1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Sobretaxa de 50% dos EUA trava exportação de manga e ameaça 2.500 contêineres prontos para embarque
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Sobretaxa de 50% dos EUA trava exportação de manga e ameaça 2.500 contêineres prontos para embarque

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 24/07/2025 às 14:32
Caixa de mangas frescas ao lado de avião de carga prestes a ser embarcada
Contêiner com mangas brasileiras pronto para embarque nos EUA, suspenso devido à sobretaxa de 50%
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Tarifa extra dos estados unidos paralisa logística e coloca safra brasileira em risco

A tarifa adicional imposta pelos Estados Unidos, de 50% sobre a manga brasileira, já impede o envio de mais de 2.500 contêineres.
A sobretaxa, anunciada em 16 de julho de 2025, afeta diretamente a temporada de exportação do Vale do São Francisco, que se preparava para iniciar os embarques já na primeira semana de agosto.
A operação já contava com embalagens compradas, logística contratada e produção colhida. Mesmo com os importadores norte-americanos prontos para receber, a carga foi suspensa.
A medida, portanto, ameaça toda a cadeia produtiva nacional, gerando prejuízo imediato e risco de desperdício.

Logística americana já estava estruturada para receber

Importadores dos Estados Unidos organizaram toda a cadeia de abastecimento, esperando pelas frutas brasileiras, como acontece todos os anos após o ciclo de fornecimento do México.
De maio a julho, as mangas mexicanas abastecem o mercado norte-americano, abrindo espaço, em seguida, para a entrada da produção brasileira.
Contudo, a tarifa tornou a operação economicamente inviável, o que levou produtores a classificarem o cenário como “colher para ter prejuízo”.
Toda a produção da variedade tomy, concentrada entre agosto e setembro, encontra-se pronta para exportação, mas sem destino definido.

YouTube Video

Redirecionamento interno ou europeu não resolve

Apesar de parecerem alternativas, realocar a carga para o mercado interno ou para a Europa não é uma solução viável.
A Europa já está abastecida, o que derrubaria os preços. Já no mercado brasileiro, a absorção de tamanha quantidade de fruta causaria excedente, pressão sobre os preços e prejuízo aos produtores. Além disso, os custos de produção superariam os preços médios praticados.
O risco de desperdício e colapso de receita é iminente, colocando em xeque a viabilidade da colheita deste ano. Embarcar agora seria arcar com prejuízo certo.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Setor agro negocia com governo e espera recuo dos EUA

Diante da gravidade, o ministro da Agricultura e outros representantes do governo.
objetivo foi solicitar a retirada das frutas da lista tarifária norte-americana. Paralelamente, a entidade também busca o apoio de importadores dos EUA, que pressionam por um recuo da medida.
O setor tenta, portanto, adiar a vigência da tarifa ou excluí-la antes de 1º de agosto de 2025, data de início da aplicação.
Ainda existe uma janela de negociação, embora o tempo esteja cada vez mais curto para reverter o prejuízo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação e curiosidades, tecnologia, geopolítica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo. Para sugestões de pauta e feedbacks, faça contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x