A USP pode finalmente ter uma estação de metrô dentro do campus da Cidade Universitária. O plano diretor, em fase final de aprovação, integra a estação no contexto de um campus mais acessível e conectado.
Em breve, o campus da Universidade de São Paulo (USP), um dos maiores centros acadêmicos do país, pode receber uma importante novidade que promete transformar a rotina dos alunos, professores e funcionários.
A construção de uma estação de metrô dentro da Cidade Universitária, como parte do novo plano diretor do campus do Butantã, é a grande aposta para facilitar o acesso à instituição, melhorar a integração com o transporte público e oferecer mais praticidade para a comunidade.
A proposta é audaciosa e já está em fase final de elaboração. O projeto prevê que a futura estação Universidade de São Paulo, integrada à nova Linha 22-Marrom, seja construída na Avenida Professor Luciano Gualberto, próxima à Reitoria e à Praça do Relógio.
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Segundo informações do Metrô, essa linha irá conectar a cidade de Cotia, na região metropolitana de São Paulo, até a estação Sumaré, na zona oeste da capital, passando ainda pelo município de Osasco e bairros como Pinheiros.
Contudo, a Linha 22-Marrom encontra-se atualmente em fase inicial de estudos e ainda não há uma previsão exata para a licitação ou para o início das obras.
Planos de mobilidade e acessibilidade na USP
A possibilidade de levar uma estação de metrô para dentro do campus da USP é uma ideia que vem sendo discutida há tempos.
Durante a construção da Linha 4-Amarela, que conecta importantes áreas de São Paulo, havia a expectativa de que uma estação pudesse ser instalada nas proximidades da Cidade Universitária.
Porém, devido a dificuldades técnicas e de viabilidade, a estação mais próxima ficou na Avenida Vital Brasil, onde foi inaugurada a Estação Butantã, em 2012.
Até hoje, essa é a parada de metrô mais próxima para os usuários do campus, acessível via linhas de ônibus circulares com tarifa gratuita para os estudantes.
O novo plano diretor, que está sendo consolidado para aprovação final, busca ampliar a acessibilidade interna e externa ao campus, além de incluir projetos que promovam o uso de transportes alternativos, como bicicletas e áreas seguras para pedestres.
As propostas também destacam melhorias na segurança, preservação do patrimônio, e uso sustentável do espaço, e todas estão disponíveis no site oficial da USP.
Linha 22-Marrom: um projeto em progresso
A ideia de construir a Linha 22-Marrom, que integrará o campus da USP ao sistema metroviário, foi anunciada em 2022 pelo Metrô.
Nessa época, foi aberta a licitação para o desenvolvimento do anteprojeto da linha, e, em 2023, foi iniciado o estudo de impacto ambiental e o anteprojeto de engenharia.
A proposta de instalação da estação Universidade de São Paulo já fazia parte das discussões preliminares dessa linha.
De acordo com o Relatório Integrado de 2023 do Metrô, essa linha tem um planejamento complexo, que exige várias etapas de estudo e planejamento.
Esse desenvolvimento tem mobilizado discussões importantes entre a comunidade universitária e os gestores, que defendem a importância de garantir a integração do campus com o transporte metropolitano.
Comunidade universitária debate acessibilidade e sustentabilidade
Desde o mês de setembro, a USP vem realizando audiências públicas para discutir as diretrizes do novo plano diretor, abertas tanto à comunidade acadêmica quanto aos moradores da região.
A previsão é de que, até dezembro, uma versão definitiva do projeto seja aprovada.
A nova estação de metrô e as diretrizes do plano são vistos como um avanço em termos de mobilidade e sustentabilidade, valores cada vez mais destacados nas políticas universitárias.
O novo plano diretor visa também otimizar a infraestrutura do campus, ampliando os serviços oferecidos e as iniciativas voltadas à sustentabilidade e à preservação do patrimônio histórico e ambiental do espaço.
Com a linha de metrô, a USP se tornaria ainda mais acessível e integrada ao contexto urbano de São Paulo, facilitando a vida dos usuários e promovendo uma interação maior com as comunidades vizinhas.
Agora, com a possibilidade da Linha 22-Marrom, a Universidade de São Paulo dá um novo passo para modernizar a experiência de deslocamento no campus, o que pode marcar um momento transformador para a maior universidade do país.
Será que, finalmente, a USP ganhará a estação de metrô que há tanto tempo deseja?