1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen acaba de apresentar sua nova picape com 286 cavalos, 600 km de autonomia, maior que a Amarok e com caçamba capaz de transportar até 736 kg
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 2 comentários

Volkswagen acaba de apresentar sua nova picape com 286 cavalos, 600 km de autonomia, maior que a Amarok e com caçamba capaz de transportar até 736 kg

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/08/2025 às 17:25
Atualizado em 04/08/2025 às 08:43
Volkswagen acaba de apresentar, de forma quase discreta, sua nova picape com 286 cavalos, 600 km de autonomia, maior que a Amarok e com caçamba capaz de transportar até 736 kg
Foto: Volkswagen acaba de apresentar, de forma quase discreta, sua nova picape com 286 cavalos, 600 km de autonomia, maior que a Amarok e com caçamba capaz de transportar até 736 kg
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
65 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Volkswagen revela a Transporter Flatbed DoKa, picape maior que a Amarok com motor elétrico de até 286 cv, 600 km de autonomia e caçamba de 736 kg

A Volkswagen surpreendeu o mercado europeu ao revelar, quase sem alarde, um modelo que pode mudar a forma como a marca atua no segmento de utilitários. Trata-se da Transporter Flatbed DoKa, uma nova picape baseada na mais recente geração da Transporter – tradicionalmente conhecida por ser uma linha de furgões e vans – mas que agora assume também uma configuração com cabine dupla e caçamba aberta, pronta para enfrentar o dia a dia urbano e o uso comercial.

O mais interessante é que a novidade não se limita a uma única proposta de motorização. A nova picape da Volkswagen chega com versões a diesel e também 100% elétricas, ampliando o leque de opções para atender tanto quem busca autonomia para longas distâncias quanto empresas que já desejam migrar para veículos de emissão zero.

Maior que a Amarok e com caçamba generosa

Embora carregue a “cara de van transformada” por conta de sua base derivada da Transporter, a Transporter Flatbed DoKa impressiona nas medidas. São 5,61 metros de comprimento e um entre-eixos de 3,5 metros – números que a tornam mais longa que a Amarok, a picape média da própria Volkswagen.

Esse tamanho extra se traduz em uma caçamba de 2,17 metros de comprimento e 1,94 m de largura, com área útil superior ao que se encontra em picapes médias tradicionais.

Divulgação/VW

Na prática, a capacidade de carga não é a mais alta do segmento: a versão a diesel suporta até 736 kg, enquanto a elétrica leva 785 kg. Apesar disso, a proposta é clara: não ser uma “picape de fazenda”, mas sim uma solução versátil para transporte urbano, uso comercial e serviços.

Motorização ampla, incluindo um elétrico de 286 cv

A gama de motores da Volkswagen Transporter é variada. No diesel, o conhecido motor 2.0 turbo aparece em duas potências: 110 cv e 150 cv, podendo ser combinado a câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades, com tração dianteira ou integral.

Mas é na linha elétrica que o modelo realmente chama a atenção. São três níveis de potência: 136 cv, 215 cv e até 286 cv na versão mais forte. Essa última entrega mais de 41 kgfm de torque instantâneo e autonomia de até 600 km em ciclo europeu, superando em desempenho os modelos a combustão.

O sistema elétrico coloca a Volkswagen frente a frente com concorrentes como Fiat Ducato elétrica e Renault Master E-Tech, oferecendo um utilitário capaz de unir capacidade de carga e um motor zero emissões.

Visual funcional, mas pronto para personalização

O visual da Transporter Flatbed DoKa segue o padrão da linha Transporter. Não há adereços aventureiros ou versão PanAmericana, como em outras Volkswagens. As opções de rodas são simples: aço de 16 polegadas ou ligas opcionais do mesmo tamanho.

Quem quiser um visual mais robusto pode recorrer a preparadoras especializadas, como a Delta 4×4, que já oferece kits de personalização com para-choques reforçados, pneus maiores e até suspensão elevada, transformando a picape em algo mais próximo de uma Amarok off-road.

Quanto custa e quando chega

Na Alemanha, os preços da nova picape começam em € 46.586 (cerca de R$ 267 mil) na versão diesel mais simples, podendo chegar a € 56.648 (R$ 325 mil) nas configurações mais equipadas. Já os modelos elétricos partem de € 62.128 (R$ 356 mil) e chegam a € 66.316 (R$ 380 mil).

Por enquanto, a Volkswagen não confirmou o lançamento no Brasil, mas o movimento faz sentido: a Amarok vai se manter como picape média “raiz”, enquanto a Transporter Flatbed DoKa pode ocupar um espaço voltado a empresas e frotas que buscam uma alternativa com maior área útil de carga.

A Volkswagen Transporter Flatbed DoKa não é apenas mais uma variante da Transporter: é uma nova picape que combina praticidade, espaço, cabine dupla, motores diesel e opções elétricas com até 286 cv e 600 km de autonomia.

Maior que a Amarok e com uma caçamba que promete facilitar a vida de quem precisa de um utilitário funcional, a novidade coloca a VW em um novo patamar no segmento de veículos de carga. Agora, resta saber: será que veremos a Transporter Flatbed DoKa nas ruas brasileiras?

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tobias nelson
Tobias nelson
03/08/2025 23:39

Se não vier agora, deixa pra mais tarde, quando a Toyota estiver dominando e servindo este mercado promissor, a exemplo das novas Vans que já estão sendo produzidas na Argentina pra serem embarcadas pro Brasil. Logo as cegonheiras estarão passando pela BR101 carregadas dessas Vans, enquanto a VW ainda está pensando. Bem vindo ao Brasil Toyota, aproveite esse campo fértil.

Fabio
Fabio
03/08/2025 18:44

Caraio! Empurrar o Zé povinho com uma parada dessa seria indescritível!

Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x