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Três décadas depois! Mega construção de ponte feita para aliviar trânsito na BR avança e gera empregos em cargos como eletricista, motorista, montador e muito mais; veja como fazer parte do projeto

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 16/08/2024 às 21:33
A construção da Ponte Matinhos-Guaratuba avança e promete transformar o Paraná. Empregos, desafios e inovação marcam essa mega obra. (Imagem: Foto: DER Paraná)
A construção da Ponte Matinhos-Guaratuba avança e promete transformar o Paraná. Empregos, desafios e inovação marcam essa mega obra. (Imagem: Foto: DER Paraná)

É difícil imaginar que, após três décadas de promessas, uma obra tão aguardada finalmente saiu do papel. A Ponte Matinhos-Guaratuba, com impressionantes 1.244 metros de extensão, começou a tomar forma e promete não apenas aliviar o trânsito da BR-277, mas também impulsionar a economia local com novas oportunidades de emprego.

De acordo com o relatório mais recente, a construção da Ponte de Guaratuba já alcançou 11,12% de conclusão e está rigorosamente dentro do cronograma estabelecido pelo Governo do Paraná.

O consórcio responsável pela obra, Nova Ponte, já iniciou a fase mais complexa da fundação da parte estaiada, uma das características mais marcantes desta grandiosa estrutura.

Enquanto a maior parte da ponte é composta por vigas e colunas de concreto e aço pré-fabricadas, a seção estaiada demanda uma técnica especial, onde cabos de aço são ancorados em torres para sustentar a pista e permitir a navegação livre na baía de Guaratuba.

O trabalho até agora inclui a instalação de nove das 64 estacas de concreto que darão suporte aos 1.244 metros de extensão da ponte. Essas estacas são verdadeiras colunas gigantes, medindo entre 20 a 50 metros de comprimento e pesando até 470 toneladas.

A expectativa é que até o final de 2024, 50 estacas estejam firmemente ancoradas, garantindo a solidez necessária para essa obra monumental. Com uma força-tarefa de aproximadamente 300 funcionários, e com previsões de que esse número possa dobrar durante o pico da construção, o projeto avança de forma consistente.

Desafios únicos e um design icônico

A engenheira Larissa Vieira, que fiscaliza a obra pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), destacou que o trecho estaiado apresenta desafios únicos devido às condições climáticas e marítimas da região.

Segundo ela, “nesse ponto, as estacas são maiores e a influência das marés e do clima torna o trabalho ainda mais delicado”. A estrutura contará com duas torres imponentes, nas quais os estais serão fixados para sustentar a pista, oferecendo um vão-livre de 160 metros para a navegação.

Isso permitirá que embarcações de até 17 metros de altura possam passar sem a necessidade de içamento da ponte, evitando qualquer impacto no tráfego marítimo.

O design escolhido para a ponte é uma referência em arquitetura e engenharia, semelhante a outras pontes icônicas ao redor do mundo, como a Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, e a Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo.

Além de sua funcionalidade, a ponte Matinhos-Guaratuba promete ser um novo atrativo turístico para o Paraná, destacando-se por sua resistência a ventos fortes e condições climáticas adversas. Outro ponto a favor do projeto é a facilidade de manutenção, com cabos que podem ser substituídos sem a necessidade de desmontar partes significativas da estrutura.

Vagas de emprego: oportunidades para diversas áreas

O cronograma da obra está sendo rigorosamente seguido, com uma previsão de conclusão em 24 meses e um orçamento de R$ 386,9 milhões.

A ponte contará com duas pistas em cada sentido, além de faixas de segurança, ciclovia e barreiras de proteção, atendendo aos mais altos padrões de segurança e qualidade.

O progresso da obra é monitorado mensalmente pelo DER/PR e acompanhado por órgãos como o Instituto Água e Terra (IAT) para garantir que todas as normas ambientais sejam respeitadas.

Paralelamente à construção, a obra está gerando novas oportunidades de emprego, essenciais para o avanço do projeto.

Segundo as informações mais recentes, a Agência do Trabalhador de Guaratuba está recrutando profissionais para diversas posições, como eletricistas, motoristas de veículos pesados e operadores de equipamentos especializados. Interessados em se candidatar devem entregar seus currículos diretamente na agência ou entrar em contato por telefone para mais detalhes.

Preservação ambiental

De acordo com o consórcio responsável pela ponte, o impacto da obra vai além do emprego, visto que a construção também tem a responsabilidade de monitorar e preservar o ecossistema da região. O equilíbrio da fauna terrestre e aquática, assim como a flora da baía de Guaratuba, é uma prioridade para garantir que a construção não prejudique o meio ambiente.

Sendo assim, constata-se que, com tantos aspectos desafiadores e inovadores, a Ponte Matinhos-Guaratuba não é apenas uma obra de infraestrutura; é um marco histórico que está transformando a paisagem do Paraná e abrindo novas portas para o desenvolvimento regional.

Mas a grande questão que fica é: será que essa ponte finalmente cumprirá as promessas de aliviar o trânsito e impulsionar o desenvolvimento local, ou será mais uma daquelas obras que não atendem a todas as expectativas?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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