Pesquisador desenvolve cimento capaz de emitir luz sem precisar de energia
Indústria e Construção Civil
Pesquisador do México desenvolveu uma nova espécie de cimento que brilha no escuro e pode revolucionar o mercado da construção civil.
O material trará mais economia no consumo de energia elétrica.
Pesquisador dedicou quase 10 anos de sua vida para estudar a tecnologia e desenvolver um novo material que pode ser essencial à indústria.
Tendo em vista que o cimento é um material sólido, o pesquisador mexicano procurou explorar formas de transformar a estrutura molecular do cimento em algo mais próximo de um gel.
Sendo assim, a mistura do cimento em pó com água para realizar a massa, geralmente formam alguns blocos cristalinos que tornam a passagem de luz possível.
A mistura em forma de gel, com base em areia, argila e vapor d’água aplicada e endurecida no solo, tem o intuito de absorver a luz do sol durante o dia todo e refletir no ambiente durante a noite.
Além disso, o chamado de cimento que brilha no escuro, pode manter o local onde está presente iluminado por mais de 12 horas.
A nova tecnologia desenvolvida pelo pesquisador mexicano pode impactar positivamente a iluminação das cidades, poupando energia e evitando, com a sua presença, diversos acidentes noturnos.
Novas tecnologias na construção civil
Cientistas estão utilizando um material que é termicamente isolante e desenvolvido a partir da madeira, livre de derivados de petróleo.