1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota Yaris Cross já tem data para ser lançado no Brasil: modelo terá motor de até 113 cv, 30 km/l de autonomia e a promessa de ser o SUV compacto híbrido mais barato do país
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Toyota Yaris Cross já tem data para ser lançado no Brasil: modelo terá motor de até 113 cv, 30 km/l de autonomia e a promessa de ser o SUV compacto híbrido mais barato do país

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/07/2025 às 11:08
Toyota Yaris Cross chega ao Brasil como SUV compacto híbrido, com até 113 cv, consumo de 30 km/l e proposta de preço acessível.
Toyota Yaris Cross chega ao Brasil como SUV compacto híbrido, com até 113 cv, consumo de 30 km/l e proposta de preço acessível.
  • Reação
  • Reação
15 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Novo SUV compacto da Toyota chega ao Brasil com destaque para tecnologia híbrida flex, alta eficiência energética, proposta de preço acessível e pacote robusto de equipamentos de segurança e conectividade.

O Toyota Yaris Cross, novo SUV compacto híbrido da montadora japonesa, está confirmado para chegar ao mercado brasileiro no último trimestre de 2025.

O lançamento promete mudar o cenário dos veículos eletrificados nacionais ao oferecer uma combinação inédita de preço competitivo, eficiência energética e tecnologia, estabelecendo-se como potencialmente o SUV compacto híbrido mais acessível do país.

A expectativa é de que o modelo ocupe o posto de automóvel mais barato da Toyota no Brasil, reforçando a presença da marca no segmento dos utilitários esportivos compactos, cada vez mais disputado.

Produzido em Sorocaba, interior de São Paulo, o Toyota Yaris Cross faz parte de um investimento de R$ 1,7 bilhão da fabricante dentro do pacote de R$ 11 bilhões anunciados para o país até 2030.

O modelo nacional terá motores flex, com opção entre o tradicional 1.5 aspirado e a aguardada motorização híbrida plena, ambos com câmbio automático do tipo CVT.

Essa estratégia visa atender tanto consumidores que buscam economia quanto aqueles interessados em inovação tecnológica, ampliando o alcance do utilitário esportivo no Brasil.

Motor híbrido flex e eficiência energética

O destaque do Yaris Cross está na versão híbrida, que será equipada com sistema HEV (Hybrid Electric Vehicle) flex, combinação inédita no segmento de SUVs compactos.

O conjunto propulsor deve reunir o motor 1.5 de ciclo Atkinson — reconhecido por sua eficiência — com um propulsor elétrico de 81 cv, totalizando uma potência combinada próxima a 113 cv.

Segundo dados da Toyota para o mercado asiático, esse sistema permite um consumo de combustível que pode chegar a 30 km/l, índice muito acima da média entre rivais diretos, além de garantir baixas emissões de poluentes.

Dimensões, espaço e peso

Em relação às dimensões, o Yaris Cross mede 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,61 metro de altura e 2,62 metros de entre-eixos, garantindo espaço interno semelhante ao de concorrentes como Nissan Kicks e Hyundai Creta.

O porta-malas, com capacidade para 471 litros, figura entre os maiores da categoria, assegurando praticidade para uso urbano e viagens.

O peso do veículo, de aproximadamente 1.150 kg, contribui para o desempenho do motor e para o baixo consumo energético.

Motor híbrido flex do Toyota Yaris Cross, divulgado pela Toyota, integra tecnologia de eficiência energética ao SUV compacto. (Imagem: divulgação)
Motor híbrido flex do Toyota Yaris Cross, divulgado pela Toyota, integra tecnologia de eficiência energética ao SUV compacto. (Imagem: divulgação)

Equipamentos, segurança e conectividade

No quesito tecnologia e segurança, o novo SUV compacto trará recursos de última geração.

Entre os equipamentos previstos estão seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, além de avançados sistemas de assistência à condução (ADAS), como alerta de colisão, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e faróis Full LED automáticos.

Nos itens de conforto e conectividade, o modelo se destaca por incluir central multimídia com tela de 10,1 polegadas e integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, instrumentação digital, chave presencial, saída de ar-condicionado para o banco traseiro e acabamento macio em algumas versões.

Autonomia e bateria híbrida

Um diferencial importante do Toyota Yaris Cross híbrido é a autonomia proporcionada pelo sistema HEV flex.

A bateria de 0,7 kWh, localizada sob o banco traseiro, é recarregada durante as desacelerações, dispensando a necessidade de recarga externa.

O modelo é capaz de rodar por curtas distâncias apenas com o motor elétrico, otimizando o consumo em trajetos urbanos e reduzindo ainda mais o uso de combustível fóssil.

No entanto, vale notar que o tanque de combustível da versão híbrida tem capacidade reduzida, com 36 litros, enquanto as variantes a combustão possuem reservatório de 42 litros.

Apesar desse detalhe, a autonomia não é prejudicada devido ao baixo consumo.

Interior do Toyota Yaris Cross, segundo a fabricante, inclui painel digital, central multimídia e bancos com novo padrão de acabamento. (Imagem: divulgação)
Interior do Toyota Yaris Cross, segundo a fabricante, inclui painel digital, central multimídia e bancos com novo padrão de acabamento. (Imagem: divulgação)

Novo cenário da Toyota no Brasil

O lançamento do Yaris Cross acontece em um momento de transição para a linha Toyota no Brasil.

Em 2024, a produção dos modelos Yaris hatch e sedã para o mercado interno foi encerrada, restando apenas unidades destinadas à exportação.

Segundo dados de junho de 2025, os estoques nacionais praticamente se esgotaram, com apenas 146 emplacamentos do hatch e 122 do sedã.

Esse cenário abriu espaço para o novo SUV ocupar uma posição de destaque dentro do portfólio da marca.

YouTube Video

Preço competitivo e plataforma moderna

Além de buscar o posto de SUV compacto híbrido mais barato do Brasil, o Yaris Cross traz outra promessa: ser um dos veículos eletrificados com melhor custo-benefício do mercado nacional.

Segundo estimativas do setor automotivo, o preço inicial da versão híbrida poderá ficar em torno de R$ 165 mil, valor inferior ao do atual BYD King, sedã híbrido plug-in que é comercializado por R$ 169.990.

Essa precificação reforça o objetivo da Toyota de democratizar a tecnologia híbrida, tornando-a mais acessível ao consumidor brasileiro.

O desenvolvimento do Yaris Cross utiliza a plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture), voltada para modelos de baixo custo sem abrir mão de qualidade e segurança.

Essa base foi projetada para atender mercados emergentes e já é empregada em diversos modelos asiáticos, conferindo ao SUV robustez estrutural e boa dirigibilidade.

A Toyota prevê, inclusive, a nacionalização da produção de baterias do sistema HEV a partir de 2026, com montagem prevista também na unidade de Sorocaba.

Traseira do Toyota Yaris Cross, de acordo com informações da marca, traz assinatura em LED e linhas projetadas para o segmento de SUV compacto híbrido. (Imagem: divulgação)
Traseira do Toyota Yaris Cross, de acordo com informações da marca, traz assinatura em LED e linhas projetadas para o segmento de SUV compacto híbrido. (Imagem: divulgação)

Desvantagens e limitações técnicas

Apesar das vantagens, algumas limitações técnicas do Toyota Yaris Cross podem pesar na escolha do consumidor.

O desempenho, com potência combinada de 113 cv, é considerado modesto para quem busca maior esportividade.

Além disso, a capacidade reduzida do tanque na versão híbrida exige abastecimentos mais frequentes, embora a autonomia seja mantida pelo consumo eficiente.

O futuro dos SUVs híbridos compactos

Diante desse cenário, o Toyota Yaris Cross estreia como uma resposta direta à crescente demanda por SUVs compactos econômicos, tecnológicos e com menor impacto ambiental.

Combinando motor flex, propulsor elétrico e foco em acessibilidade, o modelo busca conquistar tanto consumidores tradicionais da marca quanto novos públicos atentos à mobilidade sustentável.

Na hora de escolher um novo SUV compacto, o brasileiro vai priorizar a tecnologia híbrida e o baixo consumo do Yaris Cross, ou ainda prefere apostar na tradição e segurança dos modelos exclusivamente a combustão?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x