O Eurotúnel é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Com mais de 50 km de comprimento e um custo de construção de quase 120 bilhões de reais
O Eurotúnel é uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana de Engenharia. Com mais de 50 km de comprimento e um custo de quase 120 bilhões de reais, esta construção é um dos projetos mais notáveis e úteis da engenharia recente da humanidade.
Criado para simplificar o transporte e favorecer a economia de duas das principais potências econômicas do mundo, Inglaterra e França, o Eurotúnel celebra em 2024 30 anos do início das atividades. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre essa obra-prima e todos os benefícios que ela tem proporcionado a milhões de europeus.
A ideia de criar uma ligação fixa entre a Grã-Bretanha e a França remonta ao início do século XIX, mas foi apenas em 1986 que o projeto ganhou impulso significativo, com a assinatura do Tratado Anglo-Francês sobre o Túnel da Mancha. Este tratado estabeleceu as bases para a construção e operação do Eurotúnel por empresas privadas, culminando na formação da Joint venture TransManche Link, composta por construtoras britânicas e francesas.
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A construção do Eurotúnel: Uma breve história
Inaugurado em 1994, o Eurotúnel conecta a cidade de Folkestone, no condado de Kent, na Inglaterra, até a comuna de Coquelles, no departamento de Pas-de-Calais, na França. Este túnel submarino atravessa abaixo do Canal da Mancha, um trecho do Oceano Atlântico que separa o sul da Inglaterra do norte francês, sendo a única ligação fixa entre a ilha da Grã-Bretanha e o continente europeu.
Com 50,45 km de comprimento, o Eurotúnel é o terceiro túnel ferroviário em atividade mais longo do planeta. A seção subaquática do túnel, com 37,9 km de comprimento, é a maior do mundo nesse quesito. A construção anglo-francesa é composta por dois túneis ferroviários principais com 7,6 m de diâmetro, separados por um túnel de serviço, todos conectados por passagens transversais e dutos de alívio do pistão.
Benefícios e serviços oferecidos pelo Eurotúnel
O Eurotúnel oferece diversos serviços, incluindo o Eurostar, um trem rápido que conecta Londres a Paris e Bruxelas; o Le Shuttle, que transporta veículos através do túnel; o transporte de caminhões em trem, que permite que motoristas viajem separadamente; e o Europorte, que é o serviço de transporte de carga convencional. Esses serviços contribuem significativamente para a integração e o desenvolvimento econômico das regiões atendidas pelo Eurotúnel.
Desafios e impactos do Eurotúnel
Durante sua construção, o Eurotúnel enfrentou diversos desafios técnicos, incluindo a variação geológica da região e a necessidade de escavar através de condições geológicas variadas. Além disso, o túnel também enfrentou desafios relacionados à imigração ilegal, sendo considerado uma rota atrativa para pessoas que buscam entrar clandestinamente no Reino Unido.
O Eurotúnel é verdadeiramente uma obra-prima da engenharia global, representando uma união bem-sucedida entre a Inglaterra e a França para benefício mútuo. Ao longo dos anos, o Eurotúnel tem proporcionado uma ligação eficiente entre o Reino Unido e a Europa Continental, gerando melhor acessibilidade e fortalecendo a economia local. Como uma das maiores realizações da engenharia moderna, o Eurotúnel continuará a ser uma parte importante da história e da infraestrutura da Europa.
Então… O Brasil tem uma extensão territorial de 8510.000 km quadrados. Enquanto a Inglaterra tem 130.279 km quadrados, a França tem 551.695 km quadrados. Bom, só na França cabem 3 Inglaterras. Façam o cálculo de quantos PAÍSES europeus caberiam no Brasil. So em Minas Gerais poderíamos colocar pelo menos uns 3 PAÍSES. Provavelmente estevtrechozonho de São Paulo seria um país europeu. Dão as verbas e os tramites seriam outros…
Falou bobagens , querer comparar o Brasil com países muito mais desenvolvidos.
É maravilhoso ver a união das nações em prol do bem comum
Enquanto isso no Brasil para fazer uma ponte leva 15 anos se passar de mil metros.aqui em.porto alegre a ponte do Guaíba já faz 10 anos e ainda não está toda liberada….