Entenda o recurso que desliga o motor do carro em paradas para reduzir a emissão de poluentes e veja se ele realmente ajuda a economizar combustível.
Muitos motoristas de carros modernos já notaram algo: o motor desliga sozinho em paradas, como no semáforo. Ao acelerar, ele volta a funcionar. Esse é o sistema start-stop. Mas para que ele serve? Ajuda a economizar? É possível desligá-lo? Vamos explicar tudo a seguir.
O que é o sistema start-stop e como surgiu?
O start-stop é um sistema eletrônico presente em carros mais novos. Sua função é desligar e religar o motor de forma automática em condições específicas. A tecnologia surgiu para atender a uma necessidade. As fabricantes precisavam reduzir a emissão de gases poluentes. O sistema é uma ferramenta para cumprir metas de eficiência energética globais.
Como o start-stop funciona na prática?
O funcionamento do start-stop depende de vários sensores. Eles monitoram o motor, a bateria, a direção e até o cinto de segurança. Uma central eletrônica analisa essas informações. O motor só desliga quando o sistema confirma que a parada é segura para os ocupantes.
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Para isso, os carros com start-stop vêm com peças especiais. A bateria é do tipo AGM ou EFB, que são mais resistentes a muitos ciclos de carga. O motor de arranque também é reforçado para suportar as partidas constantes e, em alguns casos, o alternador é mais sofisticado.
Qual a principal função do start-stop?
A principal função do start-stop é diminuir a emissão de poluentes. As montadoras usam o recurso para se adequar às leis ambientais. Manter o motor ligado libera gases na atmosfera, mesmo com o carro parado. O sistema foi projetado para o trânsito intenso das cidades. No “para e anda” dos centros urbanos, ele ajuda a reduzir a poluição local.
O sistema start-stop realmente economiza combustível?
Sim, o start-stop também ajuda a economizar combustível. Um motor parado em marcha lenta gasta combustível sem mover o carro. O sistema corta esse desperdício ao desligar o propulsor. Uma pesquisa da SAE International mostrou que a economia varia. Nos testes, os carros se tornaram entre 7,3% e 26,4% mais econômicos, dependendo do ciclo de condução.
É possível desligar o start-stop? E a bateria, estraga?
Muitos motoristas preferem não usar o sistema. Isso acontece porque o ar-condicionado perde força quando o motor desliga, já que o compressor é movido pelo motor. Por esse motivo, quase todos os carros oferecem uma opção para desativar o start-stop. Geralmente, existe um botão no painel. Ele é identificado por uma letra “A” dentro de uma seta circular.
Quanto à bateria, a ideia de que o start-stop a estraga é um mito. Os carros com essa tecnologia utilizam baterias especiais e reforçadas. Elas são projetadas para aguentar os múltiplos ciclos de carga. Portanto, o sistema não danifica a bateria, mas é importante saber que essas baterias especiais têm um custo mais elevado do que as convencionais.