Experimente a história nos trilhos! Este trem na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, revive uma ferrovia histórica para os amantes do turismo
Imagine percorrer os picos verdejantes e enevoados da Serra da Mantiqueira , com o som ritmado de um trem antigo que o levará de volta ao passado imperial do Brasil. A cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, em São Paulo, dará vida a esse sonho com o Expresso da Mantiqueira . Esta joia turística revive uma rota ferroviária histórica , outrora percorrida pelo Imperador Dom Pedro II, combinando paisagens de tirar o fôlego. Pronto para embarcar? Veja por que esta aventura de trem é imperdível!
Uma viagem de volta no tempo
O Expresso da Mantiqueira inaugurou nos dias 5 e 6 de julho de 2025, dando nova vida a um trecho da Estrada de Ferro Minas e Rio , uma ferrovia inativa desde 1991. Originalmente inaugurada em 1884 com ninguém menos que Dom Pedro II a bordo, esta ferrovia paulista foi um pilar da modernização brasileira, conectando os pólos econômicos do Sudeste. Agora, graças à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) , esta viagem de ida e volta de 13 quilômetros da Estação Central de Cruzeiro até a Estação Rufino de Almeida está de volta como um ponto turístico.
“Este projeto é um trabalho feito com amor”, afirma Bruno Crivelari Sanches, presidente da ABPF. “Não estamos apenas restaurando trilhos; estamos trazendo a história à vida para que as novas gerações a vivenciem.”
-
Usuários do Google Maps ficam perplexos após avistarem um rosto misterioso no topo de uma montanha – a ciência explica
-
Milagre da engenharia: cidade flutuante com edifícios sobre estacas de madeira, 150 canais e 400 pontes parece coisa de filme, mas existe
-
O segredo das ‘estradas submersas’ do Ceará não é a maré
-
Lucro de 17.000.000%: investidores que seguraram bitcoins desde 2011 realizam maior ganho da história
O trem que o tempo esqueceu
No centro desta aventura está uma locomotiva diesel-elétrica Alco RSD-8 de 1958 meticulosamente restaurada, à sua antiga glória pela equipe da ABPF nas oficinas da Cruzeiro entre 2017 e 2024. Esta locomotiva, originalmente construída nos EUA e operada até 1999, puxa um único vagão de passageiros com capacidade para 52 passageiros. O trem avança em ritmo tranquilo, permitindo que você aprecie a vegetação da Serra da Mantiqueira e o charme de uma época passada. O próprio vagão, uma joia restaurada do Trem das Águas de São Lourenço , promete conforto com um toque de história.
Uma rota cheia de história
A jornada começa na Estação Central de Cruzeiro, um centro histórico inaugurado em 1878, e serpenteia por um trecho de 6,5 quilômetros até Rufino de Almeida, uma pitoresca estação de 1902 aos pés da Serra da Mantiqueira . Ao longo do caminho, você passará por um curto túnel de 10,8 metros, um teaser para o grandioso Túnel da Mantiqueira , de 998 metros. Ela desempenhou um papel fundamental durante a Revolução Constitucionalista de 1932, com batalhas ocorrendo perto do túnel. O sonho de longo prazo da ABPF? Estender a linha para conectar com Passa Quatro, em Minas Gerais, criando um corredor turístico contínuo entre São Paulo e Minas.
“O Túnel da Mantiqueira é icônico”, observa o historiador ferroviário Marcelo Toledo. “Não é apenas uma passagem pelas montanhas — é uma porta de entrada para o passado do Brasil, marcado pelas lutas de 1932.”
Mais do que apenas uma viagem de trem
Os passeios inaugurais coincidem com o 1º Encontro de Ferromodelismo de Cruzeiro, um evento gratuito na Estação Central, das 9h às 17h, nos dias 5 e 6 de julho. Imagine réplicas de trens em miniatura, artistas ferroviários e entusiastas se emocionando com a história das ferrovias. Os ingressos custam apenas R$ 50 durante o fim de semana de inauguração, vendidos na bilheteria da estação. Após julho, a ABPF planeja viagens mensais, com viagens mais frequentes durante os feriados.
Para quem estiver ansioso para se programar, confira o site oficial da ABPF para atualizações sobre horários e reservas. O endereço da estação? Rua Engenheiro Antônio Penido, ao lado do número 884 do Cruzeiro.
Preservando a alma ferroviária do Brasil
A ABPF, organização sem fins lucrativos fundada em 1977 pelo entusiasta ferroviário francês Patrick Dollinger, é a mente por trás dessa revitalização. Com nove rotas de trem pelo Brasil, de Campinas a Rio Negrinho, a missão da empresa é manter vivo o patrimônio ferroviário do país . O projeto Cruzeiro, parte da Regional Sul de Minas, é o maior até o momento. A empresa já restaurou 6 quilômetros do trecho de 24 quilômetros até o Túnel da Mantiqueira , desenterrando trilhos enterrados manualmente para preservar sua integridade. Os planos futuros incluem um Museu Ferroviário completo em Cruzeiro e a extensão da linha até Minas Gerais.
“Cada trilho que restauramos é um pedaço da história do Brasil”, diz Carlos Alberto Romito de Carvalho, voluntário da ABPF. “É um trabalho árduo, mas ver as famílias curtindo esses passeios faz tudo valer a pena.”
Viagem inesquecível história e beleza nos trilhos da Mantiqueira
Este passeio de trem é uma chance de mergulhar no passado do Brasil enquanto você se deleita com as vistas deslumbrantes da Serra da Mantiqueira. Seja você um apaixonado por história, um entusiasta de turismo ou apenas alguém em busca de um dia único em São Paulo, o Expresso da Mantiqueira é a escolha perfeita. A paixão da ABPF pela preservação das ferrovias, aliada ao charme da pequena cidade de Cruzeiro, faz desta uma viagem que você lembrará por anos.
Tem uma queda de trens ou simplesmente adora uma boa aventura? Deixe um comentário abaixo com suas ideias ou compartilhe esta história com seus amigos para planejarem uma viagem em grupo. Vamos manter a história ferroviária do Brasil viva!