1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen anuncia quando o Golf GTi, um dos mais potentes da história com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG de 7 marchas, 0 a 100 km/h em 5,9s e central MIB4 de 12,9″, chega ao Brasil com pacote europeu completo
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Volkswagen anuncia quando o Golf GTi, um dos mais potentes da história com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG de 7 marchas, 0 a 100 km/h em 5,9s e central MIB4 de 12,9″, chega ao Brasil com pacote europeu completo

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 26/08/2025 às 11:56
Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.
Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

A Volkswagen confirmou a chegada do Golf GTi ao Brasil em 2025 com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG de sete marchas e pacote europeu completo. O modelo estreia em pré-venda em setembro, mas preços ainda não foram divulgados.

A Volkswagen confirmou que o Golf GTi voltará ao mercado brasileiro e que a pré-venda começa em setembro, com chegada ainda em 2025.

O anúncio foi feito em evento da marca em São Joaquim da Barra (SP). Os valores não foram divulgados.

Lançamento no Brasil e rivalidade com esportivos

A nova geração do hatch esportivo retorna para disputar espaço no nicho dos hot hatches de alto desempenho.

De acordo com o site Autoesporte, em matéria publicada nesta terça-feira (26), o modelo foi apresentado como rival direto de Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.

A estratégia da Volkswagen é ofertar no País um produto alinhado ao padrão europeu de equipamentos.

Enquanto a tabela de preços segue sob sigilo, a montadora destacou que o pacote destinado ao Brasil é “completo” e replica a configuração oferecida na Europa.

Motor 2.0 turbo e câmbio DSG de 7 marchas

No conjunto mecânico, o Golf GTi traz o conhecido 2.0 TSI de quatro cilindros, da família EA888, com injeção direta de combustível.

Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.
Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.

A calibração é mais agressiva do que a vista em outros modelos da marca, como o Jetta GLi, e entrega 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque.

Combinado ao câmbio DSG de dupla embreagem, banhado a óleo, e sete marchas, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 s, segundo dados da Volkswagen. A tração é dianteira, como manda a tradição do GTi.

Central multimídia MIB4 e painel digital

A eletrônica embarcada acompanha a atualização visual. O carro mantém o padrão de telas da versão europeia, com multimídia MIB4 de 12,9″ em formato flutuante e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

Já o quadro de instrumentos digital tem 10,2″, com layouts configuráveis e integração aos sistemas de assistência.

Recursos internos e modos de condução

No interior, além da ergonomia ajustada para condução esportiva, o GTi oferece teto elétrico panorâmico, freio de estacionamento eletrônico e seletor de modos de condução (Normal, Esporte, Eco e Individual).

Entram na lista ainda bancos dianteiros com aquecimento e suporte lombar, carregamento por indução para smartphones e ar-condicionado Climatronic de três zonas.

A proposta é combinar o uso cotidiano com um acerto de direção mais firme, sem abrir mão de recursos de conforto demandados nesse patamar de preço.

Acabamento e design esportivo

O acabamento preserva elementos clássicos da linhagem. Os bancos usam o tecido xadrez ‘Scale Paper’, referência histórica do GTi.

Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.
Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.

Painel, portas e laterais recebem materiais soft touch, enquanto os pedais em aço inox escovado reforçam o apelo esportivo.

Do lado de fora, o modelo ostenta freios a disco nas quatro rodas pintados de vermelho, rodas de liga leve aro 18″ calçadas com pneus 225/40 e uma faixa de LED que une os faróis, acompanhada do logotipo da VW iluminado.

Itens de segurança e assistência ao motorista

O pacote de segurança reúne sistemas de apoio à condução alinhados às exigências atuais.

Entre os principais recursos estão seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, direção progressiva e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.
Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.

O conjunto de assistentes inclui controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de condução com permanência e mudança de faixa e câmeras multifunção.

Há também monitoramento de pressão dos pneus, item importante para condução esportiva e segurança em viagens.

Pacote europeu confirmado para o Brasil

Segundo a marca, o modelo destinado ao Brasil mantém o “padrão europeu” de equipamentos.

Isso significa preservar telas, softwares de conectividade, acabamentos e o arcabouço de assistentes de condução já disponíveis no Velho Continente.

O site Autoesporte destaca que a estratégia busca reduzir diferenças de especificação entre mercados e atende a um público que valoriza tecnologia embarcada e recursos de assistência mais avançados.

Expectativa de preço no Brasil

Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.
Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.

Embora o preço no Brasil ainda não tenha sido anunciado, o valor de partida na Europa é de 53 mil euros, o que equivale a cerca de R$ 340 mil na conversão direta do câmbio atual, sem considerar impostos e custos locais.

Esse parâmetro serve apenas como referência internacional. Segundo o Autoesporte, a Volkswagen não informou versões, possíveis pacotes opcionais ou política comercial para o lançamento nacional.

Disputa entre hot hatches

O retorno do GTi ao País reaquece a disputa entre os esportivos de tração dianteira.

Enquanto o Civic Type R aposta em potência elevada e acerto de pista, e o GR Corolla recorre à tração integral para extrair desempenho, o Golf GTi mantém a proposta de equilíbrio entre usabilidade diária e vocação esportiva.

Com motor turbo forte, câmbio de respostas rápidas e ampla lista de tecnologia, o modelo pretende competir em qualidade, conectividade e assistência à direção.

Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.
Volkswagen confirma Golf GTi 2025 no Brasil com motor 2.0 turbo de 265 cv, câmbio DSG e pacote europeu completo. Pré-venda em setembro.

O que ainda falta detalhar

Restam pontos em aberto que costumam definir o apetite do mercado: preço, mix de versões, cores e opcionais e programa de pré-venda, além de detalhes sobre garantia e custos de manutenção.

A confirmação de que a pré-venda começa em setembro dá o tom do cronograma, mas os demais dados deverão ser detalhados pela marca mais perto do início das encomendas.

Com esse pacote técnico, a volta do GTi deve atrair entusiastas e ex-proprietários do modelo.

Ainda assim, a pergunta que fica é simples e direta: qual será a sua expectativa de preço e de equipamentos para considerar o Golf GTi na garagem?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x