O SS United States foi um dos maiores orgulhos navais dos Estados Unidos. Lançado em 1952, ele quebrou recordes de velocidade e se tornou o transatlântico mais rápido da história. No entanto, com o avanço da aviação comercial, o navio foi aposentado precocemente e ficou abandonado por quase 30 anos.
Agora, ele ganhará um novo destino: será afundado e transformado em um gigantesco recife artificial no fundo do mar. Essa será sua última missão, garantindo que sua história continue viva e se tornando um paraíso para mergulhadores.
Quando foi lançado, o SS United States impressionou o mundo com suas dimensões colossais:
- Comprimento: 301 metros.
- Largura: 31 metros.
- Peso: Mais de 47.000 toneladas.
Embora hoje existam navios maiores, na época ele superava até mesmo o Titanic em tamanho e tecnologia. Sua maior façanha foi sua velocidade impressionante:
-
Iate de R$ 7 bilhões do dono do Chelsea impressiona: com 162 metros, duas helipistas, piscina de 16 metros e sistema antimísseis digno de base militar, o Eclipse é um verdadeiro palácio sobre o mar
-
Com investimento de US$ 2 bilhões (R$ 10,6 bilhões) e 364 metros de comprimento, este megacruzeiro de luxo foi projetado para ser uma cidade flutuante com 20 andares, sete piscinas, parque aquático de 17 mil m² e suítes que rivalizam com coberturas de luxo: o maior e mais caro navio da história
-
Com 333 metros de comprimento, reator nuclear duplo e custo superior a US$ 13 bilhões (R$ 70 bilhões), este colosso dos mares é o navio mais caro e poderoso já construído na história; uma fortaleza flutuante capaz de lançar 75 aeronaves a partir de seu próprio oceano móvel
-
China desafia limites e lança navio de luxo movido a gás natural com tecnologia 100% doméstica
- Velocidade de cruzeiro: 39 nós (cerca de 59 km/h).
- Velocidade máxima: 38,38 nós (70,97 km/h).
- Autonomia: Mais de 18.500 km a uma velocidade de 64 km/h.
Essas características tornavam o SS United States não apenas o maior, mas também o transatlântico mais rápido do mundo, superando qualquer outro navio da época.
Uma lenda da Guerra Fria que nunca foi usada para combates
O SS United States foi construído com uma finalidade dupla: além de transportar passageiros, ele poderia ser convertido rapidamente para uso militar em caso de necessidade. Seu projeto foi financiado pelo governo dos EUA, que investiu US$ 50 milhões na construção, permitindo que o navio transportasse até 15.000 soldados se fosse preciso.
Apesar desse investimento, o navio nunca foi utilizado em operações militares. Seu verdadeiro destaque veio em sua viagem inaugural, em 1952, quando quebrou o recorde de travessia do Atlântico, completando o trajeto em apenas três dias e dez horas.
O SS United States permaneceu ativo até 1969, mas o crescimento da aviação comercial transatlântica tornou ineficiente e caro manter um navio desse porte. Assim, ele foi aposentado e deixado de lado.
Abandono e décadas de ferrugem no porto da Filadélfia
Após sua aposentadoria, o SS United States passou de um porto para outro, sem um destino definido. Em 1996, ele foi atracado na Filadélfia, onde permaneceu por quase 30 anos, enferrujando e sendo esquecido.
Houve diversas tentativas de transformá-lo em hotel flutuante, museu e até cassino, mas nenhuma delas saiu do papel. Durante décadas, o navio foi apenas uma sombra do que já foi, visível para qualquer um que passasse pelo porto.
Foi somente agora, sob os cuidados da SS United States Conservancy, que o transatlântico finalmente ganhou um novo destino digno de sua história.



Seja o primeiro a reagir!