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Rodovia da morte: considerada uma das mais perigosas do Brasil, a BR-381 assusta motoristas

Publicado em 17/05/2025 ร s 16:36
Rodovia da morte considerada uma das mais perigosas do Brasil, a BR-381 assusta motoristas
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BR-381: trechos perigosos, acidentes frequentes e duplicaรงรฃo lenta preocupam motoristas em Minas Gerais, especialmente entre Belo Horizonte e Governador Valadares, conhecido como o trecho mais letal da rodovia.

Conhecida como a rodovia da morte, a BR-381 รฉ considerada uma das rodovias mais perigosas do Brasil. O trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares concentra os maiores รญndices de acidentes em estradas federais do estado de Minas Gerais. Somente em 2023, foram registrados mais de 2.600 acidentes, com 171 mortes confirmadas, segundo dados da Polรญcia Rodoviรกria Federal. Apesar do inรญcio das obras de duplicaรงรฃo, a rodovia segue operando em grande parte com pistas simples, curvas perigosas e ausรชncia de acostamento, mantendo o alerta para motoristas que percorrem diariamente essa rota.

Acidentes frequentes mantรชm alerta para motoristas

De acordo com dados da Polรญcia Rodoviรกria Federal (PRF), somente em 2023 foram contabilizados 2.641 acidentes no trecho mineiro da BR-381. Desses casos, 171 resultaram em mortes, e mais de 3.400 pessoas ficaram feridas. Os nรบmeros colocam a BR-381 no topo do ranking de rodovias federais com mais ocorrรชncias no estado de Minas Gerais.

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Boa parte desses acidentes ocorre em รกreas de pista simples, com curvas fechadas, trรกfego intenso de caminhรตes e ausรชncia de acostamento. Mesmo nos trechos duplicados, a imprudรชncia de motoristas, aliada ร  infraestrutura precรกria, contribui para colisรตes frontais e saรญdas de pista.

A rodovia da morte corta regiรตes com grande movimento logรญstico e urbano. Diariamente, milhares de veรญculos utilizam o trecho entre a capital mineira e o Vale do Rio Doce para transporte de cargas e deslocamento entre cidades do interior.

Obras de duplicaรงรฃo avanรงam com previsรฃo de oito anos

Com o objetivo de reduzir os รญndices de acidentes em uma das rodovias mais perigosas do Brasil o governo federal assinou em janeiro de 2025 um contrato de concessรฃo com a empresa Nova 381. O acordo prevรช investimento de R$ 9,3 bilhรตes ao longo dos prรณximos 30 anos. A iniciativa inclui a duplicaรงรฃo de 106 quilรดmetros da rodovia e a construรงรฃo de mais 83 quilรดmetros de faixas adicionais.

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De acordo com o Ministรฉrio dos Transportes, as obras foram iniciadas com um plano emergencial de 100 dias. Esse primeiro momento estรก concentrado na recuperaรงรฃo de trechos danificados e melhoria da sinalizaรงรฃo, com trabalhos jรก em andamento entre os municรญpios de Caetรฉ e Joรฃo Monlevade.

A estimativa oficial รฉ de que a duplicaรงรฃo total seja concluรญda em atรฉ oito anos, com entregas escalonadas conforme o avanรงo das frentes de trabalho. A previsรฃo รฉ de que as faixas adicionais e demais melhorias comecem a trazer resultados para a seguranรงa viรกria ainda nos primeiros dois anos da concessรฃo.

Cobranรงa de pedรกgio e pontos de parada fazem parte do novo projeto

Alรฉm da duplicaรงรฃo, o projeto da Nova 381 contempla a instalaรงรฃo de cinco praรงas de pedรกgio, cuja cobranรงa deve iniciar apรณs o 12ยบ mรชs de operaรงรฃo. O modelo prevรช isenรงรฃo para moradores locais e descontos progressivos para veรญculos de uso frequente, como caminhรตes de transporte intermunicipal.

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Estรฃo previstas tambรฉm รกreas de escape, pontos de parada para caminhoneiros, passarelas para pedestres e acessos remodelados nos principais entroncamentos da rodovia. Esses elementos tรชm como foco melhorar as condiรงรตes de circulaรงรฃo e reduzir o tempo de resposta em situaรงรตes de emergรชncia.

A BR-381 serรก monitorada por cรขmeras de vigilรขncia e centros de controle operacional em tempo real, segundo o projeto da concessionรกria. A ideia รฉ permitir maior agilidade no atendimento a ocorrรชncias e no suporte aos motoristas em situaรงรตes adversas.

Histรณrico de atrasos e interrupรงรตes contribuiu para agravamento da situaรงรฃo

As condiรงรตes da rodovia da morte sรฃo agravadas pelo histรณrico de obras paradas e promessas nรฃo cumpridas. A duplicaรงรฃo da BR-381 comeรงou a ser discutida ainda nos anos 1990, mas sรณ foi oficialmente iniciada em 2014. Desde entรฃo, houve diversos entraves, como problemas com licitaรงรตes, rescisรตes contratuais e dificuldades de repasse de verbas.

Durante quase uma dรฉcada, apenas trechos isolados foram concluรญdos. O restante da rodovia manteve-se com pistas simples e sem estrutura adequada para o volume de trรกfego. Essa situaรงรฃo contribuiu para que a BR-381 se mantivesse no topo da lista de rodovias com mais registros de acidentes e mortes.

A nova concessรฃo รฉ vista como uma tentativa de acelerar os trabalhos com cronograma definido e fiscalizaรงรฃo mais rรญgida por parte da Agรชncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Rodovia da morte รฉ motivo de apreensรฃo entre caminhoneiros

Para os motoristas de caminhรฃo que cruzam a BR-381 diariamente, o trajeto รฉ sinรดnimo de atenรงรฃo redobrada. A presenรงa de subidas รญngremes, descidas perigosas e pontos sem acostamento sรฃo apontadas como fatores de risco. Muitos relatam dificuldades durante o perรญodo noturno ou em dias de chuva, quando a visibilidade cai e o perigo aumenta.

Caminhoneiros tambรฉm reclamam da ausรชncia de locais seguros para descanso e da mรก conservaรงรฃo de trechos com buracos e sinalizaรงรฃo precรกria. Mesmo com o inรญcio das obras, os trabalhadores seguem enfrentando situaรงรตes de risco enquanto o novo projeto nรฃo รฉ integralmente executado.

BR-381 continua exigindo cuidado e atenรงรฃo

Enquanto as melhorias estruturais nรฃo sรฃo finalizadas, a rodovia da morte segue exigindo cuidado redobrado por parte dos condutores. A BR-381 รฉ, atualmente, uma das rodovias mais perigosas do Brasil, segundo dados da PRF e estudos da Confederaรงรฃo Nacional do Transporte (CNT).

Os nรบmeros apontam que o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares segue como um dos mais letais do paรญs. A combinaรงรฃo entre alto fluxo, infraestrutura precรกria e ausรชncia de duplicaรงรฃo ainda representa risco elevado para quem precisa trafegar por esse corredor viรกrio.

Apesar dos planos em andamento, a situaรงรฃo atual da BR-381 exige atenรงรฃo constante dos รณrgรฃos fiscalizadores e colaboraรงรฃo dos motoristas para que novos acidentes sejam evitados.

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Dรฉbora Araรบjo

Dรฉbora Araรบjo รฉ redatora no Click Petrรณleo e Gรกs, com mais de dois anos de experiรชncia em produรงรฃo de conteรบdo e mais de mil matรฉrias publicadas sobre tecnologia, mercado de trabalho, geopolรญtica, indรบstria, construรงรฃo, curiosidades e outros temas. Seu foco รฉ produzir conteรบdos acessรญveis, bem apurados e de interesse coletivo. Para sugestรตes de pauta, correรงรตes ou contato direto: deborasthefanecruz@gmail.com

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