1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / TEMU, Rival da Shopee, Shein e Amazon, chega ao Brasil para inaugurar uma nova era do e-commerce!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 1 comentários

TEMU, Rival da Shopee, Shein e Amazon, chega ao Brasil para inaugurar uma nova era do e-commerce!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/05/2024 às 10:01
Atualizado em 29/05/2024 às 08:39
TEMU, Rival da Shopee, Shein e Amazon, chega ao Brasil para inaugurar uma nova era do e-commerce!
Foto: Divulgação

TEMU chega ao Brasil para inovar no setor de e-commerce: conheça a concorrente da Shopee, Shein e Amazon que promete inaugurar uma nova era.

A aguardada chegada da Temu no Brasil está prestes a acontecer. Na última quarta-feira (22), o Diário Oficial da União publicou uma autorização da Receita Federal para que a Temu opere dentro do programa Remessa Conforme, assim como as suas concorrentes diretas, a Shein e Shopee. 

Conheça a TEMU: concorrente da Shopee, Shein e Amazon

O Remessa Conforme foi desenvolvido para regularizar a isenção do imposto sobre importações de até US$ 50 em sites estrangeiros, desde que as empresas façam o devido cadastramento junto à Receita. Os produtos incluídos no programa pagam apenas o ICMS, tributo estadual de 17% sobre o valor.

Antes de falarmos sobre a TEMU no Brasil, vale mencionar que o fim da isenção prometida pelo Remessa Conforme está em discussão no Congresso. Nesta Semana, o presidente da república, Lula (PT), afirmou que a sua tendência é a de vetar a volta da tributação caso ela seja aprovada. A isenção é criticada por empresários brasileiros por supostamente dar aos importados uma condição mais vantajosa na concorrência.

TEMU, Rival da Shopee, Shein e Amazon, chega ao Brasil para inaugurar uma nova era do e-commerce!
Foto: Print pagina Home da TEMU

Antes mesmo de entrar em funcionamento de vez no Brasil, o App da Temu concorrente da Shopee, Shein e Amazon está entre os 100 mais baixados da AppStore na sexta-feira (24). O aplicativo ocupa a 98ª posição entre os gratuitos, oito colocações à frente de um potencial concorrente nacional, as lojas Havan (106º lugar).

A Temu é uma loja virtual chinesa que faz parte do conglomerado PDD Holdings, que controla também a Pinduoduo. Com capital aberto na Nasdaq, o grupo PDD superou a rival Alibaba em valor de mercado nesta semana. Desta forma, se tornando a empresa chinesa mais valiosa dentre as listadas em Nova York.

Entenda o diferencial da Temu no Brasil

A Temu possui o slogan “compre como um bilionário”. Para a concorrente da Shopee, Shein e Amazon, o objetivo é oferecer uma gama bastante extensa de produtos, todos a um custo acessível. Segundo a Temu em seu site oficial, os clientes podem encontrar uma extensa gama de itens em uma ampla variedade de categorias, incluindo roupas femininas e masculinas, beleza e saúde, casa e cozinha, esportes e atividades ao ar livre, eletrodomésticos, ferramentas e reformas domésticas, suprimentos para animais de estimação e brinquedos e jogos, entre outros.

A Temu chega ao Brasil com uma grande inovação, que é chamada de “modelo Next-Gen Manufacturing”. A novidade seria um sistema em que o que está sendo comercializado só entra em produção diante da demanda do consumidor, com as informações de inteligência obtidas pelo app.

Segundo a empresa, ao contrário do modelo tradicional, onde as marcas produziam bens e depois os comercializavam aos consumidores, o modelo Next-Gen Manufacturing permite que os parceiros de mercadorias ajustem o desenvolvimento de seus produtos e processos de fabricação de acordo com os insights de mercado canalizados através do Temu no Brasil.

TEMU chega ao Brasil: como funcionará o serviço?

Sobre a chegada da Temu ao Brasil, até então, há poucas informações sobre a estratégia da empresa no país. A entrada do Remessa Conforme é um passo essencial, necessário para que a empresa consiga competir por aqui de igual para igual com as suas concorrentes.

O que se sabe é que, até hoje, os países nos quais a TEMU concorrente da Shopee, Shein e Amazon se instalou, receberam uma intensa campanha de divulgação. Nos EUA, por exemplo, a plataforma veiculou anúncios no Superbowl, o grande dia da televisão no país.

Pesquisa da Apptopia divulgada no final do último ano mostra que os americanos encerraram 2023 gastando na Temu cerca de 18 minutos por dia, 90% a mais do que os 10 minutos diários destinados à gigante Amazon. Até então, a chegada da TEMU no Brasil ainda não foi confirmada, visto que o país não consta na lista de países disponíveis na plataforma.

No pedido enviado à Receita Federal, a empresa informou os Correios e a Anjus Courier como transportadoras dos seus produtos. O Brasil não será o primeiro país na América do Sul a contar com a TEMU concorrente da Shopee, Shein e Amazon. Por aqui, estão na relação de países disponíveis para a compra o Chile, Colômbia, o Peru e o Uruguai.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x