A USP abriu inscrições para mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos voltados ao público com mais de 60 anos. A iniciativa, com mais de 30 anos de história, oferece aulas em diversas áreas do conhecimento, além de atividades culturais e físicas nos campi da capital e do interior.
A Universidade de São Paulo (USP) iniciou nesta segunda-feira (21) as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, voltado exclusivamente ao público com mais de 60 anos. A iniciativa gratuita oferece mais de 5 mil vagas no segundo semestre de 2025, com atividades na capital e nos campi do interior.
Cursos e atividades diversas
As vagas estão distribuídas entre disciplinas regulares da graduação e atividades complementares. São mais de 350 opções em áreas como empreendedorismo, marketing, inteligência artificial, psicologia social, nutrição e oceanografia. Os participantes também podem cursar matérias com alunos de graduação da USP.
Entre as atividades complementares, estão previstas práticas físicas e culturais. Há aulas de dança sênior, yoga, pilates, lian gong e capoeira. Também estão incluídas oficinas de teatro, coral, jogos e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP.
-
Instituto Federal (IFAL) abre curso gratuito 100% online com certificado reconhecido e 160h de aula, veja como participar
-
Curso gratuito no SENAI em parceria com a prefeitura oferece vagas para Eletricista Instalador Predial, Manutenção de Máquinas Industriais e Pedreiro de Alvenaria em Poços de Calda
-
Torne-se um expert em IA sem pagar nada por isso! Senai e Amazon se unem e abrem 200 mil vagas em curso de tecnologia
-
Faça um curso gratuito e online no MEC com 180h, certificado da UFPI e temas como apostas esportivas, currículo espiral e cultura digital
Inscrição e requisitos
As inscrições estão abertas para qualquer pessoa com mais de 60 anos, sem necessidade de vínculo anterior com a universidade. Cada unidade da USP define seu próprio prazo para o encerramento das inscrições. No caso das atividades complementares, o período de inscrição pode variar ao longo do semestre.
Alguns cursos exigem pré-requisitos, mas a maioria não tem exigências. A lista completa de vagas está disponível no site oficial do programa USP 60+.
Envelhecimento ativo
Coordenador do programa, o médico Egidio Lima Dórea destaca a importância do aprendizado continuado. Segundo ele, a troca de experiências entre gerações contribui para um envelhecimento ativo e saudável.
Criado em 1994 pela professora Ecléa Bosi, o programa já tem mais de 31 anos de atuação e é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.