Uma máquina que parece coisa de filme de ficção, mas é realidade pura: o Sincróptero, também conhecido como helicóptero de rotores entrelaçados. Esse bichão é uma invenção do alemão Anton Flettner, que também criou o rotor Flettner, usado em navios. Mas o que faz o Sincróptero ser tão especial?
O Sincróptero tem dois rotores que giram em sentidos opostos, evitando que o helicóptero gire no próprio eixo. Isso elimina a necessidade de um rotor de cauda, tornando o helicóptero mais leve, com manutenção mais barata e menos barulhento.
Mas o pulo do gato está nas engrenagens que sincronizam os rotores, evitando que eles se choquem. É um negócio de louco, né? Engenharia inovando como sempre.
K-MAX: o gigante silencioso dos céus
Um dos modelos mais famosos de Sincróptero é o K-MAX, desenvolvido pela empresa Kaman. Esse helicóptero é um verdadeiro caminhão aéreo, capaz de carregar até 2700 kg – mais do que o próprio peso da aeronave!
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E o melhor: faz tudo isso gastando menos combustível que os helicópteros convencionais. Charles Kaman, o fundador da Kaman Aircraft Company, não só aperfeiçoou o Sincróptero, mas também se aventurou no mundo da música.
Por que não vemos mais sincrópteros por aí?
Apesar de todas as vantagens, os Sincrópteros não são tão rápidos quanto os helicópteros convencionais. Eles também têm algumas limitações de movimento perto do solo, por causa da altura das pontas das pás.
Mas a NASA tá de olho nessa tecnologia para transporte urbano, então quem sabe o que o futuro nos reserva? A Kaman Aircraft Company decidiu parar de produzir o K-MAX em janeiro de 2023, mas isso não significa o fim dos Sincrópteros. A demanda por essas máquinas incríveis pode trazer de volta a produção a qualquer momento.