Com preço entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, a S10 LS manual usada pode exigir manutenção pesada — veja o custo das principais peças.
A caminhonete Chevrolet S10 LS manual 2020 é uma das opções mais procuradas por quem busca força, robustez e um bom custo-benefício.
No mercado atual, o preço do modelo gira entre R$ 130 mil e R$ 150 mil.
Mesmo com a concorrência acirrada entre picapes, a S10 continua sendo uma escolha popular entre motoristas que precisam de desempenho e confiabilidade, tanto na cidade quanto no campo.
-
Sedã híbrido da BYD promete rodar até 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geração anterior, mas ainda é um dos favoritos dos motoristas de app: o sedã automático da Nissan com porta-malas gigante e manutenção barata
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
Mas será que ela continua sendo um bom negócio quando olhamos para o custo de manutenção?
A resposta depende de vários fatores. Por isso, é importante entender quais são os principais gastos que podem surgir ao longo do tempo.
O ideal é sempre avaliar o estado geral do veículo antes da compra. E claro, colocar na ponta do lápis o que pode surgir de despesa nos meses seguintes.
Peças que costumam dar trabalho
Como qualquer carro usado, a S10 LS manual também está sujeita ao desgaste natural de seus componentes. Alguns itens, mais caros, podem pesar no orçamento caso seja preciso trocar.
Um dos componentes mais caros é a turbina, que pode custar cerca de R$ 5.000 para reposição.
É uma peça essencial no funcionamento do motor diesel, e sua falha pode comprometer seriamente o desempenho da caminhonete.
Já os discos de freio dianteiros, com as pastilhas incluídas, têm um custo estimado de R$ 990.
Não é o item mais caro da lista, mas precisa ser trocado com frequência em muitos casos, especialmente se o veículo for usado com frequência em áreas urbanas ou com carga pesada.
Outro ponto importante é a embreagem. Se for necessário substituir o conjunto completo, o valor pode chegar a R$ 1.320.
É comum que esse tipo de troca ocorra por volta dos 100 mil km, mas pode variar dependendo do uso e do estilo de condução.
A bomba de alta pressão, outra peça importante no sistema de injeção dos motores a diesel, também tem um custo alto. Uma nova pode sair por R$ 5.500, o que pode surpreender o bolso de quem não está preparado.
Custos externos e imprevistos
Além das peças internas, também é necessário considerar os custos com itens externos, como pneus e carroceria.
Se os pneus estiverem muito gastos, e for necessário trocar os quatro de uma vez, o valor total pode chegar a quase R$ 7.000. É um gasto alto, mas essencial para garantir segurança e boa dirigibilidade.
Em caso de acidente, os prejuízos podem ser ainda maiores. Um simples reparo na dianteira da caminhonete pode exigir a troca de vários itens, como os dois faróis, o para-choque e o capô.
Somando tudo, esse tipo de conserto pode ultrapassar os R$ 10.000. Em alguns casos, chega perto de R$ 11.000.
Por isso, antes de fechar negócio, é fundamental fazer uma vistoria completa, de preferência com um mecânico de confiança.
Se possível, peça o histórico de manutenção do carro para saber o que já foi trocado e o que ainda pode dar problema.
Um modelo ainda valorizado no mercado
Apesar dos custos de manutenção e eventuais trocas de peças caras, a S10 LS manual 2020 ainda é vista por muitos como uma excelente caminhonete.
Seu desempenho no dia a dia, a força do motor diesel e a robustez da construção são pontos positivos que mantêm o modelo em alta no mercado.
Porém, é preciso ter em mente que o barato pode sair caro. Um carro aparentemente em bom estado pode esconder problemas sérios, principalmente se tiver rodado muito ou passado por manutenções irregulares.
Para quem busca um veículo confiável e está disposto a cuidar bem da manutenção, a S10 pode ser uma boa compra.
Mas o segredo está na avaliação: olhar tudo com calma, conferir cada detalhe e, se possível, negociar um bom preço com base nas condições reais do veículo.