A Toyota anunciou seus planos de lançar um novo carro elétrico em um futuro próximo. O modelo chegará na indústria automotiva com baterias de estado sólido e autonomia além do padrão de 1.000 km.
A Toyota está programando o lançamento de um carro elétrico equipado com baterias de estado sólido em alguns anos. A notícia foi revelada por um executivo da empresa durante uma cúpula de investimentos na Índia na última quinta-feira (11). Essas baterias de estado sólido prometem recarregar mais rapidamente e oferecer uma autonomia superior, representando um avanço significativo na indústria automotiva.
Novo carro elétrico com autonomia de 1.200 km chega em 2028 à indústria automotiva
As novas baterias são um elemento-chave na estratégia da Toyota para recuperar o terreno perdido para a Tesla e rivais chineses, como a BYD, no setor. No último ano, a Toyota e a refinaria de petróleo Idemitsu Kosan disseram que se uniriam para desenvolver e produzir em massa baterias de estado sólido, que planejam comercializar em 2027 e 2028 e que serão seguidas de produção em massa.
Segundo o diretor da Toyota Kirloskar Motor na Índia, Vikram Gulati, a empresa lançará um novo carro elétrico com baterias de estado sólido daqui a alguns anos. Ele será um modelo que poderá ser recarregado em 10 minutos e que oferecerá autonomia de 1.200 quilômetros e a expectativa de vida será muito boa, afirma Gulati.
- Fim do segredo da BYD? Montadoras japonesas descobriram como a montadora chinesa produz carros mais baratos!
- Revelado! Caminhão e o motor utilizado na cena famosa do filme Olhos Famintos
- O retorno da lenda: O novo Fiat Uno é a aposta da Stellantis para o futuro!
- Para que servem os pelos ou cabelinhos dos pneus? Descubra agora sua função e importância!
É importante destacar que as baterias de estado sólido são tecnológicas, mas demandam muitos estudos e trabalhos para se adequarem perfeitamente aos carros. Já em 2022, a Toyota afirmou que em 2025, haveria um carro elétrico seu na indústria automotiva já com esse tipo de bateria.
Entretanto, nenhuma notícia a mais sobre ele foi divulgada. Essa bateria é tão diferente, que promete uma carga de 10% até 80% em apenas 10 minutos e uma autonomia de 1 mil km com apenas uma carga.
Uma nova bateria da Toyota chegará ainda em 2026
O maior desafio é a produção complexa das baterias de estado sólido. Cada camada das células deve ser empilhada de forma rápida, precisa e sob altíssima pressão além de terem sensibilidade maior a fatores como umidade e oxigênio.
Entretanto, aparentemente, a Toyota já conseguiu contornar esse problema, assim como o da durabilidade menor dessas baterias. A montadora japonesa é a líder em patentes para esse tipo de baterias, tendo 8.274 registros de acordo com a GlobalData.
De acordo com Vikram Gulati, a ideia é ir trabalhando aos poucos no desenvolvimento dos novos modelos de bateria de estado sólido e, desta forma, também expandir, gradativamente, a autonomia por carga dos carros elétricos, além de reduzir o tempo necessário para uma carga completa do sistema.
O primeiro passo da Toyota será a implementação de baterias mais modernas, ainda de íons de lítio, entretanto, com o “sobrenome” Performance. Elas chegariam em 2026 para dar um up de 20% na autonomia dos carros e reduzir o tempo de carga para 20 minutos.
Número de vendas da Toyota em 2023
Enquanto essas baterias “milagrosas” não chegam à indústria automotiva, a Toyota segue avançando com os elétricos. Para mostrar o quanto o mercado brasileiro aderiu ao novo segmento, no começo deste mês, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), divulgou o total de vendas de carros eletrificados ao longo dos 12 meses de 2023 em todo o território nacional.
Surpreendentemente, os dois carros que dominam o total de carros eletrificados foram dois da Toyota. Os irmãos Corolla e Corolla Cross desbancaram os novos Dolphin, Song Plus, Ora 03 e Haval H6. Enquanto o sedan médio da japonesa vendeu 7.885 unidades das versões híbridas, o SUV médio híbrido foi entregue para mais de 12.115 clientes.