Consumidores revelam os principais problemas do Volkswagen Polo Track. Confira os relatos dos donos e saiba o que esperar do modelo.
Donos do Volkswagen Polo Track apontam falhas nos freios e na injeção eletrônica como as reclamações mais frequentes.
Alguns veículos com quilometragem baixa, inclusive zero-quilômetro, já apresentam perda de potência e barulhos incomuns.
O hatch chegou para substituir o Gol, prometendo robustez, com suspensão reforçada, motor 1.0 MPI aspirado de três cilindros, câmbio manual de cinco marchas e potência de até 84 cv quando abastecido com gasolina.
-
Novo Renault Kardian 2026 chega equipado com motor turbo de 125 cv, multimídia 10,1″, painel digital e pacote ADAS com 13 assistências, oferecendo mais conectividade e segurança aos motoristas
-
4 carros até R$ 60 mil com manutenção barata comprovada que são intermináveis e ‘fogem’ das oficinas, segundo mecânicos e a Fipe
-
5 carros automáticos usados para comprar em 2025 abaixo de R$ 50 mil com mecânica confiável e câmbio durável — Toyota, Honda e Chevrolet na lista
-
Alerta nas rodovias: 7 multas de trânsito que mais pegam motoristas de surpresa e podem custar até R$ 5 mil no bolso
Volkswagen Polo Track: Queixas específicas dos donos
Ruídos nos freios e suspensão
“Pancadas” nas rodas dianteiras ao acionar o freio é uma queixa comum.
Alguns relatos afirmam que há folgas nas pastilhas, e que as concessionárias sugerem apenas colocar presilhas em vez de substituir as peças.
Problemas com barulhos na suspensão aparecem logo nos primeiros usos, até em veículos novos.
Proprietários citam ruídos no amortecimento ou buchas, barulho que persiste após revisões.
“Sou proprietário de um Polo Track 2023/2024 há seis meses. Apesar da pouca quilometragem, o mesmo já apresenta pancada nas rodas dianteiras quando se aciona o freio (sic). Procurei uma autorizada na minha região, onde foi constatado problema nas pastilhas de freio. [Na concessionária] me disseram que havia uma folga nas pastilhas das rodas e todas as concessionárias são orientadas a não trocá-las, mas colocar presilhas em cada pastilha”, afirmou Fernando, proprietário do veículo em Olinda (PE).
Falhas no sistema de injeção e de potência do motor
Outra parte significativa dos relatos se refere a perda de potência associada a falhas no sistema de injeção.
Aparecimento de luz “EPC” no painel e defeitos no terceiro cilindro são exemplos mencionados.
Em casos documentados, o problema surge logo após a compra do carro novo, o que preocupa quem esperava desempenho consistente desde o início.
“Em 20 de março de 2024 realizei a compra de um veículo da marca Volkswagen, Polo Track, zero km (…). No mesmo dia, o veículo começou a apresentar o seguinte problema de funcionamento: motor com defeito no terceiro cilindro, potência do motor reduzida, falha no sistema de injeção, falha EPC apresentada no painel”, explica o consumidor Armando, de Porto Alegre (RS).
Aspectos que ainda agradam
Apesar dos problemas, há quem valorize pontos positivos do Volkswagen Polo Track.
Itens de série como quatro airbags, controles de estabilidade e tração, direção elétrica e ar-condicionado constam entre os elogios.
O motor aspirado 1.0 MPI é apontado como parte da proposta básica, e mesmo com queixas, há reconhecimento de que entrega desempenho adequado para uso urbano.
O Volkswagen Polo é um carro estratégico para a marca no Brasil, ocupando o espaço do antigo Gol e mantendo o status de um dos hatches mais vendidos do país.
No entanto, os principais problemas relatados pelos donos mostram que há pontos importantes a serem melhorados.
Ainda assim, o modelo segue competitivo no mercado por sua proposta de preço mais acessível, bom desempenho no trânsito urbano e tradição da marca.