Tecnologia avançada visa economia de combustível e eficiência energética.
Na busca incessante por eficiência e sustentabilidade, a VLI, uma renomada empresa em soluções logísticas que abrange ferrovias, portos e terminais, deu um salto tecnológico significativo com o projeto Leader. Com foco direto em maximizar a eficiência energética e reduzir a emissão de CO2, essa inovação encontrou seu espaço nos corredores Sudeste e Leste da Ferrovia Centro-Atlântica.
Detalhando o avanço tecnológico
No segundo semestre de 2022, o projeto se estabeleceu inicialmente no Corredor Norte, permitindo que 51 locomotivas equipadas com essa tecnologia assistente de condução cruzassem o caminho entre Porto Nacional (TO) e o sistema portuário de São Luíz (MA). Agora, a tecnologia se estende a mais 110 locomotivas no Corredor Sudeste e outras 29 no Leste, culminando em 190 locomotivas operando sob essa nova dinâmica.
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Com a integração deste software inovador, uma vez que a locomotiva atinge uma velocidade além dos 8 km/hora, o maquinista tem a liberdade de acionar a condução semiautônoma. Cesar Toniolo, o gerente-geral de Engenharia, Desenvolvimento e Tecnologia Operacional da VLI, destaca que o projeto Leader é um marco na jornada de descarbonização da empresa. “A essência desta tecnologia é identificar aspectos operacionais que potencializam a condução de maneira mais eficaz, minimizando o uso de combustíveis fósseis”, ele observa.
Projeções e benefícios futuros
A implementação desta tecnologia traz consigo uma projeção otimista: economizar até 7% no consumo de combustível nos Corredores Leste e Sudeste e 3,5% no Corredor Norte. Com o aprimoramento contínuo e ajustes direcionados, a VLI aspira atingir esses objetivos até 2024. “O programa foi adaptado às particularidades da ferrovia de nossa companhia. A cada teste realizado, otimizações são incorporadas, buscando a excelência do sistema. Atualmente, o projeto passa por etapas de validação e ajuste à realidade operacional da VLI“, detalha Toniolo.
Esse avanço da VLI sinaliza um futuro mais verde e eficiente para o setor ferroviário, reafirmando o compromisso da empresa em combinar inovação tecnológica com responsabilidade ambiental.
Fonte: paulo.fortes@maquinacohnwolfe.