Volkswagen T-Cross mantém liderança entre os SUVs mais vendidos do país em 2025, mesmo com o avanço do Corolla Cross e a chegada do Tera, novo destaque da marca. Dados da Fenabrave mostram alta nas vendas e revisão das projeções do setor.
O Volkswagen T-Cross é o SUV zero-km mais vendido do Brasil no acumulado de 2025 até setembro.
Segundo dados da Fenabrave, o modelo soma 65.987 emplacamentos no ano e mantém vantagem sobre os rivais.
No recorte mensal, porém, setembro registrou uma inversão: o recém-lançado Volkswagen Tera terminou como o SUV mais vendido do mês, à frente do Toyota Corolla Cross, movimento que não altera a liderança anual do T-Cross.
T-Cross lidera no acumulado de 2025
De janeiro a setembro, o T-Cross sustenta a dianteira entre os utilitários esportivos no país.
A distância para o segundo colocado, Corolla Cross (51.973), e para o Hyundai Creta (51.632), segue confortável, o que reforça a tendência de o Volkswagen repetir o desempenho do ano passado.
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Completam o bloco dos dez mais vendidos no acumulado: Honda HR-V (45.153), Chevrolet Tracker (44.809), Jeep Compass (42.471), Fiat Fastback (41.748), Nissan Kicks (40.588), Volkswagen Nivus (37.102) e Fiat Pulse (33.135). Os números são da Fenabrave.
Setembro: Tera assume a ponta entre os SUVs

Em setembro, a disputa mensal ficou marcada pela arrancada do Tera, que somou 7.610 unidades e superou o Corolla Cross (7.282).
Logo depois vieram Nissan Kicks (6.319) e Hyundai Creta (5.953).
Na sequência apareceram Chevrolet Tracker (5.657), Fiat Fastback (5.344), Jeep Compass (5.291), Honda HR-V (5.041), Volkswagen T-Cross (4.736) e Jeep Renegade (4.547).
A lista de setembro, consolidada a partir dos registros do Renavam e divulgada pela Fenabrave, foi confirmada por publicações especializadas.
Mercado automotivo aquecido até o 3º trimestre
O setor automotivo brasileiro encerrou setembro com 1.910.519 veículos novos vendidos no acumulado do ano, o melhor resultado desde 2019.
O total inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Na comparação com 2024, a alta é de 2,79%.
Em setembro, as vendas gerais somaram cerca de 243 mil unidades, avanço de 7,96% sobre agosto e de 2,94% frente ao mesmo mês de 2024.
No recorte por segmento, automóveis somaram 1.411.116 emplacamentos no ano até setembro.
Comerciais leves registraram 396.322 unidades, enquanto caminhões e ônibus atingiram 103.081 no mesmo período.
Considerando apenas setembro, automóveis fecharam o mês em 178.548 unidades e os comerciais leves, 52.822.
Já os pesados registraram 11.895 licenciamentos.
Projeções revisadas para o mercado em 2025
A Fenabrave revisou suas estimativas de 2025.
A previsão de crescimento dos automóveis e comerciais leves caiu de 5% para 3%, com expectativa de 2.559.345 unidades no ano.
Para caminhões, a projeção é de queda de 7% (113.552), e para ônibus, alta de 6% (29.336).
No agregado que inclui todos os segmentos, a entidade passou a estimar 2,7 milhões de unidades em 2025, alta de 2,6%.
Segundo o presidente da Fenabrave, Arcelio Júnior, o principal freio está no crédito mais caro.
Ele afirmou que “se tivéssemos uma taxa de juros menor, o crescimento seria muito mais agressivo, ultrapassaria os 5% projetados no início do ano”.
As declarações foram dadas na divulgação do balanço de setembro.
Desempenho e autonomia do T-Cross

Embora tenha terminado setembro apenas na 9ª posição entre os SUVs do mês, o T-Cross preserva a liderança anual por combinar produção estável, gama ampla e alta presença nas vendas diretas.
As versões com motor 1.0 TSI e câmbio automático de seis marchas respondem por boa parte do volume, oferecendo desempenho suficiente para uso urbano e consumo competitivo.
Em avaliações independentes, o T-Cross 1.0 registrou consumo rodoviário entre 14 e 17 km/l com gasolina, a depender da versão e do ciclo de medição.
Outro ponto favorável é a autonomia.
Com tanque de até 52 litros e consumo rodoviário próximo de 15 km/l em condições de uso real, o SUV alcança cerca de 700 km com uma única abastecida.
Concorrentes diretos e movimentação do ranking
O Toyota Corolla Cross manteve ritmo acima de 7 mil unidades mensais pelo segundo mês seguido e é o principal perseguidor no acumulado, ainda que atrás do T-Cross.
Hyundai Creta e Chevrolet Tracker alternam posições conforme campanhas e disponibilidade de versões, enquanto o Honda HR-V mostra fôlego regular no top 5 anual.
Em setembro, a surpresa foi o Nissan Kicks, que saltou para mais de 6 mil emplacamentos e subiu no ranking do mês.
Perspectivas para o último trimestre
A disputa mensal tende a seguir mais volátil, especialmente com o VW Tera consolidando oferta e rede, e com eventuais ajustes de preços e pacotes por parte das montadoras.
No cenário macro, a projeção mais moderada da Fenabrave para 2025 e o ambiente de juros altos devem manter a competição acirrada por participação, com maior peso de vendas diretas e ações promocionais pontuais.
Com a liderança anual encaminhada ao T-Cross e um setembro que coroou o Tera entre os SUVs do mês, qual desses modelos deve ditar o ritmo de vendas no último trimestre do ano?



Realmente, com altos juros as vendas ficam prejudicadas, e com isso menos arrecadação para o governo que perde duas vezes, perde em impostos e fica mais endividado com os bancos…
Endividamento para o Lula não é problema. Utiliza a máquina de arrecadação de impostos do Governo (que só aumenta) para suprir qualquer rombo.