1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen pretende abrir 150 novas vagas de emprego em sua fábrica de Taubaté-SP
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Volkswagen pretende abrir 150 novas vagas de emprego em sua fábrica de Taubaté-SP

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/06/2022 às 10:41
Volkswagen pretende abrir inscrições para 150 novas vagas de emprego em fábrica de SP
Fábrica de motores da VW – Crédito: divulgação

Volkswagen estuda a possibilidade de abrir inscrições com centenas de novas vagas de emprego em sua fábrica de SP. A empresa não oferece oportunidades desde 2019 na região de Taubaté

A Volkswagen está com planos de oferecer 150 novas vagas de emprego em sua fábrica de Taubaté (SP). A abertura destas oportunidades ainda depende de a categoria aprovar um acordo com a montadora com mudanças no calendário de folgas e divisão da produção do Polo Track com a unidade de São Bernardo do Campo (SP).

Vagas de emprego efetivas e para aprendizes

A proposta será votada em assembleia ainda nesta quarta-feira (29) com trabalhadores dos dois turnos da fábrica em SP. A proposta da Volkswagen também prevê a geração de emprego para 120 aprendizes do Senai até 2025, além da fabricação de um novo carro da plataforma Modular Transverse Matrix (MQB).

A estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos é que a abertura das 150 vagas de emprego para a fábrica em SP aconteça já no segundo semestre deste ano, para que o terceiro turno na estamparia e na armação esteja em capacidade total de operação a partir do mês de janeiro. O Polo Track, a princípio, seria um modelo exclusivo da fábrica em Taubaté (SP), com a inclusão da plataforma MQB, uma tecnologia utilizada pela Volkswagen que torna possível a fabricação de produtos que já são feitos a partir desta matriz única.

Com a renovação do acordo, a empresa estima a inclusão de um segundo veículo na fábrica de Taubaté (SP) e a divisão de produção do Polo Track com a unidade de São Bernardo do Campo. O volume excedente a dois turnos seria produzido na Anchieta.

Este será o primeiro novo modelo em Taubaté desde o Up, em 2014. O valor que será investido no novo modelo da Volkswagen não foi informado, mas a expectativa é que o veículo chegue às concessionárias em 2023.

Volkswagen não gera vagas de emprego desde 2019 na unidade de Taubaté

A empresa ainda disponibilizou abono de R$ 2 mil com a mudança na grade de horários, que será pago parceladamente, sendo metade no final deste ano e o restante em 2023.

O calendário de trabalho, folgas, extensão de terceiro turno em alguns setores e convênio médico também estão previstos para sofrerem mudanças. Caso a proposta seja aprovada, as vagas de emprego serão as primeiras abertas na Volkswagen na fábrica desde 2019.

Na época, a empresa chegou a oferecer 80 oportunidades, mas de forma temporária. A proposta, de acordo com o sindicato, apesar da divisão de produção do carro que está na planta, é um sinal de melhoria com os investimentos previstos no último ano.

Em 2021, a montadora afirmou que investiria R$ 7 bilhões na América Latina, começando com a planta de Taubaté. Atualmente, a fábrica conta com cerca de 3,2 mil trabalhadores e produz os veículos Voyage e Gol. 

Conheça a fábrica da VW em Taubaté – SP

A Fábrica em Taubaté foi inaugurada em janeiro de 1976, sendo uma das mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo inteiro em termos de tecnologia e inovação, e também é a segunda maior unidade da montadora.

Situada no interior do estado de São Paulo, a fábrica possui área total de 3,6 milhões de metros quadrados e 396 mil metros quadrados de área construída. A unidade começou suas atividades com a produção de peças para os clássicos Fusca e Kombi.

Dois anos depois, a unidade iniciou oficialmente a produção de veículos com a montagem em série do Passat, mas foi apenas em 1980 que Taubaté abriu caminho para uma nova fase no setor automotivo com o começo da produção do Gol “quadradinho”.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos