1. Início
  2. / Economia
  3. / Uma das maiores redes de supermercados do Brasil sai do país após vender 343 lojas – Clientes foram surpreendidos!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Uma das maiores redes de supermercados do Brasil sai do país após vender 343 lojas – Clientes foram surpreendidos!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/09/2024 às 11:01
Uma das maiores redes de supermercados do Brasil sai do país após vender 343 lojas – Clientes foram surpreendidos!
Foto: Canva

Uma das maiores redes de supermercados está se despedindo do mercado brasileiro após mais de duas décadas de presença. Conheça a rede de supermercados que vendeu mais de 340 lojas para evitar falência

Uma das maiores redes de supermercados do Brasil, com 23 anos de atuação no país, acaba de vender mais de 340 unidades por um valor surpreendentemente baixo. Enfrentando uma grave crise financeira, a empresa decidiu deixar o mercado brasileiro para evitar uma falência iminente. Essa saída abrupta pegou muitos clientes de surpresa. Neste artigo, você vai descobrir qual rede está abandonando o Brasil e os motivos por trás dessa decisão drástica que chocou o setor varejista.

Qual rede de supermercados saiu do Brasil para evitar falência?

Os últimos anos estão sendo muito complicados para a maioria das empresas, grande parte por conta da crise deixada pela pandemia da Covid-19. Desta forma, é necessário tomar medidas drásticas que muitas das vezes surpreendem os clientes, ainda mais quando se trata de uma grande marca.

Segundo o portal ‘G1’, a rede de supermercados Dia, da Espanha fechou a venda de 100% do seu capital no Brasil, em maio de 2024. A venda foi para um cliente da gestora MAM Asset Management, do Banco Master. A instituição preferiu manter o sigilo sobre quem seria esse cliente.

O Grupo, dono da rede de supermercados, informou que a decisão ocorreu para que fosse possível focar em suas lojas mais rentáveis, que estão localizadas na Espanha e na Argentina. Assim, deixará de aplicar investimentos nas unidades brasileiras, que ainda não se sabe como ficarão de agora em diante.

É importante destacar que o grupo espanhol, uma das maiores redes de supermercados, sairá do Brasil após 23 anos desde o começo de sua história, para evitar uma possível falência, tendo em vista que as lojas não eram mais rentáveis. Porém, ainda não se sabe o que acontecerá com as unidades, que seguem abertas e funcionando do país.

Rede supermercados passa por recuperação judicial

Segundo a companhia, uma das maiores redes de supermercados, anunciou que o Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros, o equivalente a mais de 220 milhões de reais.

Ainda segundo informações do G1, o grupo estava com uma dívida estimada em R$ 268 milhões e devido a isso, entraram em um processo de recuperação judicial, diante do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Conforme relatado pelo Grupo na época, diante dos persistentes resultados negativos registrados no país, a companhia decidiu proceder com o fechamento de 343 lojas e 3 Centros de Distribuição, para tentar dar maior estabilidade ao seu funcionamento e evitar a falência. Agora aguarda a definição de novas decisões estratégicas.

Informações do Uol afirmam que o Grupo Espanhol que controlava o Dia vendeu suas lojas por um preço simbólico de 100 euros, algo que fica em torno dos R$ 600. Agora, a expectativa é que os supermercados ainda abertos consigam dar a volta por cima ou até mesmo ter novos investimentos.

Sobre o Grupo Dia

O Dia Brasil é uma rede de supermercados que completou 23 anos de atuação no território brasileiro em 2024. Sempre em busca de inovação em seus processos, a empresa é comprometida em seguir seus princípios que valorizam a transparência, o respeito e a proatividade de sua equipe, além da redução de burocracias, o respeito e a proatividade de sua equipe, além da redução de burocracias no mercado.

Desta forma, o Dia possui em seu DNA um pilar essencial, que é a proximidade. Com sua sede na Espanha inaugurada em 1979, a empresa expandiu e conquistou novos mercados, como Portugal, Argentina e Brasil, onde conta com mais de 600 lojas atualmente com milhares de colaboradores.

Com o crescimento da operação, a necessidade de capacitar seus talentos também se tornou o foco da empresa, que busca entregar treinamentos constantes às suas equipes.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x