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VLI impulsiona a ferrovia com operação semiautônoma na Ferrovia Centro-Atlântica

Escrito por Corporativo
Publicado em 19/10/2023 às 14:44
Ferrovia Centro-Atlântica
Foto: O Leader integra a estratégia de descarbonização da empresa e permite a identificação de fatores operacionais que habilitam a condução da locomotiva de forma mais eficiente (VLI/Divulgação)

Tecnologia avançada visa economia de combustível e eficiência energética.

Na busca incessante por eficiência e sustentabilidade, a VLI, uma renomada empresa em soluções logísticas que abrange ferrovias, portos e terminais, deu um salto tecnológico significativo com o projeto Leader. Com foco direto em maximizar a eficiência energética e reduzir a emissão de CO2, essa inovação encontrou seu espaço nos corredores Sudeste e Leste da Ferrovia Centro-Atlântica.

Detalhando o avanço tecnológico

No segundo semestre de 2022, o projeto se estabeleceu inicialmente no Corredor Norte, permitindo que 51 locomotivas equipadas com essa tecnologia assistente de condução cruzassem o caminho entre Porto Nacional (TO) e o sistema portuário de São Luíz (MA). Agora, a tecnologia se estende a mais 110 locomotivas no Corredor Sudeste e outras 29 no Leste, culminando em 190 locomotivas operando sob essa nova dinâmica.

Com a integração deste software inovador, uma vez que a locomotiva atinge uma velocidade além dos 8 km/hora, o maquinista tem a liberdade de acionar a condução semiautônoma. Cesar Toniolo, o gerente-geral de Engenharia, Desenvolvimento e Tecnologia Operacional da VLI, destaca que o projeto Leader é um marco na jornada de descarbonização da empresa. “A essência desta tecnologia é identificar aspectos operacionais que potencializam a condução de maneira mais eficaz, minimizando o uso de combustíveis fósseis”, ele observa.

Projeções e benefícios futuros

A implementação desta tecnologia traz consigo uma projeção otimista: economizar até 7% no consumo de combustível nos Corredores Leste e Sudeste e 3,5% no Corredor Norte. Com o aprimoramento contínuo e ajustes direcionados, a VLI aspira atingir esses objetivos até 2024. “O programa foi adaptado às particularidades da ferrovia de nossa companhia. A cada teste realizado, otimizações são incorporadas, buscando a excelência do sistema. Atualmente, o projeto passa por etapas de validação e ajuste à realidade operacional da VLI“, detalha Toniolo.

Esse avanço da VLI sinaliza um futuro mais verde e eficiente para o setor ferroviário, reafirmando o compromisso da empresa em combinar inovação tecnológica com responsabilidade ambiental.

Fonte: paulo.fortes@maquinacohnwolfe.

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