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Toyota decreta o fim dos motores a combustão e decide focar apenas em híbridos para mudar a indústria automotiva 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/09/2024 às 09:59
Toyota decreta o fim dos motores a combustão e decide focar apenas em híbridos e mudar a indústria automotiva 
Foto: Dall-e

Fim dos motores a combustão? Toyota anuncia mudança drástica na indústria automotiva e planeja focar apenas em motores híbridos até a próxima década, confira os detalhes!

A Toyota, gigante japonesa no setor de veículos, pode se tornar a primeira montadora sem carros com apenas motores a combustão em seu portfólio. Foi o que afirmaram dois executivos da empresa à Reuters, sem divulgar suas identidades. Conforme a notícia, a marca se prepara para ter um portfólio Toyota e Lexus 100% focados em modelos híbridos na indústria automotiva. Esse seria o início do fim dos motores a combustão?

Entenda porque a Toyota decretou o fim dos motores a combustão

As políticas para redução de emissões de carbono nos Estados Unidos seriam fatores que alavancaram a decisão da gigante da indústria automotiva, segundo as fontes ouvidas pela agência internacional. Isso porque a Toyota desembolsa quantidade bilionária de recursos no pagamento de multas e custos regulatórios.

Um portfólio verde, portanto, ajudaria a marca a cumprir com as regras determinadas pelo governo norte-americano. Daqui a alguns anos, novos padrões de emissões de poluentes entrarão em vigor no país, ou seja, a partir de 2027. Desta forma, mais um motivo para a montadora japonesa se adaptar logo à legislação de motores a combustão.

Outro fator para essa mudança na indústria automotiva, seria a redução na demanda do mercado por modelos elétricos. Segundo pesquisas recentes, há uma desvalorização dos modelos a bateria nos EUA. Em uma lista que apontou os 15 carros mais desvalorizados dos últimos 12 meses, seis deles são elétricos. O Tesla Model 3 lidera a lista publicada pelo site iSeeCars.

Contudo, a Toyota planeja transformar cerca de 30% de sua frota global para veículos elétricos até o começo da próxima década, conforme informações da Reuters. O foco da marca japonesa seria nos modelos mais vendidos concentrados em um pequeno número.

Toyota está atrasada na descarbonização?

As fontes acrescentam que há uma grande chance de os veículos com motores a combustão se tornarem híbridos plug-in, com uma bateria maior. O chefe de vendas e marketing da Toyota na América do Norte, David Christ, afirmou que a marca analisará cada caso. Segundo o executivo, no futuro, a marca planeja avaliar linha por linha e se faz sentido adotar um modelo totalmente híbrido.

A Toyota é a fabricante de automóveis tradicional que está mais atrasada no processo de eletrificação de seus carros. Contudo, isso é planejado e a empresa não apostou tudo em carros elétricos em nenhum momento e segue firme e forte em sua estratégia de carros híbridos e movidos a célula de hidrogênio. Desta forma, a marca foi uma das únicas empresas que não teve de voltar atrás com seus planos após a queda nas vendas de veículos totalmente elétricos.

Após quase 30 anos do lançamento do Prius, seu primeiro carro híbrido, a marca se prepara para transformar grande parte de sua frota de carros, ou talvez toda, Toyota e Lexus em modelos híbridos.

Como ficará a indústria automotiva brasileira com o fim dos motores a combustão?

No Brasil, a Toyota já comercializa carros híbridos há mais de uma década, desde a chegada do Prius em 2013. Desde aquele momento, muita coisa mudou e a empresa parece cada vez mais focada em eletrificar parte de sua frota. Desde 2019, a montadora nacionalizou a produção de seus modelos híbridos-flex (os primeiros do mundo), com o Corolla e logo depois o Corolla Cross.

A estratégia funcionou tão bem que a Toyota anunciou investimento bilionário na indústria automotiva para nacionalizar a fabricação do seu sistema híbrido. O investimento de mais de R$ 11 bilhões anunciado pela empresa no Brasil no último ano tem como objetivo principal a produção nacional de um conjunto híbrido plug-in flex, com motores e baterias nacionais.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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