Segundo nova legislação, dois modelos do Toyota Corolla híbrido receberam isenção total de IPVA no Estado de São Paulo neste ano de 2025
O Toyota Corolla Altis Hybrid e o Corolla Cross Hybrid são os únicos veículos híbridos que receberam a isenção total do IPVA em 2025, conforme a nova legislação do Estado de São Paulo. A medida faz parte de uma estratégia do governo para incentivar a produção local e o uso de tecnologias sustentáveis, de acordo com o site Garagem 360.
Entenda a lei que beneficiou o Toyota Corolla híbrido
A isenção de IPVA para os modelos híbridos flex foi estabelecida pela Lei Estadual nº 18.065, de 18 de dezembro de 2024. De acordo com o artigo 5º desta lei, os veículos elegíveis para a isenção devem possuir as seguintes características:
- Tecnologia Híbrida Flex: Combinação de motor a combustão flex (etanol e gasolina ou somente etanol) com motor elétrico.
- Preço: Valor do veículo até R$ 250.000,00.
- Potência: Mínimo de 40 kW (54 cv) de potência elétrica.
- Sistema Elétrico: Alimentado por um sistema de tensão mínima de 150 V, com recuperação de energia para as baterias.
Os modelos da Toyota de Corolla, fabricados em Sorocaba, interior de São Paulo, atendem a todas essas exigências, garantindo sua isenção.
-
Sedã híbrido da BYD promete rodar até 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geração anterior, mas ainda é um dos favoritos dos motoristas de app: o sedã automático da Nissan com porta-malas gigante e manutenção barata
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
Outras Montadoras Ficaram de Fora
Modelos como o Fiat Pulse e o Fastback Bio Hybrid, apesar de também serem híbridos flex, não se qualificaram para a isenção. Isso se deve às especificações técnicas inferiores, como motores elétricos menos potentes e sistemas elétricos de tensão menor.
Além da Fiat, veículos híbridos leves de outras marcas como Kia, Caoa Chery e outros também ficaram de fora da isenção, não atendendo aos requisitos mínimos estabelecidos pela nova lei.
Justificativa do Governo para isenção do IPVA
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, explicou que a lei foi pensada para fortalecer a indústria automobilística local. Segundo ele, a medida visa atrair e priorizar a produção de veículos híbridos no estado de São Paulo, com marcas como GM, GWM, Toyota e Volkswagen já confirmando planos de produção local.
Freitas enfatizou que o benefício será destinado apenas aos veículos produzidos no estado, excluindo os fabricados em outras regiões ou no exterior. Essa decisão exclui explicitamente veículos como os da BYD, que possuem unidades de produção na Bahia.
Acho que esse Tarcísio não deve bater muito bem dá cachola, pois ele me parece meio com o coringa…kkkk
Eu amei a matéria, isso deixa os brasileiros como eu, cheios de alegria e esperança que ainda vamos nos tornar uma boa nação. Vejo os carros Híbridos como uma Solução Sustentável e mais viável no nosso país, devido os alagamentos que temos, precisamos nessa situação do motor a combustão e fora dessa situação do conforto e eficiência que os motores elétricos fornecem.😁
Vc não sabe o que digitou, uma pergunta, vc leu o que escreveu, nada com nada….kkkk, mas cada um digita a besteira que quizer..kkkk