Carros elétricos chineses aguentam o tranco? Um BYD Dolphin com 200 mil km rodados como Uber mostra que sim
Rodar 200 mil quilômetros com um carro elétrico chinês em apenas dois anos parece loucura? Para Gilson, motorista da Uber no Brasil, essa é só a prova de que o BYD Dolphin é um dos modelos mais confiáveis já lançados por aqui.
Em tempos em que os carros chineses ainda despertam desconfiança em parte dos brasileiros, especialmente no quesito durabilidade, uma história real tem mudado essa percepção. O protagonista é Gilson, motorista de aplicativo que decidiu apostar todas as fichas em um modelo da BYD, marca chinesa que vem crescendo no Brasil com seus veículos 100% elétricos.
O carro? Um BYD Dolphin que já rodou mais de 200 mil quilômetros, dos quais 160 mil foram acumulados somente nos últimos dois anos. E o mais impressionante: com manutenção mínima e sem perda de autonomia na bateria.
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Um carro elétrico colocado à prova todos os dias
Ser carro de Uber não é moleza. Rodar diariamente em centros urbanos, parando e arrancando o tempo todo, exige muito mais dos componentes do que a rotina comum de qualquer motorista. Segundo Gilson, “a rotina é puxada, mas o Dolphin nunca me deixou na mão”.
O modelo usado por ele conta com um motor elétrico de 95 cv (71 kW) e uma bateria de 45 kWh, capaz de entregar até 405 quilômetros de autonomia, segundo dados oficiais do fabricante. E mesmo após dois anos de uso intenso, o painel do veículo ainda exibe exatamente esse mesmo alcance. Ou seja: nenhum sinal de degradação da bateria.
Essa resistência tem impressionado até os mais céticos. Em vídeo publicado no YouTube e replicado por páginas automotivas especializadas, como a InsideEVs Brasil, Gilson mostra em detalhes como o carro está por dentro e por fora — e surpreende ao exibir um interior impecável, sem sinais evidentes de desgaste.
O segredo: manutenção constante e uso consciente
Apesar da quilometragem elevada, o carro está em perfeito estado. Segundo Gilson, o segredo está na manutenção preventiva. “Troco os fluidos no tempo certo, faço revisões regularmente e trato o carro com cuidado, mesmo sendo ferramenta de trabalho”.
A revisão mais recente foi a de 200 mil km, que incluiu a troca de:
- fluido dos engrenagens do motor elétrico,
- líquido de arrefecimento do sistema de tração,
- fluido de freio,
- filtro de ar da cabine.
E só. Nenhuma troca de peças importantes ou queixas relacionadas ao sistema de propulsão. Os freios ainda são os originais, o que reforça como o sistema regenerativo ajuda a preservar o conjunto.
Uma propaganda gratuita para os elétricos da BYD
É claro que o caso de Gilson caiu como uma luva para a BYD, que tem investido pesado no mercado brasileiro. Com preços mais competitivos do que os modelos europeus ou americanos e autonomia razoável para a realidade urbana, o Dolphin se tornou um dos carros elétricos mais vendidos do Brasil.
Segundo dados de emplacamentos da Fenabrave, a BYD é atualmente a montadora que mais cresce no segmento de veículos elétricos e híbridos no país — superando até marcas tradicionais como Renault e Caoa Chery.
E o caso do Gilson só reforça essa reputação. Não é todo dia que um carro 100% elétrico percorre o equivalente a cinco voltas ao redor da Terra em dois anos e segue firme, sem trocar nada além de líquidos e filtros.
Ainda há resistência ao carro elétrico no Brasil?
Mesmo com provas como essa, muitos brasileiros ainda encaram o carro elétrico com cautela. Os principais motivos são o preço de aquisição, a infraestrutura de recarga e a dúvida sobre a durabilidade da bateria. Mas histórias como a do Gilson ajudam a mudar esse cenário.
Vale lembrar que a própria BYD abriu recentemente uma fábrica em Camaçari (BA), em parceria com o governo da Bahia, o que deve reduzir os custos e ampliar a presença da marca no território nacional. A expectativa é de que modelos como o Dolphin fiquem ainda mais acessíveis nos próximos anos.
Para Gilson, não há dúvida: “O carro aguenta firme e me dá menos dor de cabeça do que qualquer outro que já tive”.
Os caras acreditam em político e não acredita em uma pessoa comum que faz um vídeo e coloca sua cara pra bater. Lembrando que desde que lançaram os carros elétricos e não só chineses, vejo um monte de informações que já se provaram falsas (informações coletadas com pessoas conhecidas que tem carro elétricos faz um tempo), isso é intencional, pois quem sempre ganhou dinheiro aqui empurrando carros gestões e caros, pouco conforto, nada de tecnologia, hoje estão perdendo mercado. Qual a dificuldade de entender isso?
Eu mesmo vou comprar um e vou instalar um sistema fotovoltaico pra abastecer, pois vou precisar abastecer todos os dias e sei que não existe economia sem investimento.
Carros gastões***
How about byd seagull
Only drive 200Km, that is new car , what are you worried about.