Alterações legais e seus impactos na logística
O setor logístico no Brasil enfrenta novos desafios após decisões judiciais que modificaram a Lei n.º 13.103/15, conhecida como a Lei do Motorista. Essas mudanças afetam diretamente as operações logísticas, exigindo adaptações em relação ao controle, ao custo e à gestão de mão de obra. A legislação atualizada impõe novas diretrizes para a jornada de trabalho e o descanso dos motoristas, resultando em alterações substanciais no sistema de gestão de frotas do segmento rodoviário.
Impacto nos custos e na gestão operacional
Instituições do setor projetam um aumento de 10% a 15% nos custos das transportadoras de longa distância e um crescimento ainda maior, de 25% a 30%, para as de curta distância. Esse acréscimo decorre principalmente de três aspectos: a contabilização do tempo de espera dos motoristas para carga e descarga como parte da jornada de trabalho; a não contabilização do repouso em movimento; e a rigidez no intervalo de 11 horas entre jornadas. Essas modificações exigem uma reorganização operacional e estratégica das empresas de transporte.
Tecnologia e inovação como ferramentas-chave
A necessidade de adaptação a esses novos desafios impulsiona o setor logístico a investir mais em tecnologia. Sistemas avançados de gestão de jornada de trabalho e veículos equipados com telemetria são essenciais para otimizar o acompanhamento de trajetos e alcançar uma eficiência operacional elevada. A informatização do setor também deve contribuir para um aumento na fiscalização, criando um ambiente de concorrência justa e impulsionando a evolução do mercado.
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Desafios de mão de obra e soluções estratégicas
A nova legislação coincide com o envelhecimento dos motoristas brasileiros e a diminuição do número de profissionais jovens ingressando na atividade. Isso sugere uma possível escassez de mão de obra qualificada no futuro. Diante desse cenário, as empresas logísticas precisarão não apenas ajustar seus processos operacionais, mas também buscar estratégias para atrair e reter talentos.
Multimodalidade como estratégia futura
Diante do aumento dos custos no transporte rodoviário, a multimodalidade surge como uma alternativa viável, capaz de oferecer soluções mais econômicas e sustentáveis. A integração de diferentes modais de transporte pode aumentar a competitividade do setor e alinhar as operações às práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), melhorando a eficiência da cadeia logística sob uma perspectiva de custo, sustentabilidade e governança.
Preparação para o futuro logístico
Com as alterações na Lei do Motorista, o setor logístico brasileiro está diante de uma transformação significativa. Embora os desafios sejam evidentes, as mudanças também apresentam oportunidades para inovação e avanço. A eficiência no planejamento, a adoção de novas tecnologias e a exploração da multimodalidade são caminhos que podem mitigar os custos adicionais e fortalecer a competitividade do mercado logístico.
Fonte: Maurício Alvarenga, Diretor Executivo da Tecmar Transportes