Fabricante americana supera Tesla e assume liderança nas vendas de carros elétricos no Canadá, impulsionada por novos modelos e fim dos subsídios.
A Tesla já não é mais a líder dos carros elétricos na América do Norte. No primeiro trimestre deste ano, a General Motors (GM) ultrapassou a empresa de Elon Musk no Canadá, marcando uma virada importante no mercado de veículos elétricos da região.
Ascensão da GM no Canadá
Durante anos, a Tesla dominou o mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos e no Canadá.
Nenhuma empresa conseguia rivalizar com o volume de vendas da companhia de Austin. Porém, este cenário mudou no Canadá.
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Dados recentes mostram que a General Motors superou a Tesla em vendas de carros elétricos durante o primeiro trimestre.
Com um portfólio de 13 modelos elétricos, a GM conseguiu aumentar suas vendas em 252% entre janeiro e março.
No total, a montadora de Detroit vendeu 5.750 veículos elétricos neste período. Esse volume foi suficiente para superar a Tesla no país.
Entre os modelos da GM, o Chevy Equinox EV liderou as vendas com 1.892 unidades. O Chevrolet Silverado EV apareceu em seguida com 894 registros.
Outro destaque foi o OPTIQ, modelo elétrico básico da Cadillac, que vendeu 615 unidades. Este número ficou próximo das 720 unidades comercializadas do Cadillac Lyriq, primeiro elétrico da marca.
Até mesmo o GMC Hummer EV, conhecido pelo alto preço e tamanho, teve aumento de 88% nas vendas, chegando a 252 unidades no período.
Queda nas vendas da Tesla
Enquanto a GM apresentava crescimento, a Tesla registrou vendas de 524 unidades na região de Quebec durante o mesmo trimestre.
O número evidencia as dificuldades recentes da companhia, que já enfrenta situações semelhantes em outros mercados.
Na Europa, a Volkswagen assumiu a liderança, enquanto na China a BYD ocupa o primeiro lugar no segmento.
O Canadá é apenas mais um capítulo na sequência de perdas da Tesla no mercado global de veículos elétricos.
Apesar das declarações de Elon Musk, que minimiza os problemas, os números mostram um cenário cada vez mais desafiador para a companhia.
Fim dos subsídios afeta o mercado
Uma das principais causas dessa mudança no Canadá foi o fim dos incentivos governamentais para compra de veículos elétricos.
Em Quebec, os subsídios federais foram encerrados entre fevereiro e 1º de abril. Já o programa nacional de descontos foi suspenso a partir de 1º de janeiro deste ano.
Anteriormente, o governo canadense oferecia uma quantia em dinheiro para quem comprasse ou alugasse um carro elétrico. Esse apoio estimulou significativamente as vendas nos anos anteriores.
Com o fim da ajuda financeira, as vendas caíram em todo o setor.
A própria GM sentiu os efeitos. Apesar de ter ultrapassado a Tesla, seus 5.750 veículos registrados representam uma queda expressiva em comparação com as mais de 15.000 unidades vendidas no último terço do ano passado.
Mesmo diante da queda nas vendas, Elon Musk segue com ambições elevadas.
Ele declarou recentemente a intenção de vender 1.000.000 de carros autônomos até o fim do próximo ano.
No entanto, esse objetivo dependerá da capacidade da Tesla de recuperar sua imagem no mercado, que vem sendo prejudicada pelas próprias declarações e estratégias do CEO.