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Toyota Vs. BYD! Montadora anuncia meta de 2,5 milhões de veículos fabricados na China até 2030

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 09/11/2024 às 18:13
Toyota, byd,
Foto: Reprodução

Toyota anuncia meta ambiciosa de 2,5 milhões de veículos anuais até 2030 para competir com a BYD no mercado chinês

Segundo informações da Reuters, a Toyota, maior montadora do mundo, tem uma meta ambiciosa para o mercado chinês nos próximos anos: fabricar até 2,5 milhões de veículos por ano na China até 2030, segundo fontes internacionais. Um dos objetivos seria recuperar o espaço perdido para a BYD.

Esse plano marca uma mudança importante para a montadora no maior mercado automotivo do mundo, com a intenção de recuperar espaço perdido para empresas locais, como a BYD. O volume esperado representa um aumento de 63% em relação ao recorde de 1,84 milhão de veículos em 2022.

Aproximação com o mercado chinês dominado pela BYD

Diferente de outras montadoras japonesas, que optaram por reduzir sua presença na China, a Toyota aposta em uma abordagem mais colaborativa com o mercado local.

A empresa planeja aumentar a independência de seus executivos locais, transferindo para eles mais responsabilidades no desenvolvimento de veículos. Essa mudança, portanto, busca assegurar que, consequentemente, as preferências dos consumidores chineses sejam atendidas de maneira mais ágil e eficiente.

BYD, Toyota
Foto: Divulgação

Parceria com joint ventures locais

A estratégia inclui uma maior aproximação com as duas joint ventures que a Toyota possui na China, a FAW Toyota Motor e a GAC ​​Toyota Motor. A montadora visa consolidar a produção de cada veículo em uma das joint ventures, otimizando custos e aumentando a eficiência.

Com isso, o mesmo modelo de carro poderá estar disponível nas entregas de ambas as parcerias, facilitando o transporte e simplificando a complexidade de produção.

Desafios da Toyota no mercado chinês

Apesar do plano ambicioso, a Toyota enfrenta desafios importantes na China. A competição com as montadas locais, especialmente na produção de veículos elétricos e acessíveis, tem sido intensa.

Marcas como Hongqi e Aion EV, do FAW Group e GAC Group, respectivamente, têm superado as vendas dos modelos da Toyota. Esse desempenho reflete o apelo das marcas locais, que são mostradas mais ágeis na adaptação às demandas do mercado.

Investimento da Toyota em pesquisa e desenvolvimento

Para se manter competitiva, a Toyota pretende aprofundar a cooperação entre seu centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Jiangsu e suas joint ventures chinesas. A meta é acelerar a criação de veículos eletrificados e conectados, alinhados com a preferência do público chinês por tecnologias avançadas.

A integração do know-how local na produção de novos modelos é uma das apostas para consolidar a presença da marca no país.

Impactos nos fornecedores Japoneses

A entrega da Toyota também afeta diretamente seus fornecedores japoneses que operam na China. Empresas do setor de autopeças enfrentam dificuldades para manter sua competitividade diante das inovações rápidas das marcas chinesas.

A Toyota espera que o aumento de produção ajude a tranquilizar esses fornecedores sobre sua permanência no mercado, garantindo a continuidade das cadeias de suprimentos.

Pressão sobre o lucro operacional

A Toyota anunciou, assim, uma queda no lucro operacional na China no primeiro semestre do ano fiscal, resultado dos altos custos com marketing devido, sobretudo, à intensa concorrência com marcas chinesas.

A busca por estratégias de corte de custos e eficiência em produção está no centro dos esforços da montadora para aumentar a rentabilidade.

Retirada de outras montadoras Japonesas

A estratégia da Toyota também contrasta com a postura de outras montadoras japonesas na China. Recentemente, a Mitsubishi Motors decidiu se retirar do país, enquanto a Honda e a Nissan optaram por reduzir suas compras locais.

A Toyota, por outro lado, pretende consolidar sua participação no mercado chinês, investindo, assim, na sinergia com parceiros locais e expandindo sua linha de produção.

O compromisso da Toyota com a China representa uma tentativa de recuperação no maior mercado automotivo do mundo.

Com o aumento da produção e a aproximação com as joint ventures locais, a montadora busca não apenas conquistar novos consumidores, mas também solidificar sua posição diante da intensa concorrência.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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