1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen coloca super motor no Polo com autonomia de 450 km, baterias ultracompactas CTP e recarga em apenas 25 minutos; conheça o VW ID. Polo
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 2 comentários

Volkswagen coloca super motor no Polo com autonomia de 450 km, baterias ultracompactas CTP e recarga em apenas 25 minutos; conheça o VW ID. Polo

Escrito por Ana Alice
Publicado em 18/09/2025 às 23:52
Volkswagen apresenta o ID. Polo elétrico com até 450 km de autonomia, recarga em 25 minutos e baterias ultracompactas CTP.
Volkswagen apresenta o ID. Polo elétrico com até 450 km de autonomia, recarga em 25 minutos e baterias ultracompactas CTP.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
31 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Novo compacto elétrico da Volkswagen chega com motor APP290, baterias de 38 kWh e 56 kWh, além de inversor de silício-carbeto. Modelo promete recarga rápida, célula unificada e plataforma MEB+ para padronizar custos e eficiência.

A Volkswagen detalhou no IAA 2025, em Munique, o ID. Polo, novo compacto elétrico da família Electric Urban Car, ao lado dos “irmãos” Cupra Raval e Skoda Epiq.

O destaque é o conjunto de tração com o motor síncrono de ímã permanente APP290 e um inversor de silício-carbeto (SiC) desenvolvido pelo próprio grupo, combinado a duas baterias — 56 kWh (NMC) e 38 kWh (LFP) — com promessa de 10% a 80% em cerca de 25 minutos.

A arquitetura adota a plataforma MEB+ e a nova célula unificada com Cell-to-Pack (CTP), soluções projetadas para reduzir custos e padronizar componentes entre marcas.

Trem de força e desempenho

O APP290 é um novo PSM instalado no eixo dianteiro, priorizando eficiência e resposta.

A potência chega até 160 kW (218 cv), com torque na casa de 290 Nm, segundo material técnico apresentado a jornalistas.

A refrigeração é simples, por água, e o inversor usa semicondutores SiC para diminuir perdas e aliviar o sistema térmico.

Em modelos maiores, o APP550 segue com refrigeração água-óleo para suportar cargas térmicas superiores e também resfriar o inversor.

Autonomia das baterias

Volkswagen apresenta o ID. Polo elétrico com até 450 km de autonomia, recarga em 25 minutos e baterias ultracompactas CTP.
Volkswagen apresenta o ID. Polo elétrico com até 450 km de autonomia, recarga em 25 minutos e baterias ultracompactas CTP.

O ID. Polo terá duas opções de bateria.

A NMC de 56 kWh foi dimensionada para atingir até 450 km de autonomia estimada na configuração de hatch.

A LFP de 38 kWh mira cerca de 300 km, voltada ao uso urbano e custo menor.

Em ambos os casos, a fabricante fala em recarga rápida de 10% a 80% em aproximadamente 25 minutos.

Pelo cálculo médio, isso equivale a algo próximo de 1,6 kWh/min no pacote NMC e 1,1 kWh/min no LFP, considerando valores líquidos de energia.

Plataforma MEB+ e célula unificada

Todas as novidades chegam com a MEB+, evolução do conhecido módulo elétrico do grupo.

Além de atualização eletrônica, a base adota a “Einheitszelle”, a célula unificada prismática da PowerCo, companhia de baterias do Grupo VW.

O desenho foi pensado para equipar de forma padronizada diferentes modelos e químicas, com ganhos de escala e menor complexidade industrial.

A produção em série começa por Salzgitter (Alemanha) e será ampliada para Valência (Espanha) e St. Thomas (Canadá), compondo uma cadeia regionalizada de suprimento.

Tecnologia Cell-to-Pack e segurança

A bateria abandona módulos intermediários e passa ao conceito Cell-to-Pack (CTP), que otimiza espaço e densidade energética.

Para a Electric Urban Car Family, a configuração utiliza três fileiras de células (stacks).

Nos modelos maiores do portfólio, como ID.3 e ID.4, o arranjo sobe para quatro stacks.

Outro ponto divulgado é a refrigeração pela parte superior do pack.

A mudança dialoga com a nova célula unificada, que tem válvulas de alívio na base: em caso de evento térmico, a descarga de gases é direcionada para baixo, longe do habitáculo, elevando a segurança.

Como os contatos elétricos ficam nas laterais das células, as trilhas de energia são integradas às longarinas do chassi da bateria.

Inversor de silício-carbeto

Volkswagen apresenta o ID. Polo elétrico com até 450 km de autonomia, recarga em 25 minutos e baterias ultracompactas CTP.
Volkswagen apresenta o ID. Polo elétrico com até 450 km de autonomia, recarga em 25 minutos e baterias ultracompactas CTP.

O inversor de SiC chega ao segmento de entrada do grupo com foco em eficiência energética.

A arquitetura integra quatro blocos desenvolvidos internamente: chips de SiC em módulos de potência, capacitor de barramento DC (DC-link), filtro de corrente alternada e placa de circuito impresso.

A integração compacta reduz perdas na conversão, favorece a autonomia e simplifica o gerenciamento térmico.

Em paralelo, a VW destaca que o APP290 usa camisa d’água simples, enquanto o APP550 mantém o conjunto água-óleo.

Cadeia de fornecimento

A célula unificada foi pensada para ser fabricada pela PowerCo e também por parceiros especialistas.

O plano industrial prevê que metade do volume venha das fábricas do grupo e a outra metade de fornecedores asiáticos.

Entre os nomes citados estão Samsung SDI, SK On, Gotion, CATL e LG Energy Solution, sempre mantendo formato prismático e interface padronizada.

A padronização facilita a troca de química — LFP, NMC e futuras variantes — sem reengenharia profunda de veículos e packs.

NMC x LFP: qual escolher

Para quem precisa de alcance maior, a NMC de 56 kWh entrega mais densidade energética e autonomia estimada de até 450 km, beneficiando viagens urbanas estendidas e deslocamentos metropolitanos.

Já a LFP de 38 kWh privilegia durabilidade, segurança e custo por kWh inferior, suficiente para rotinas diárias com paradas rápidas em corredores de recarga.

O tempo de carga similar entre as duas versões aproxima a experiência de uso dos compactos elétricos à de carros maiores do grupo, com a vantagem de um pacote mais leve e compacto.

Perspectiva para o mercado brasileiro

Volkswagen apresenta o ID. Polo elétrico com até 450 km de autonomia, recarga em 25 minutos e baterias ultracompactas CTP.
Volkswagen apresenta o ID. Polo elétrico com até 450 km de autonomia, recarga em 25 minutos e baterias ultracompactas CTP.

A Volkswagen ainda não definiu data de chegada do ID. Polo ao mercado brasileiro.

Contudo, a combinação de MEB+, célula unificada, CTP e inversor SiC indica que os próximos compactos elétricos da marca poderão reunir autonomia competitiva, recarga ágil e soluções de segurança alinhadas ao que está sendo preparado para a Europa.

A padronização de células e packs tende a baratear produção e simplificar logística de componentes, o que pode facilitar futuras estratégias locais de montagem e nacionalização de partes.

A família Electric Urban Car

A ofensiva de compactos elétricos reunirá Volkswagen ID. Polo, Cupra Raval e Skoda Epiq sob a mesma base técnica, com posicionamento de preço voltado ao volume.

De acordo com comunicados corporativos e apresentações na feira, a família estreia na Europa com foco em acessibilidade, tecnologia de baterias e padronização de arquitetura, com promessas de alcances na faixa dos 400–450 km nas versões de maior capacidade.

Como você imagina o uso dessas soluções — célula unificada, CTP e inversor SiC — na realidade de recarga e infraestrutura das cidades brasileiras?

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Vinícius
Vinícius
24/09/2025 10:24

Carro elétrico hoje em dia é a maior roubada. É caro, a bateria dura pouco, quase não tem onde recarregar e se a bateria estragar, de adeus ao carro. Sai mais barato comprar outro.

Carboidratos
Carboidratos
Em resposta a  Vinícius
28/09/2025 08:33

Então é melhor comprar outro. Ficar refém dessas montadoras sanguessugas, nunca mais.

Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x