A decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pode gerar impactos inesperados no mercado interno. Um dos setores que pode sentir os efeitos é o de café, tradicional na pauta de exportações do Brasil.
A nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelos Estados Unidos pode alterar o cenário dos preço do café e da carne no Brasil.
Segundo o Ministério da Fazenda, essa mudança pode aumentar a oferta desses produtos no mercado interno, pressionando para baixo os preços.
Exportações devem cair
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou que a tarifa tem potencial para reduzir significativamente as exportações brasileiras para os EUA. “Essa tarifa de 50% chega a ser proibitiva para um conjunto de produtos que nós exportamos”, disse.
-
Brasil cresce menos que China, Índia e até Peru: os 7 entraves técnicos que explicam a estagnação da economia há mais de 40 anos, segundo especialistas
-
PIX surpresa do INSS para aposentados começa dia 25 e pressiona bancos ao acelerar repasses de mais de R$ 1 bilhão
-
CPG: 52,2% dos brasileiros NÃO apoiam a criação de uma moeda do BRICS; 47,8% são a favor —Descubra os detalhes por trás dos votos que dividiram a opinião dos brasileiros.
-
EmpregAI já colocou mais de 10 mil brasileiros no mercado de trabalho em pouco mais de um ano e dispara milhões de alertas pelo app da Carteira de Trabalho Digital
Entre os principais afetados estão a carne bovina e o café.
Mais produto no mercado interno
A avaliação do governo é que, com a queda nas exportações, parte da produção voltada ao mercado externo será direcionada para o consumo doméstico.
Isso pode gerar maior oferta e, consequentemente, diminuição nos preços para o consumidor brasileiro.
Guilherme Mello também apontou que os produtores nacionais podem buscar outros destinos para seus produtos, especialmente os bens básicos como petróleo, ferro, aço, celulose, carne e suco de laranja.
Segundo ele, esses itens têm mais facilidade de realocação em comparação aos bens manufaturados, como aeronaves e máquinas industriais.
Cautela com previsões de inflação no Brasil em 2025
Apesar das projeções, o secretário ponderou que ainda é cedo para estimar os efeitos inflacionários da medida. Ele afirmou que a análise do impacto total é “muito precoce”.
A tarifa, caso mantida, pode forçar o Brasil a redirecionar exportações e pressionar o mercado interno com maior oferta, afetando diretamente os preços da carne e o preço do café.