Até mesmo marcas consagradas enfrentam dificuldades para emplacar certos modelos. Descubra cinco SUVs que não vendem como o esperado, apesar de suas qualidades, e entenda os motivos por trás dos números baixos.
O mercado automotivo é competitivo, e nem sempre um bom carro é sinônimo de sucesso. Existem diversos SUVs que não vendem bem, mesmo sendo repletos de tecnologia, conforto e desempenho. Esses modelos acabam se tornando uma dor de cabeça para as montadoras, acumulando nos pátios e gerando prejuízo, mesmo pertencendo a marcas muito desejadas pelos brasileiros.
Analisamos os dados de emplacamentos mais recentes da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e selecionamos cinco exemplos claros dessa situação. São veículos que, por diferentes razões — preço elevado, concorrência interna forte ou posicionamento de nicho —, simplesmente não caíram no gosto do consumidor. Confira a seguir quais são eles.
1. Ford Bronco Sport
O Ford Bronco Sport é um SUV médio com uma proposta única: design robusto com inspiração retrô e uma forte vocação off-road. Ele se destaca na multidão com seus faróis redondos e o nome “BRONCO” em destaque na grade. Por dentro, o acabamento é de qualidade e a lista de equipamentos é generosa, incluindo sistema de som premium da Bang & Olufsen e os “G.O.A.T. Modes” (modos de gerenciamento de terreno).
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O problema? Seu preço elevado e seu posicionamento de nicho o afastam do grande público. O motor é o potente 2.0 Turbo EcoBoost de 253 cv e 38,7 kgfm de torque, com tração 4×4, mas seu apelo aventureiro compete com SUVs mais urbanos e baratos. Mesmo sendo superior em capacidade fora de estrada, a maioria dos consumidores não busca essa característica.
- Emplacamentos em junho de 2025: Apenas 75 unidades.
2. Volkswagen Tiguan Allspace R-Line
O VW Tiguan sempre foi um dos SUVs mais desejados e sofisticados do Brasil. Em sua nova versão R-Line, ele impressiona pelo visual com faróis Full LED IQ.Light, interior tecnológico com painel digital e a aclamada multimídia VW Play. Além disso, oferece espaço para sete ocupantes, um grande diferencial.
Contudo, a atualização de 2024 trouxe uma grande polêmica: o motor 2.0 turbo foi amansado para 186 cv (antes eram 230 cv na versão R-Line) e ele perdeu a tração integral 4Motion. Essa “simplificação” do projeto, somada ao preço na casa dos R$ 280 mil, fez muitos fãs torcerem o nariz. O resultado é um dos SUVs que não vendem como antes, apesar de suas qualidades.
- Emplacamentos em junho de 2025: Apenas 158 unidades.
3. Kia Sportage MHEV
O Kia Sportage possui um dos designs mais arrojados e futuristas da categoria. O interior acompanha a modernidade, com duas telas curvas de 12,3 polegadas integradas, acabamento impecável e uma lista de equipamentos de ponta. É, sem dúvida, um dos SUVs médios mais completos do mercado.
Seu principal obstáculo é o conjunto mecânico e a concorrência. Ele usa um sistema híbrido-leve (MHEV) de 48V no motor 1.6 Turbo de 180 cv, que não oferece a mesma economia ou a possibilidade de rodar em modo elétrico como os híbridos puros ou plug-in. Pelo seu preço, ele compete diretamente com modelos como o GWM Haval H6 e o BYD Song Plus, que oferecem mais tecnologia híbrida por um valor similar ou até menor.
- Emplacamentos em junho de 2025: Apenas 68 unidades.
4. Honda CR-V Advanced Hybrid
Referência em conforto e confiabilidade, o Honda CR-V chegou à nova geração com uma proposta exclusivamente híbrida e um preço muito elevado. O SUV é espaçoso, bem acabado e vem com um pacote de segurança e tecnologia de ponta, incluindo o Honda SENSING. O conjunto híbrido, com potência combinada de 207 cv, garante ótimo desempenho e consumo de combustível exemplar.
O que impede seu sucesso é o preço. Custando mais de R$ 350 mil, ele se posiciona em um território de marcas premium, onde o consumidor tem muitas outras opções. A própria Honda parece não fazer grandes esforços de marketing para o modelo, que desapareceu das campanhas publicitárias e se tornou uma figura rara nas ruas.
- Emplacamentos em junho de 2025: Apenas 79 unidades.
5. BYD Yuan Plus
O BYD Yuan Plus é um SUV elétrico moderno, com design arrojado e um interior futurista e bem construído. Seu motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm de torque proporciona acelerações ágeis, e a lista de equipamentos é bem completa, com destaque para a famosa central multimídia giratória da marca.
Apesar de suas qualidades, ele sofre com a concorrência interna. O irmão BYD Song Plus, um híbrido plug-in, oferece mais autonomia total (combinando eletricidade e gasolina), é mais barato e se encaixa melhor na realidade da infraestrutura de recarga do Brasil. Com isso, o Yuan Plus acaba sendo ofuscado e se torna um dos SUVs que não vendem no mesmo ritmo de outros modelos da marca.
- Emplacamentos em junho de 2025: Apenas 83 unidades.
E na sua opinião, por que esses SUVs não conseguem decolar nas vendas? Você compraria algum deles? Deixe seu comentário!
AFord deu um tiro no próprio pé ao sair do Brasil, vendia um bom veículo off-road na Bahia, poderia até transofrma-lo em um veículo elétrico no futuro e ainda melhorou em 100% o design dos seus veículos de passeio, que por sinal sao muito confortaveis caractericas dos carros da marca, uma pena mas fazer o que né!!!!
Tiro no pé? Antes só tinha prejuízo no país agora é só lucro.
Eu sou apaixonada pelo Tiguan, mas nunca vou poder comprar um.
Preços elevados