navios que transportam equipamentos utilizados nos projetos de parques eólicos no território nacional, se tornando a líder dentro desse setor no país.

Navios de transporte de cargas voltadas para projetos de energia eólica contam com apoio portuário da Wilson Sons no setor portuário brasileiro 

A busca pela transição energética em todo o cenário mundial vem refletindo no cenário brasileiro com a criação de novos projetos de geração de energia eólica, com empreendimentos em todo o país. Assim, a cadeia de transporte de equipamentos para esse segmento acompanhou esse crescimento e a companhia de apoio portuário Wilson Sons aproveitou o cenário para garantir sua presença na movimentação de cargas pelos portos brasileiros. 

Artigos recomendados

A empresa se tornou líder nacional nas operações de apoio marítimo aos navios que transportam esses equipamentos e realiza um total de cerca de 300 manobras por ano para garantir a segurança nesse processo.

Isso acontece, pois, embora a necessidade de uma boa infraestrutura no transporte terrestre seja relevante, o cenário marítimo é ainda mais complicado quanto a esses equipamentos. Os navios que realizam esse transporte para projetos de energia eólica são específicos e denominados “General Cargo Ship”, que demandam rebocadores eficientes e potentes o suficiente para uma maior segurança nas operações. 

Assim, a Wilson Sons vem garantindo uma forte oferta de serviços de apoio portuário para que a movimentação desses equipamentos para os projetos de energia eólica possa acontecer da melhor forma possível.

Atualmente, os locais de maior atuação da companhia são nos portos da região Nordeste, com destaque para Pecém (CE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA), terminais relevantes para o transporte dessas cargas. Essa é a região do país que possui ventos mais favoráveis à produção de energia eólica e a empresa pretende continuar mantendo sua liderança na região. 

Expectativa de projetos de energia eólica offshore no Brasil traz novas projeções de crescimento nos serviços de apoio portuário a navios para a Wilson Sons

Atualmente, a produção de energia eólica é responsável por 11,8% da matriz elétrica brasileira, atrás apenas da geração hidrelétrica, que representa 56,4%, de acordo com os dados da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica). E, para os próximos anos, o segmento dos projetos de geração eólica devem crescer ainda mais significativamente, uma vez que o país se prepara para a entrada dos parques eólicos offshore no território nacional. 

Assim, Elísio Dourado, diretor comercial da divisão de Rebocadores da Wilson Sons, destaca:  “Entendemos que os projetos de eólica offshore terão uma logística parecida com o atendimento ao setor de Óleo e Gás offshore. A Wilson Sons já tem grande experiência no apoio ao setor de O&G, como o suporte às FPSOs (sigla em inglês para Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência) e às sondas de operação para os projetos offshore atuais. Acreditamos que essas experiências, aliadas à qualidade e à segurança dos nossos serviços, são fatores primordiais”.

O executivo ainda finalizou afirmando que a infraestrutura dos serviços de apoio portuário aos navios em todo o mundo é o grande diferencial da Wilson Sons e que, ao longo dos próximos anos, as projeções são de que a liderança no segmento da energia eólica se mantenha no Brasil.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes