Empresa desenvolve triciclo elétrico para transporte de cargas com alta autonomia e capacidade de até 350 kg, o modelo recebeu o nome de Yakbike.
A Yakbike é um triciclo elétrico que chama a atenção por usar um motor elétrico que tem a missão de transportar cargas pesadas em sua parte traseira. O sistema de baterias do veículo é forte o suficiente para possibilitar entregas em uma autonomia de até 150 km, com velocidade máxima de 25 km/h.
Triciclo elétrico consegue transportar até 350 kg de carga
A Yakbike é um triciclo desenvolvido com motor elétrico com foco em ajudar na pedalada daqueles que necessitam carregar cargas pesadas. O modelo utiliza um motor elétrico com torque de pouco mais de 17 kgfm e promete carregar até 350 kg de carga em sua parte traseira.
O sistema do triciclo elétrico utiliza uma ou duas baterias, que quando somadas entregam até 150 km de autonomia com uma única carga. A parte traseira pode possuir vários formatos, como uma picape ou ter teto para carregar produtos maiores e mais frágeis.
- Rodovia (BR) tem prejuízo milionário e concessionária encontra uma maneira de amenizar a crise: aumentar o pedágio em MAIS de 100% no pedágio
- Subaru Legacy é o carro perfeito para quem busca potência e conforto! Equipado com motor 3.6L, esse modelo atinge 240 km/h, seu consumo médio é de 9,6 km/l, além de possuir um porta-malas gigante de 506 litros
- Toyota GR86 renasce com novo motor inspirado no Yaris GR: mais de 300 cavalos e tecnologia híbrida prometem performance surreal!
- Nova Ford F-150 2025 surpreende e mantém o potente V8 Coyote: um dos últimos V8 na linha, superando a Ram 1500 em poder e tradição!
O triciclo elétrico adiciona uma roda extra e o conjunto é focado no transporte de cargas, prometendo ajudar na pedalada dos que precisam carregar um pallet enorme, sem muito esforço nas pernas.
A capacidade de entregar uma força para a pedalada com uma duração maior é reforçada por um sistema de freio regenerativo, como nos carros elétricos.
Veículo custará cerca de R$ 56,5 mil
O triciclo elétrico conta com o próprio motor para desacelerar o triciclo, gerando carga neste processo e recompondo parte dos elétrons utilizados pela bateria. Como comparação, este tipo de freio responde por 40% de toda a energia utilizada durante uma prova de Fórmula E, a Fórmula 1 com carros elétricos.
Como o apoio do triciclo elétrico fica nas duas rodas traseiras, ele possibilita que a parte dianteira vire para os lados sem tombar a carga, possibilitando manobras e curvas mais fechadas. Todo o sistema do veículo pesa cerca de 70 quilos e a Yakbike promete carregar até 350 kg de carga com velocidade máxima de 25 km/h.
Os preços não são baratos, começando por 9.990 Francos suíços para a parte traseira parecida com uma picape. Em conversão direta ficaria algo em torno de R$ 56,5 mil e esse preço muda de acordo com o tipo de apoio traseiro para carga, que pode ser maior e para outros objetivos.
Outros modelos de triciclos elétricos presentes no mercado
A empresa Zeway, que está empenhada em se fortalecer em categorias muito movimentadas, como a de scooters e ciclomotores elétricos, veículos de duas ou três rodas capazes de atingir apenas até 50 km por hora de velocidade máxima.
A Zeway fechou uma parceria com estabelecimentos comerciais em Paris e em outras regiões próximas à capital francesa, para conseguir disponibilizar uma rede com aproximadamente 40 estações de recarga de veículos elétricos.
Entretanto a novidade do momento é sua criação: O triciclo elétrico SwapperTriango+. Este triciclo é muito fácil de ser guiado, além de ser um modelo mais estável, diferente das motocicletas convencionais. O modelo conta com um motor elétrico de 5 kW e possui uma potência de 125 cilindradas, bastante semelhante ao modelo Biz e Honda.