A Volkswagen está dando início à construção da sua primeira giga fábrica. A unidade será instalada na Alemanha e desenvolverá baterias para carros elétricos, gerando mais de 20 mil empregos.
A Volkswagen já está construindo sua primeira giga fábrica de baterias para carros elétricos, situada em Salzgitter na Alemanha. A unidade contará com investimentos maciços de mais de 20 bilhões de euros até o começo da próxima década e promete gerar cerca de 20 mil empregos na Europa. Assim como a Tesla e outras montadoras, incluindo a General Motors, a Volkswagen chama o seu novo empreendimento de Gigafactory, devido ao seu tamanho equivalente a 30 campos de futebol.
Giga fábrica da VW pretende iniciar sua produção de baterias em 2025
Com gestão da PorwerCo, a unidade terá capacidade de 40 gWh por ano e visa fornecer baterias para cerca de 500 mil carros elétricos. Sendo assim, a nova empresa será responsável pelo gerenciamento das operações internacionais, assim como cuidará do desenvolvimento da tecnologia das células.
É importante destacar que a produção está prevista para começar em meados de 2025 e, além disso, a PowerCo também estará à frente de toda a cadeia de valor das baterias de carros elétricos e do fornecimento do equipamento das fábricas da Volkswagen. Desse modo, o objetivo é que, futuramente, sejam desenvolvidos na giga fábrica, por exemplo, sistemas de armazenamento para a rede de energia.
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
De acordo com os dados, já foram desenvolvidos projetos de mais três fábricas, sendo que a próxima será em Valência, na Espanha. Entretanto, além da Europa, a marca também estuda levar outras unidades para a América do Norte.
Giga fábrica de baterias para carros elétricos da VW poderá produzir até 240 GWh
Sendo um passo importante na estratégia de mobilidade da Volkswagen, o grupo demonstrou que planeja trabalhar com células de baterias prismáticas unificadas, isto é, de acordo com a VW, são produtos que contam com uma química nova, que é flexível e compatível com cerca de 80% dos modelos. Sendo assim, permitirá uma redução de metade nos custos totais.
Com base nisso, o plano da multinacional é operar seis fábricas de células de baterias para carros elétricos até o início da próxima década, além de ampliar o volume total da giga fábrica de 40 GWh para 240 GWh. De acordo com a própria Volkswagen, alguns protótipos já estão em testes. E, até então, estes modelos já mostraram um alto desempenho em relação à autonomia, segurança e tempo de recarga, se comparados com outras baterias mais convencionais.
Volkswagen estabelece novos padrões de sustentabilidade e inovação
Segundo o CEO da Volkswagen AG, Herbert Diess, o negócio de células de bateria é um dos pilares da estratégia da empresa chamada de New Auto, que fará da Volkswagen um fornecedor líder da mobilidade sustentável e orientada por software.
Consolidar sua própria giga fábrica de células para baterias de carros elétricos é um megaprojeto em termos técnicos e econômicos. Embora seja um projeto de longo prazo, a empresa alemã afirma que estabelecerá novos padrões de inovação e sustentabilidade. Essa iniciativa será um passo importante para enfrentar outras fabricantes de baterias como, por exemplo, a BYD, que superou a Tesla.
Isso porque a marca alemã, além de possuir um portfólio fortalecido no mercado, gera cada vez mais autonomia e sistemas extras para seus modelos, sem contar agora com os investimentos no desenvolvimento de suprimentos e baterias.
Para prosseguir com seu crescimento, a Volkswagen já afirmou que haverá uma padronização não apenas nos equipamentos e estruturas, mas também em produtos, serviços e processos.