1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota Corolla XRS 2013: motor de 153 cv e confiabilidade mantêm interesse pelo sedã
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 14 comentários

Toyota Corolla XRS 2013: motor de 153 cv e confiabilidade mantêm interesse pelo sedã

Publicado em 11/07/2025 às 14:21
Toyota Corolla XRS 2013: A Análise Completa do "Tiozão da Suquita" que Ainda é um Ótimo Negócio
Toyota Corolla XRS 2013: A Análise Completa do “Tiozão da Suquita” que Ainda é um Ótimo Negócio
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
122 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Com fama de inquebrável e muito conforto, o Toyota Corolla XRS 2013 é um dos sedãs mais procurados no mercado de usados, mas é preciso ficar de olho em seus problemas crônicos antes de fechar negócio.

O Toyota Corolla XRS 2013 é um daqueles carros que se recusam a envelhecer no mercado de usados. Apelidado de “Vovorolla” ou “Corolla do tiozão”, o sedã da décima geração continua a ser uma das opções mais seguras e desejadas para quem busca um carro confortável e, acima de tudo, confiável.

De acordo com avaliações de publicações especializadas da época, como a revista Quatro Rodas, a versão XRS foi a tentativa da Toyota de dar um ar mais esportivo ao seu sedã consagrado. Hoje, mais de uma década depois, a análise de seus pontos fortes e fracos revela por que ele ainda é um fenômeno de vendas e o que um futuro proprietário precisa saber.

O que é o Corolla XRS? A versão “esportivada” da 10ª geração

O Toyota Corolla XRS 2013 é a versão com apelo visual esportivo da décima geração do sedã. Ele se diferencia das outras versões por detalhes estéticos exclusivos:

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!
  • Saias laterais, spoiler dianteiro e um aerofólio na tampa do porta-malas.
  • Rodas de liga leve de 16 polegadas pintadas na cor cinza grafite.
  • Faróis com máscara negra.
  • Interior com bancos de couro preto e costuras vermelhas.
  • Volante com base achatada, exclusivo da versão.

O coração do “Vovorolla”: o motor 2.0 de 153 cavalos

Toyota Corolla XRS 2013, o sedã que não desvaloriza: o modelo com motor de 153 cv e fama de confiável que ainda é um ótimo negócio

O motor do Toyota Corolla XRS 2013 é o conhecido 2.0 16V com duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i). Ele entrega 153 cavalos de potência e 20,7 kgf.m de torque quando abastecido com etanol.

O câmbio é um automático de quatro marchas, que, embora datado para os padrões atuais, é extremamente robusto e confiável. O conjunto leva o sedã de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos, com velocidade máxima de 193 km/h.

Os pontos fortes: por que o Corolla XRS ainda é tão procurado?

A longevidade do Corolla no mercado de usados se deve a três pilares:

  1. Confiabilidade Lendária: O conjunto de motor e câmbio é famoso por ser “inquebrável”. Não é raro encontrar relatos de donos que rodaram mais de 150.000 km apenas com as manutenções básicas.
  2. Conforto Superior: A suspensão desta geração é conhecida por ser extremamente confortável, absorvendo muito bem as irregularidades do asfalto brasileiro.
  3. Baixa Desvalorização: O Corolla é um dos carros que menos perdem valor no mercado de usados, o que o torna um investimento seguro na hora da revenda.

Os pontos fracos: o que você precisa saber antes de comprar

Nem tudo são flores. O Toyota Corolla XRS 2013 tem alguns pontos de atenção e problemas crônicos que um comprador deve verificar.

Caixa de direção elétrica: é o principal ponto de reclamação. A primeira geração de direção elétrica do Corolla pode apresentar barulhos e folgas. É fundamental testar o carro com os vidros abertos para ouvir qualquer ruído.

Presilhas do para-choque: as presilhas que fixam os para-choques são frágeis e podem quebrar, deixando as peças desalinhadas.

Consumo de combustível: o motor 2.0 com câmbio de 4 marchas não é um exemplo de economia. Os dados oficiais da época apontam um consumo de 8,2 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, com gasolina.

Lista de equipamentos: comparado a rivais da mesma época, como o Renault Fluence ou o Peugeot 408, o Corolla era menos equipado.

O preço em 2025: quanto custa ter o sedã na garagem?

YouTube Video

O preço de um Toyota Corolla XRS 2013 usado, segundo a Tabela FIPE, gira em torno de R$ 65.000. O valor pode variar bastante dependendo do estado de conservação do veículo.

Ele é uma excelente opção para quem busca um carro espaçoso, confortável e com uma mecânica à prova de problemas. No entanto, é preciso estar ciente de seus custos de manutenção e do consumo mais elevado.

E você, teria um Toyota Corolla XRS 2013 na garagem? Acha que a confiabilidade compensa os pontos negativos? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
14 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdir
Valdir
18/07/2025 07:25

Quanto ao consumo..depende de quem está no volante…meu faz 12.7 na cidade e 14.6 em viajem…

Valdir
Valdir
18/07/2025 07:23

Tenho um xei 2.0 2014 e não troco por nenhum outro do mesmo ano!!! Pois os pontos negativos relatados….não dá pra levar em consideração, tem carros do mesmo nível que vivem na oficina…

Essinei
Essinei
16/07/2025 17:52

Isso e verdade ,tenho um XRS 13 com 148 mil km rodados e só troco óleo e pneus ,manutenções preventivas de 40 em 40 mil km rodados e só andar.

Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x