Mais um recall da Tesla em 2025: falha na direção de carros da Tesla é registrada neste mês de fevereiro. Cerca de 380 mil carros são afetados e empresa de Elon Musk realiza atualização via OTA.
A Tesla, empresa de carros elétricos do Bilionário Elon Musk, anunciou na sexta-feira (21), um recall de aproximadamente 380 mil carros nos Estados Unidos. Isso porque há uma falha na direção de carros da Tesla que pode gerar perda total de controle. O recall da Tesla afeta os modelos Model 3 e Model Y do ano 2023 equipados com versões mais antigas do software.
Entenda o que gerou a falha na direção dos carros da Tesla
Enquanto alguns donos de carros da Tesla relataram apenas um aumento no esforço necessário para dirigir, outros apresentaram falha na direção de carros da Tesla, gerando a perda completa do controle. A causa raiz do problema foi identificada como uma quebra por sobretensão, que coloca estresse excessivo nos componentes do motor na placa de circuito.
Apesar dessa falha na direção de carros da Tesla gerar a interrupção do sistema de direção assistida, o design garante que os proprietários não perderão a assistência enquanto o veículo estiver em movimento, trazendo mais segurança. Contudo, quando os carros param completamente, a assistência de energia some.
-
Honda Fit em xeque: relatos de câmbio CVT com falhas, ferrugem recorrente no capô e orçamentos de até R$ 27 mil deixam donos insatisfeitos
-
Sedã nacional com motor 1.4 TSI de 150 cv, câmbio automático, consumo de até 14,6 km/l chega com visual renovado, mas ainda perde em tecnologia para o Toyota Corolla; conheça o Volkswagen Virtus Exclusive 2025
-
5 motores “inquebráveis” da Volkswagen, Fiat, Ford, GM e Honda que duram uma eternidade e quase nunca dão oficina
-
Carros que unem baixo consumo e inovação em 2025. Veja o tipo de carro ideal para o seu perfil
Na teoria, ainda é possível dirigir um Model 3 e Y nessa situação, contudo, manobrar um veículo de duas toneladas sem direção hidráulica é uma tarefa extremamente difícil. Além do esforço físico exigido, os motoristas são alertados sobre a falha através de uma mensagem na tela que indica “Assistência de direção reduzida. A direção pode exigir maior esforço”.
Recall da Tesla será feito por atualização via OTA
Apesar do recall da Tesla ter sido anunciado apenas este mês, a marca reconheceu mais de 3.000 reclamações de garantia ligadas ao problema e começou uma investigação interna há quase dois anos em resposta às queixas dos clientes.
A falha na direção de carros da Tesla também foi alvo de uma investigação formal que teve início em dezembro de 2023 por um mercado não americano, e a NHTSA abriu sua própria investigação no mês de fevereiro do ano passado. A montadora afirma, contudo, que não recebeu relatos de ferimentos ou acidentes associados ao defeito.
Como muitos outros problemas de qualidade e segurança da marca, esta falha na direção de carros da Tesla também é mais um relacionado ao software, significando que é mais fácil e barato de corrigir. Para resolver o problema, a Tesla está implementando uma atualização de software via Over The Air (OTA) para os 376.241 carros elétricos afetados.
Este já é o segundo recall da Tesla em 2025
Este recall da Tesla vem logo após outro realizado em janeiro de 2025, quando a marca convocou cerca de 240 mil veículos devido a câmeras de ré defeituosas. Na época, os modelos afetados incluíam o Model S 2024-2025, Model X 2023-2025, Model Y 2023-2025 e Model 3 2024-2025. O problema estava em uma falha no firmware que poderia causar uma falha de curto-circuito na placa do computador do carro, gerando mau funcionamento da câmara de ré.
Vale mencionar que, mesmo com o Recall da Tesla, a marca já planeja lançar outros veículos neste ano, incluindo alguns mais baratos, conforme seu último relatório de relações com investidores. Além de carros inéditos, o objetivo é incluir novas versões de modelos como Model Y e Model 3, que foram chamados para recall neste mês.
Segundo a apresentação sobre o último bimestre de 2024, a marca de Elon Musk utilizará aspectos da próxima geração de plataformas, assim como características já existentes, e produzirá novidades junto à linha atual.