O SS United States foi um dos maiores orgulhos navais dos Estados Unidos. Lançado em 1952, ele quebrou recordes de velocidade e se tornou o transatlântico mais rápido da história. No entanto, com o avanço da aviação comercial, o navio foi aposentado precocemente e ficou abandonado por quase 30 anos.
Agora, ele ganhará um novo destino: será afundado e transformado em um gigantesco recife artificial no fundo do mar. Essa será sua última missão, garantindo que sua história continue viva e se tornando um paraíso para mergulhadores.
Quando foi lançado, o SS United States impressionou o mundo com suas dimensões colossais:
- Comprimento: 301 metros.
- Largura: 31 metros.
- Peso: Mais de 47.000 toneladas.
Embora hoje existam navios maiores, na época ele superava até mesmo o Titanic em tamanho e tecnologia. Sua maior façanha foi sua velocidade impressionante:
-
Petrobras investe US$ 278 milhões na construção de quatro navios da classe Handy no Estaleiro Rio Grande e projeta geração de 1,5 mil empregos até 2026
-
Fragatas da Classe Tamandaré: cada navio é capaz de gerar mais de 23 mil empregos no Brasil
-
O programa que multiplicou a indústria naval da Coreia do Sul e colocou o país no topo da construção de navios no mundo
-
Marinha bota mais aço no mar para blindar petróleo e minerais
- Velocidade de cruzeiro: 39 nós (cerca de 59 km/h).
- Velocidade máxima: 38,38 nós (70,97 km/h).
- Autonomia: Mais de 18.500 km a uma velocidade de 64 km/h.
Essas características tornavam o SS United States não apenas o maior, mas também o transatlântico mais rápido do mundo, superando qualquer outro navio da época.
Uma lenda da Guerra Fria que nunca foi usada para combates
O SS United States foi construído com uma finalidade dupla: além de transportar passageiros, ele poderia ser convertido rapidamente para uso militar em caso de necessidade. Seu projeto foi financiado pelo governo dos EUA, que investiu US$ 50 milhões na construção, permitindo que o navio transportasse até 15.000 soldados se fosse preciso.
Apesar desse investimento, o navio nunca foi utilizado em operações militares. Seu verdadeiro destaque veio em sua viagem inaugural, em 1952, quando quebrou o recorde de travessia do Atlântico, completando o trajeto em apenas três dias e dez horas.
O SS United States permaneceu ativo até 1969, mas o crescimento da aviação comercial transatlântica tornou ineficiente e caro manter um navio desse porte. Assim, ele foi aposentado e deixado de lado.
Abandono e décadas de ferrugem no porto da Filadélfia
Após sua aposentadoria, o SS United States passou de um porto para outro, sem um destino definido. Em 1996, ele foi atracado na Filadélfia, onde permaneceu por quase 30 anos, enferrujando e sendo esquecido.
Houve diversas tentativas de transformá-lo em hotel flutuante, museu e até cassino, mas nenhuma delas saiu do papel. Durante décadas, o navio foi apenas uma sombra do que já foi, visível para qualquer um que passasse pelo porto.
Foi somente agora, sob os cuidados da SS United States Conservancy, que o transatlântico finalmente ganhou um novo destino digno de sua história.